Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

CÂMERA INTOVA SP1

José Dias - 02/07/2013

Já comentei aqui no BoaDica sobre o sucesso das câmeras GoPro http://www.boadica.com.br/dica/760/gopro-hd-hero-e-gopro-hd-hero2-diferencas e as diferenças entre os modelos existentes na época. Tanto a GoPro, quanto a Contour e a Sony HDR-AS e mais algumas no estilo câmera POV (Point-of-view) tem qualidades e desvantagens, assim como qualquer tipo de câmera.

Agora, a Intova lança a sua câmera POV também, a Intova SP1, carinhosamente apelidada de Intovinha. A Intova SP1 é fornecida no Brasil pelo seu único distribuidor autorizado, a FUN DIVE.

Um detalhe que logo chama a atenção de quem está acostumado com esse tipo de câmera, além do tamanho, é a robustez da caixa estanque preparada para mergulho até 60 metros de profundidade e os botões que permitem total acesso a todas as funções. Achei isso bem interessante pois normalmente essas câmeras oferecem dois botões para todas as funções e é sempre trabalhoso pois são botões que possuem diversas funções e várias páginas do menu são acessadas pressionado inúmeras vezes o mesmo botão. Outro detalhe que chama atenção é o monitor de LCD de 1.5 polegadas fixo na câmera, de tamanho suficiente para ver o que se está fotografando/filmando e acessar o menu.

Interessante também é que a Intova SP1 já vem com a sapata para tripé na medida 1/4", o que facilita para quem quiser usar um tripé ou adicionar os diversos acessórios oferecidos, que podem ser adquiridos separadamente.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

VÍDEO:

Tipo de arquivo: .mov (Quick Time Movie)
CODEC: H.264

Resolução de vídeo:
1080p HD (1920 x 1080 / 30 fps)
720p HD (1280 x 720 / 30 fps)
WVGA1 (848 x 480 / 60 fps)
VGA (640 x 480 / 30 Fps)

FOTO:

Tipo de arquivo: jpeg

Resolução de foto:
12M 4000 x 3000 pixel (por interpolação)
8M 3200 x 2400 pixel (por interpolação)
5M 2592 x 1944 pixel
3M 2048 x 1536 pixel

Time Lapse com intervalos de 1, 2, 5, 10, 30, 60, 120 e 180 segundos.
Zoom digital de 4x (sem zoom quando no modo 1080p)
Lente grande angular de 140°, f 2.4
Visor LCD de 1.5 polegadas
Bateria embutida e recarregável de íon de lítio de 1400mAh
White Balance com 5 opções de configuração
Tempo de gravação: 2h30min, em 1080p, com LCD desligado
Função Girar Tela: permite que a imagem seja girada em 180° se a câmera for usada de cabeça para baixo
Efeitos: Art, Sepia, Negative, Monochrome, Vivid
Suporta cartões de memória Micro SD até 32GB - 4GB para classe SDHC 6 ou superior é recomendado (não incluso)
Conexões disponíveis: TV Mini out, Micro USB
Caixa estanque em policarbonato, com injeção UV. Design patenteado. Suporta até 60m de profundidade.
Acompanha: CD com manual em Português, alça de punho, cabo USB e cabo de saída para TV.
Dimensões: (7 x 8.4 x 6) cm / (2.8 x 3.3 x 2.4) inches
Peso: 170g / 6.0 oz

Distribuição e Garantia no Brasil FUN DIVE

A configuração da câmera é facilitada pelo monitor LCD e os botões na parte traseira e o menu é bem intuitivo.

Fiz alguns testes e gostei muito da qualidade do vídeo em 1080p, pouca distorção em se tratando de uma lente de 140º e uma definição nas imagens que surpreendeu! Fixei a câmera em um quadricóptero e fiz algumas imagens aéreas que vocês poderão ver no vídeo abaixo, junto também, estão as imagens do menu da câmera e do time lapse que fiz.


A Intova SP1 em um quadricóptero


A foto aérea de 5 megas realizada pela Intova SP1. O tamanho foi reduzida para reprodução na web.

Embora a câmera tenha me agradado bastante na parte de vídeo, tive um problema também. Utilizei dois cartões Micro SD, um de 1 Giga e outro de 8 Gigas da mesma marca e classe, mesmo formatando o cartão de 8 gigas na câmera a Intova SP1 criava as pastas mas o arquivo de vídeo sempre apresentava erro, sendo impossível sua reprodução. Fiz testes com o cartão e ele funcionou corretamente em outros dispositivos, até agora não descobri o que ocorreu.

Quanto a qualidade das fotos, é necessário fazer alguns testes para conseguir uma qualidade boa, fazer o balanço de branco é um deles, assim como evitar aumentar o contraste. Esses ajustes quando utilizei me deram fotos que não me agradaram. Infelizmente não tive tempo para realizar fotos subaquáticas.

Dois itens que não me agradam em qualquer câmeras, primeiro é a impossibilidade de se ter uma bateria extra para quando a que está em uso se esgotar, a Intova SP1 possui a bateria fixa na câmera. Isso é um gosto pessoal meu e é uma característica que não gosto, o que não chega a ser um problema, afinal a câmera de cinema digital de US$ 3000 (somente o corpo) Blackmagic Cinema Camera também trabalha assim. Outro característica que também não me agrada é que a câmera é fixa na caixa estanque, o que impossibilita de se fazer um teste de alagamento, por exemplo.

A Intova SP1 já vem com uma porta plana acoplada na caixa estaque, o que possibilita um foco correto em imagens subaquáticas e evita que o usuário tenha que substituí-la ou adquirir outra caixa. Outra vantagem que vejo é a garantia nacional com o distribuidor brasileiro, além da facilidade de adquirir os inúmeros acessórios, o que possibilita fixa-la em qualquer local que a sua imaginação permitir.

Assista ao vídeo e até a próxima.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR