Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

CARREGADOR SEM FIOS PARA CELULAR

Antonio Vilhena - 06/01/2014

Neste final de ano de 2013, aproveitei para colocar algumas coisas em ordem e me interessei em acompanhar os tipo de gadgets que o mercado iria lançar para atrair as "compras" do publico. Pessoalmente achei que houve muito pouca novidade, com alguns grandes "hits" chamando atenção (consoles Xbox One e PS4), e um ou outro que depois de um tempo acabamos até esquecendo!

De qualquer maneira, separei para comprar alguns para poder escrever alguns artigos a respeito, principalmente os que achei diferentes. Um dos que comprei foi um "carregador sem fios para celular"!

Apesar de não ser uma "grande" novidade, é algo diferente, curioso, e fiquei interessado para saber se "realmente" funciona e se é prático. Vamos então a ele...

Existem vários modelos no mercado, mas o "princípio físico" de funcionamento de todos eles é igual. O kit é composto de uma base que gera um campo magnético que ao interagir com uma "bobina" no celular, converte este campo magnético em energia para carregar o celular.

Podem mudar alguns pequenos detalhes, mas todos funcionam igual! Com isto, já dá para reparar em uma coisa: tem que ser feito "alguma coisa" no celular.

Pois bem, este tipo de carregador é composto por 2 componentes:

  • a base carregadora: ela liga na tomada e é o local onde dispositivos "adaptados" são posicionados em cima para carregar. Ela é quem gera o campo magnético
  • bobina geradora de energia: este é o componente que deve ser colocado nos "dispositivos" (celular), a serem carregados ao se colocar na base

O kit que comprei foi o compatível com o padrão QI: (que como podemos ver, só vem a "base" que gera o campo magnético).

Bom, esta base sozinha não serve absolutamente para nada! Temos que comprar o adaptador para instalar no dispositivo (no caso celular), que poderá fazer uso desta base.

Como podem ver, é importante que ele siga o "padrão" da base (no meu caso QI), e que seja específico para seu celular (no meu caso Samsung Galaxy S3). ATENÇÃO NISTO!

OBS: já vi kits sendo vendidos juntos: carregador + adaptador para celular. Neste caso, preste bem atenção se é para o seu modelo de celular!

Bom, itens comprados, vamos à instalação:

Abra seu celular. Repare que ele possui 2 "conectores" ao lado da bateria:

Você irá posicionar a bobina por cima da bateria, e atentando para que os conectores da bobina encostem nos conectores da bateria (é só posicionar direito).

Com isto a bobina estará "em contato" com a bateria para poder carregá-la. Este adaptador/bobina é bem fina e não se preocupe que não atrapalhará o fechamento do seu celular. Ela também é muito leve e não fará diferença no peso dele.

Pronto, seu celular já está pronto para ser carregado sem fio!

Quanto ao tempo de carregamento fiz um levantamento na internet e todos eles mais ou menos se equivalem ao que comprei... normalmente demora cerca de 20 a 30% a mais de tempo para carregar, porém, você terá a praticidade de poder retirar facilmente o aparelho para falar, sem ter que desconectar fios, e é bem mais prático para carregar no dia-a-dia durante o trabalho! Realmente aprovei o dispositivo!

A Samsung já lançou este carregador próprio para o Galaxy S4 (carregador samsung), porém não há problemas em se utilizar se outros fabricantes.

Aliás, dependendo da quantidade de celulares ou outros dispositivos que você utilize, pode ser uma boa idéia comprar um modelo que seja mais adaptável para carregamento de vários dispositivos juntos:

É isso aí! Mais um dispositivo que irá atrais os aficcionados por gadgets! Não é essencial mas é interessante e em algumas ocasiões mais prático.

Nos vemos nos próximos artigos!


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca ideias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR