Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

JOYSTICK PARA CELULARES

Antonio Vilhena - 11/11/2013

Os smartphones hoje em dia estão cada vez mais sendo utilizados para novas atividades: fotografia, musica, filmagem, leitura, edição de textos, etc., e uma que com certeza já era totalmente esperado é ele também se tornar uma plataforma de JOGOS.

A capacidade de processamento de dados e a capacidade de processamento de imagens do celular já é maior que muitos micros que conhecemos ou são utilizado ainda hoje, portanto a capacidade de processamento já está disponível. Além disto outra grande facilidade é que todo mundo já está com o dispositivo em mãos, ou seja, não é preciso montar, ligar, conectar, instalar, etc... você já está com o celular na mão, com o jogo instalado a apenas 1 clique (ou toque) para poder usar... é um ENORME apelo para os desenvolvedores de jogos.

Primeiro vieram os jogos simples, de pouca "interação mecânica", e de gênero mais "educativo ou raciocínio", mas com o aumento de poder computacional, melhora do processamento de imagens e aumento do tamanho do visor começaram também a aparecer para esta plataforma os jogos de ação, de tiro, de esportes, simuladores, etc. Hoje em dia até dá para dizer que é uma das plataformas de jogos que mais cresce e com lançamentos CONSTANTES.

Para aumentar ainda mais a quantidade e variedade de jogos, a plataforma móvel oferece facilidades incríveis como distribuição através das "lojas oficiais", interação direta com redes sociais e como qualquer desenvolvedor independente pode entrar neste mercado facilmente, os jogos para esta plataforma oferecem preços iniciais bem acessíveis.

Mas só tem coisa boa? Não... existem alguns problemas também... mas aos poucos estão sendo resolvidos.

Um dos problemas que a turma de jogos mais reclamava era a forma de interagir com os jogos.

A maioria dos smartphones utilizados para jogos possui tela de toque e nem sempre esta é a melhor interface para se utilizar em um jogo de ação ou que possua muita interação, pois a proporção do seu "dedo"/controle com a tela é muito grande, além de atrapalhar muito a visualização completa da tela.

Começaram então as experiências de acessórios para poder utilizar no celular que melhorasse sua experiência em jogos nesta plataforma.

A primeira solução nesta área foram adaptadores de joystick para serem "grudados" na tela:

Este tipo de acessório resolvia o problema de agilidade nos comandos e facilidade de uso, porém simplesmente "MATAVA" quase toda a tela do jogo. Rapidamente foram abandonando esta solução pois era "tosca" e muito pouco prática.

A solução seria algum tipo de adaptador que mantivesse a tela visível e que permitisse a interação com o jogo... foi daí que lançaram enfim o "joystick para conectar no celular":

Foi um verdadeiro "ACHADO" para o pessoal de jogos!

Com este novo acessório é possível ter acesso à tela TOTAL do jogo e além disso poder utilizar todas as facilidades de um controlador de jogos padrão de consoles/PCs.

A solução deu tão certo que começaram a aparecer vários fabricantes diferentes de controladores, inclusive "oficiais" como a própria Samsung.

Atualmente existem 3 tipos de conexão do celular nestes "celpads": bluetooth, wifi ou direta por cabo.

Com a utilização das conexões bluetooth também começaram a lançar "drivers" para os smartphones trabalharem com controladores sem fio já existentes no mercado:

Ou seja, o smartphone se solidificou totalmente como nova plataforma de games!

Com a popularização dos tablets, que possuem uma tela maior, aproveitaram a mesma estrutura pegando mais esta fatia de mercado:

Hoje em dia muitos jogos são lançados simultaneamente para a plataforma móvel junto com os consoles, e outros tem sucesso tão grande na plataforma móvel que muitos pedem para ter também em consoles e micros (como a linha Angry Bird).

Você encontrará muitas marcas e soluções utilizando joysticks acopláveis ao smartphones! Não deixe de passar na pesquisa de preços do BoaDica para conferir!


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca ideias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR