Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TONER FALSO DA HP - CUIDADO - APRENDA A IDENTIFICAR

Antonio Vilhena - 07/03/2013

Recentemente temos lido bastante informação sobre a invasão do mercado do Rio por cartuchos de toner falsos da HP. Lojas que não compram os produtos de distribuidores autorizados da HP estão (coniventes ou não) com grandes chances de vender produtos falsificados, portanto, é importante TODOS sabermos identificar melhor este problema.

Vocês usuários devem estar atentos, pois isto é uma MÁFIA muito grande, já se espalhou por muitos lugares e a maneira de acabar com isso é aprender a identificar cartuchos suspeitos e se recusar a comprar, devolver quando identificar, ou até mesmo denunciar a polícia ou órgãos responsáveis (DECON - Delegacia do consumidor) que são os que podem fiscalizar estas lojas. Todos temos que ser solidários para erradicar isto do mercado!

Infelizmente os falsificadores estão ficando tão espertos que não se pode nem confiar mais na embalagem, visto que eles conseguem inclusive falsificar o selo holográfico e código de barras, ou seja, por fora a caixa aparenta ser original.

Conseguimos o vídeo abaixo na internet/Youtube, que já mostra vários pontos de identificação. Conseguimos reproduzir em fotos alguns deles, e vamos tentar levantar mais itens que denunciem a falsificação para facilitar a vida de todos. Vejam o vídeo e depois o detalhe nas fotos.

Alguns ítens em detalhe para verificar se é falsificado ou não:

- Logotipo da HP no saco que envolve o toner, no falso sai facilmente com a unha


FALSO (logotipo sai facilmente)


FALSO (sem logotipo)

- A seguir, olhando o cartucho, temos as informações específicas dele. No original, estas informações são impressas no PRÓPRIO cartucho, já na falsificação, é uma etiqueta colada no cartucho.


VERDADEIRO (impresso no cartucho)


FALSO (etiqueta no cartucho)

- Mais outro ponto, são os batentes que se apoiam na impressora, onde no cartucho falso eles são bem menores!


VERDADEIRO


FALSO (batente pequeno)

- Outro indicativo de falsificação, no caso específico de cartucho "remanufaturado", se dá no caso de ao abrir o cartucho encontrar um "pó branco", haverá ENORME possibilidade do mesmo ser falso, daí, em se encontrando este pó branco, verifique os outros ítens para poder certificar a falsificação.


FALSO (po branco)

- Ao se abrir a embalagem, você deve reparar como a mesma foi fechada. Se aparentar ter sido utilizado "COLA QUENTE" muito comum em "pistolas de cola quente" ao invés de fechamento industrial, você terá também grandes chances de ter um produto remanufaturado ou falsificado:


FALSO (fechamento com cola quente)

- Continuando com a abertura da caixa, preste atenção se o numero de série do cartucho é o mesmo que o numero de série do cartucho, se não for o mesmo, RECUSE!


FALSO

Estas são algumas das características para que você usuário/consumidor fique atento na hora de comprar seu toner da HP. Os falsificadores e lojas inidôneas que vendem produtos remanufaturados como original, com certeza também estão cientes destas informações, e tentarão mascarar ou disfarçar. Procure por todas elas, e caso encontre mais alguma divulgue.

Você também pode ajudar ao mercado compartilhando esta informação com o máximo possível de pessoas. Se mais pessoas se recusarem a comprar estas falsificações, eles ficarão sem mercado e irão parar com a atividade. Ser conivente acaba favorecendo a eles, portanto COMPARTILHE, DIVULGUE!

Finalmente, não esqueça de NUNCA COMPRAR TONER FORA DA CAIXA, e principalmente para você estar sempre resguardado: EXIJA A NOTA FISCAL! Não aceite nota de garantia! Não compre se não der Nota Fiscal e denuncie irregularidades ao DECON (Delegacia do Consumidor) .


Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR