Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

PADRÃO DE TOMADA BRASILEIRO

Antonio Vilhena - 22/03/2013

Recentemente tive que viajar para o exterior e aproveitei e comprei um notebook novo aqui para poder continuar trabalhando lá fora. Como sempre faço, coloquei junto com notebook um daqueles adaptadores que possuem vários padrões de tomadas diferentes:

Esse tipo de adaptador já tinha quebrado meus galhos em viagens anteriores e realmente não perdi muito tempo pensando nele... foi minha desgraça! Me esqueci de verificar se o notebook que eu timha comprado já vinha com o novo padrão de tomadas (conforme NBR 14136 - lei 11337 e 12119)... e vinha, e com o de 3 pinos que é o mais incompatível.

Como você pode estar imaginando a maioria destes adaptadores são importados, não estavam preparados para o novo padrão utilizado aqui e, claro, no exterior NENHUM LUGAR possui adaptadores do nosso padrão, ou seja, fiquei totalmente na mão (acabei tendo que comprar uma fonte de notebook nova no padrão lá da europa)!

Assim, vale o lembrete antes de viajar procure NO BRASIL um adaptador especifico para ligar NOSSOS equipamentos brasileiros no tomadas padrão DO EXTERIOR.

 

Você poderá ver os padrões utilizados no exterior no quadro abaixo:

Não vou entar em discussões por aqui sobre o porque de o Brasil optar por um padrão com tão pouca disseminação (vide padrão de TV do Brasil, e outros), se for ao site do INPI e outros, voces vão encontrar várias "justificativas meio fajutas", mas... fica a critério de cada um acreditar nelas. Como é "lei", temos que seguir e usar adaptadores... infelizmente mais uma parcela do "custo brasil" que nós brasileiros temos que pagar e alguém encher o bolso de dinheiro às nossas custas, mas você poderá tirar algumas conclusões do gráfico a seguir:

Para aqueles que quiserem ler a norma e detalhes, podem ir "comprar" (isso mesmo... acredite neste aburdo, tem que PAGAR - atualmente R$ 90,90) no site do INPI. Mais uma que parece piada se não fosse triste!


Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR