Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TETHERED COM ADOBE LIGHTROOM

José Dias - 09/05/2013

Tethered traduzido ao pé da letra significa "amarrado", no nosso caso, vinculado. Fotografar em "tethered" é simplesmente fotografar com sua câmera ligada - vinculada - ao computador via USB, devido a isso, as fotos em alguns equipamentos contornam o armazenamento no cartão de memória da câmera e vão diretamente para o programa de edição de fotos no seu computador, neste caso o Lightroom.

As câmeras EOS 5D Mark III, EOS 50D, EOS 60D, EOS 1D X obrigatoriamente precisam ter o cartão de memória instalado para que a função funcione corretamente, em outros modelos não necessitam do cartão instalado.

Há algumas vantagens em se fotografar vinculado ao lightroom, no entanto, é uma prática reservada para fotógrafos profissionais e aqueles que precisam de um alto nível de controle sobre suas imagens no momento em que eles estão fotografando. Mas porque fotografar preso a um computador pode ajudar a ajustar a qualidade de imagem, facilidade no processo de seleção e salvar um monte de tempo, que é algo que deve se considerado. Fotografar vinculado a um computador permite que o fotógrafo e quem estiver presente, ver as imagens em tempo real em um monitor muito maior que o da câmera. Só isso já é uma vantagem, ainda mais sendo possível verificar a precisão do foco e cor. E o monitor, ao contrário do LCD da câmera, pode ser calibrado para melhor corresponder à aplicação final das fotos e, portanto, permitir mudanças imediatas para melhorar o trabalho.

Só pelo fato de simplesmente evitar o ato de transferência das fotos do cartão de memória para o computador e realizar um backup do cartão no momento da foto, já é um motivo a se considerar.

Você vai precisar* de um software que vai entre sua câmera e o Lightroom. Se você utiliza Canon, você já tem o software, é o "Canon EOS Viewer" que vem de graça com sua câmera digital Canon. Se você utiliza Nikon, você precisa do Camera Control Pro 2, que custa US$ 160, mas você pode baixar uma versão de avaliação totalmente funcional por 30 dias a partir do site da Nikon, aqui está o link http://support.nikonusa.com/app/answers/detail/a_id/61.

* Me deram a dica que do Lightroom 3 em diante não é necessário nenhum software extra para o perfeito funcionamento, eu não testei isso pois não quis desinstalar os meu software.
Uma outra dica que recebi foi para as câmeras não suportadas, recomentam o Camera Control da DIYPhotobits.com pelo link http://www.diyphotobits.com/download-diyphotobitscom-camera-control/ que eu também não testei.

Você pode confirmar se sua câmera aceita esta função ou não diretamente do site da Adobe e confirmar se é necessário ou não a câmera ter o cartão de memória instalado, veja no link http://helpx.adobe.com/lightroom/kb/tethered-camera-support-lightroom-4.html

Para fotografar com este "set up" basta conectar sua câmera ao computador via USB, utilize um cabo de comprimento razoável para poder ter a mobilidade necessária. Em seguida no computador (desktop ou notebook) próximo a você, configure o Lightroom. Na versão do Lightroom 3 ou 4, vá em Arquivo> Captura vinculada > Iniciar captura vinculada.

Depois preencha o seu nome de sessão e destino. Escolha o seu modelo de metadados, adicionar palavras-chave para marcar suas imagens, em seguida, clique em OK para começar a fotografar.

Assim que der OK aparecerá na janela do Lightroom o menu da figura abaixo. Se sua câmera ainda estiver desligada, ligue-a e para que o Lightroom reconheça a câmera. É possível, embora eu ache desconfortável, disparar sua câmera pelo botão a direita neste menu também.

É bem interessante fotografar e poder começar a editar sua foto rapidamente sem perder tempo em descarregar o cartão, muito bom também é ver como sua foto está na tela do computador e fazer os devidos ajustes na câmera para ver os resultados na hora.

Até a próxima e boa fotos.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR