Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

QUAL HD DEVO COMPRAR?

J. Carvalho - 11/06/2000

Muitas pessoas tem me perguntado qual a melhor opção em HD IDE do mercado. Isto não é muito fácil de responder já que existem dezenas de variações entre marcas e modelos.
Para tentar responder isto, levo em consideração vários fatores dentre eles os resultados de testes feitos por outros sites e os resultados obtidos pela performance aqui nas nossas instalações.
A bem pouco tempo efetuamos um comparativo entre um Quantum Fireball QM313000CR-A, um Western Digital Caviar WD136A, um Fujitsu MPE3136AT e um Seagate Medalist ST313032A com a mesma capacidade, 13 Gb.
Para demonstrar os resultados optei em não usar de gráficos ou números complexos, apenas informações diretas destinadas ao usuário comum. Me perdoem os técnicos, mas o nosso interesse é fornecer informações em uma linguagem que o leigo entenda e se passarmos a colocar alguns termos comuns, a nós técnicos, estaria roubando dos outros, o direito de ter acesso a informações um pouco mais detalhadas sobre hardware.
Durante os testes observamos 3 fatores:

  • Temperatura

  • Nível de ruído

  • Performance

 

 temperatura:

1º - Western Digital 40ºC
2º - Quantum 45ºC
3º - Fujitsu 47ºC
4º - Seagate 50ºC

 

Nível de ruído:

1º - Fujitsu (o mais silencioso)
2º - Quantum
3º - Western Digital
4º - Seagate (o mais barulhento)

 

Performance:

1º - Seagate (o mais rápido)
2º - Fujitsu
3º - Western Digital
4º - Quantum (o mais lento)


Apesar de terem se mostrado um pouco barulhentos e um pouco "esquentadinhos", continuo preferindo a performance como bom indicador na hora da compra do HD. Nas aplicações normais de Windows, o Seagate deu um "banho" no Quantum, sendo visível esta diferença. Não quero com isto dizer que uma marca é melhor que a outra, pois sei que o mesmo fabricante possui diversos modelos com a mesma capacidade, mas tendo diferentes especificações. Como exemplo, veja alguns modelos da Seagate:

MODELO

RPM ACESSO

ST313620A BARRACUDA

7200 rpm 7.6 ms

ST313021A U8

5400 rpm 8.9 ms

ST313032A MEDALIST

5400 rpm 9 ms

Algumas marcas, adquiriram com o tempo a fama de não ter produtos duráveis. A grande verdade é que na hora de comprar, existe 1 fator tão importante quanto o tempo de acesso, a garantia. O tempo de garantia dado pelos fabricantes varia de 1 a 3 anos, mas infelizmente, a maioria das lojas repassam apenas 1 ou 3 meses desta garantia. Procure comprar em lojas que ofereçam garantias grandes, fugindo daquelas que só dão 1 ou 3 meses. Uma BoaDica é não jogar fora o HD queimado. Você pode vende-lo por alguns reais e aliviar seu prejuízo, como também pode manda-lo para a fabrica (estando dentro da garantia do fabricante). Neste segundo caso, o ideal é que você faça-o quando for para os EUA. Desta forma você se livrará de impostos caso ele seja enviado para você pelo correio.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR