Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

PLURALEYES NO SONY VEGAS PRO

José Dias - 03/04/2013

Um dos problemas de gravarmos com mais de uma câmera o mesmo plano é a sincronização no momento da edição, mesmo havendo uma claquete para ajudar a criar um ponto de sincronismo, nem sempre isso é o suficiente. Isso acaba sendo um problema muito maior quando se usa um gravador externo para a gravação de áudio em separado do vídeo, procedimento normal tanto em cinema de película quanto digital. Com o advento das câmeras DSLR, que gravam vídeo mas infelizmente possuem uma qualidade de áudio duvidosa, a utilização de gravadores digitais externos para a captação do áudio tornou-se comum mesmo em produções de baixíssimo custo.

Sempre se pode perder muitas horas e as vezes dias sincronizando o áudio mas existe o programa da Red Giant chamado PluralEyes.

O PluralEyes 3, atualmente quando utilizado no sistema operacional Windows, funciona como um plugin para os softwares de edição Avid Media Composer, Premiere Pro, Sony Vegas Pro. Em Mac, no Final Cut funciona como um plugin, mas também como um software independente com todos os recursos possíveis, sendo possível exportar a sincronização para o Final Cut. Está prometido pelo desenvolvedor uma atualização gratuita que permitirá que no ambiente Windows também seja possível utiliza-lo como um software independente.

Como plugin no Sony Vegas Pro, ele funciona muito bem, de maneira fácil e rápida. Mesmo com todos os seus novos controles, PluralEyes 3 só funciona com referências aos seus clipes originais. Este fluxo de trabalho é sempre não destrutivo, de modo que a sincronização preserva os arquivos de mídia original, projetos e sequencias.

Formatos de vídeo:
.Avi
.Mov
.Mp4
.Mpeg, .Mpg
.M2t*
.M2ts*
.Mts*

Codecs:
H.264
ProRes
DV
HDV
AVCHD*
DVCPRO HD**
Motion JPEG (Mjpeg)**
AIC**

* PluralEyes 3 irá sincronizar o áudio mas não mostrará o preview do vídeo no Lion, Mac OS 10.7.5.
** PluralEyes 3 irá sincronizar o áudio mas o preview do vídeo estará indisponível

Formatos de áudio:
.Aiff
.Mp3
.Wav
.Bwf
.M4a

Apple Macintosh
Mac OS X 10.7.5
Mac OS X 10.8
Mac Intel
2 GB of RAM
30 MB de espaço em disco

PC / Windows
A versão para Windows do PluralEyes 3 está em desenvolvimento e seu update será gratuito, mas a versão atual funciona como plugin para os softwares de edição Avid Media Composer, Premiere Pro, Sony Vegas Pro.

Link oficial do desenvolvedor:

http://www.redgiantsoftware.com/products/all/pluraleyes/

É possível realizar a instalação como trial para conhecer o programa.

No vídeo abaixo mostro a utilização do PluralEyes como plugin no Sony Vegas Pro. Em uma próxima ocasião mostrarei o PluralEyes 3 funcionando independente.

Até a próxima e boas edições.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR