Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

BOKEH

José Dias - 16/04/2013

Bokeh, vem do Japonês e significa borrão. Por definição, "bokeh" refere-se ao borrão que pode ser criado naturalmente usando a luz. Refere-se as partes da imagem que estão fora de foco - em geral, os elementos da foto que são encontrados além da profundidade de campo.

Acontece que é possível dar forma a esses borrões fora de foco, dando a oportunidade ao fotografo de criar efeitos interessantíssimos em seus trabalhos.

É muito fácil criar um disco de papel para fazer isso, mas mais fácil ainda é adquirir um conjunto de discos com os mais variados formatos, e é isso que se tem quando se adquiri o Bokeh Masters Kit http://www.bokehmasterskit.com.

Este kit contém 21 discos personalizados em forma de estrelas, coração, carinha feliz e triste, ícones de animais, ícone do esporte e sinais diversos. Além disso, você recebe oito discos sem cortes com o qual poderá criar seus próprios padrões. O kit ainda possui o suporte para você montá-lo na frente da lente e um "caixinha" para guardar o conjunto. Desta forma, você pode personalizar suas fotografias com efeitos especiais para as suas necessidades.

Você vai ver o efeito mais pronunciado quando utilizar fontes de luz pontuais, como velas, luzes de rua, lanternas, etc. No entanto, você perceberá que é possível utiliza-lo na maioria das situações de iluminação. Apenas lembre-se, ele é projetado para ser mais eficaz com as áreas da sua imagem que estão fora de foco.

De um modo geral, o BMK funciona melhor com lentes de filtro de tamanho até 62 milímetros, e com aberturas de 2,8 ou maior. Os testes realizados pelo fabricante mostraram que ele funciona melhor com as lentes listadas abaixo. No entanto, o BMK também pode trabalhar com outras lentes de abertura e tamanhos de filtros semelhante.

Nikon 50mm f/1.8, Canon 50mm f/1.8
Nikon 50mm f/1.4, Canon 50mm f/1.4
Nikon f/1.8 85mm, Canon 85mm f/1.8
Nikon 28-105mm f/3.5-f/4.5
kit Zoom: Canon EF 75-300mm f/4-5.6, Nikon 70-300mm f/4.5-5.6
Canon EF 100mm f/2.8L IS USM
Com vinheta: Sigma 30mm f/1.4

Pode-se usar outras lentes?

Depende. O tamanho e a forma dos discos de corte foram cuidadosamente concebidos para as lentes listadas acima. O BMK é realmente construído para as lentes de um máximo de 62mm. Para outras lentes, tente colocá-las com à maior abertura possível e faça alguns testes.

Simplesmente encaixe o suporte do disco na frente da lente, aponte para as luzes, desfoque, e pronto!! Aquela luz fora de foco tomou forma de uma cavalo, um coração, uma estrela ou qualquer uma das 21 formas pré-cortadas. Qualquer luz distante serve, velas, luzes de Natal, luzes da cidade, postes... acho que já deu pra entender.

Abaixo o primeiro teste que realizei assim que o meu kit chegou. Nada de especial, utilizei as luzes da rua vistas da minha janela.

Características:
Fácil de usar - só tirar da caixa e fotografar!
Ótimo acessório para fotografar eventos, crianças e retratos
Transforme o background das suas fotografias
21 formas pré-cortadas
8 discos sem corte para você criar suas próprias formas
Uma caixinha para guardar os discos
Tecnologia de corte a laser

Recomendo utilizar um estilete ou tesoura para auxiliar o destaque dos discos.

Abaixo temos a imagem 1:1 de um dos discos fornecidos. Para os habilidosos e criativos a oportunidade de criar seus próprios discos de bokeh.

É possível utilizar o BMK em vídeos também, desde que se siga as informações acima.

Existem algumas empresas que vendem o kit aqui no Brasil pelo mesmo valor que paguei comprando diretamente pelo site oficial. O kit é enviado via correios pela empresa que fica localizada em Israel, o tempo de entrega levou cerca de dez dias.

Clique no banner abaixo e visite o site do fabricante.

Até a próxima e boa diversão.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR