Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

DICAS PARA PROTEGER O SEU SMARTPHONE

Rebeca Fernandes e BoaDica - 06/12/2014

Os smartphones são conhecidos como uma forma de carregar a vida na palma da mão. E não é por menos. Hoje é possível até pagar contas através deles. Encontramos aplicativos com este propósito tanto no iPhone 6 como no Android, que transforma o celular em um leitor de código de barras para pagar contas, tendo cada vez mais integração de seu smartphone com os aplicativos bancários.

Com tamanha importância, é preciso estar atentos a alguns detalhes para garantir a sua utilidade. Uma delas está no uso de senhas de segurança
Mesmo que o seu celular não tenha nada muito relevante, a partir dele é possível descobrir muitas informações particulares. Por exemplo: o número do telefone dos seus pais, senhas de banco, etc. Golpes podem ser facilitados com isso.

 

Por isso, ao escolher a sua senha, saia do óbvio. Opções como data de aniversário ou aniversário de namoro são as primeiras tentativas. Também fuja das sequências: muita gente já roubou o seu Wi-Fi assim. Elas são fáceis de decorar e já foram utilizadas por muita gente.

Nome do filho ou sobrenome também são batidos. Apesar de serem mais seguros, os nomes serão as próximas tentativas quando as sequências falharem. Nessa lista incluímos nome do cachorro, time de futebol ou banda de música favorita.

Para criar senhas mais seguras, é interessante misturar símbolos, letras e números. Isso pode dar um nó no seu cérebro no começo, mas garantimos que será mais difícil de alguém descobrir através das tentativas convencionais. Você também pode misturar letras maiúsculas com minúsculas (repare, agora você não consegue mais entrar no seu e-mail quando o caps lock está acionado). Não tenha medo de ultrapassar o mínimo de seis caracteres. Quanto mais, melhor e mais difícil de descobrir.

Uma dica interessante é criar senhas que exijam as duas mãos para serem digitadas. Quando você digita a sua senha em lugares públicos, alguém pode tentar decorá-la apenas pela posição da sua mão. Assim, quando você escolhe caracteres distantes uns dos outros, dificulta a memorização dos bisbilhoteiros.

Verifique no seu smartphone o tipo de bloqueio que você está usando para melhorar o nível de segurança (veja o exemplo abaixo no sistema Android):

 
A segurança mais apropriada é o PIN ou a SENHA:
o PIN utiliza 4 algarismos, a SENHA qualquer coisa

O recomendado é utilizar senhas diferentes para cada serviço ou aparelho. Assim, caso descubram a senha do seu e-mail, por exemplo, não vão conseguir acessar a sua conta no banco ou no Facebook.

Por fim, mude sua senha periodicamente. Assim você impede que uma pessoa que já sabe sua senha consiga consultar o seu celular sem a sua permissão.

Essa é apenas uma forma de manter a segurança do seu celular.

0utra opção que é interessante avaliar, é utilizar antivírus para celular para o caso de você baixar algum aplicativo ou cair em algum golpe por estar conectado à internet, mas é  bom ter em mente que estes aplicativos sempre penalizam um pouco o desempenho do aparelho. Outro ponto positivo destes aplicativos são funções para guardar as senhas em locais seguros e localizador do aparelho caso seja roubado.

Lembre-se sempre... guardar suas informações "sem segurança", pode vir a ser um PROBLEMÃO caso vc seja roubado ou consigam acessar seus dados. PREVINA-SE!


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca ideias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR