Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

WD SMARTWARE - SOFTWARE DE BACKUP PARA OS PRODUTOS WESTERN DIGITAL

José Dias - 26/02/2013

Comentei em outra matéria sobre o Western Digital My Book Live, um NAS - Network-Attached Storage que oferece ótimas opções e um baixo custo. Agora, nesta nova matéria falo do software de backup que acompanha os produtos da WD, o WD Smartware.

Sobre a compatibilidade do Sistema Operacional - release 1.6.4

O software WD SmartWare é compatível com os seguintes sistemas operacionais do Windows®:
• Windows XP
• Windows Vista
• Windows 7

Até o momento da publicação desta matéria, não havia disponibilidade para o Windows 8.

Suporte da unidade de disco rígido

O software WD SmartWare é compatível com os seguintes dispositivos externos da WD:
• Unidades My Book® de conexão direta
- My Book Essential™
- My Book Elite™
- My Book para Mac® (reformatado para os sistemas operacionais Windows)
- My Book Studio™ (reformatado para os sistemas operacionais Windows)

• Unidades My Passport® de conexão direta
- My Passport Essential™
- My Passport Essential SE
- My Passport para Mac® (reformatado para os sistemas operacionais Windows)
- My Passport SE para Mac (reformatado para os sistemas operacionais Windows)
- My Passport Elite™
- My Passport Studio™ (reformatado para os sistemas operacionais Windows)

• Dispositivos conectados à rede
- My Book Live™
- My Book Live Duo

Observação: Os drives para Mac devem ser reformatados para que sejam compatíveis com os sistemas operacionais Windows e para que possam ser usados com essa versão do software WD SmartWare.
Para obter mais informações sobre como reformatar sua unidade My Book ou My Passport, veja no site http://support.wdc.com.
O software WD SmartWare não suporta unidades de disco rígido de outros fabricantes, ou unidades de disco rígido WD que não tenham sido originalmente configuradas para o software WD SmartWare.

Como funciona a função de backup

O software WD SmartWare faz o backup de forma automática e contínua de todos os arquivos de dados importantes no seu dispositivo externo – músicas, filmes, fotos, documentos, e-mail e outros arquivos.


O WD SmartWare categoriza os diferentes tipos de arquivos da unidade de disco rígido do computador.

Após categorizar os arquivos, selecione a aba Configurações.

Selecione o seu computador e em Histórico de arquivos, selecione no drop down quantas versões você quer manter de backup dos seus arquivos.

Em seguida. selecione Pasta de recuperação. Como é uma pasta criada automaticamente pelo software, aconselho a não altera-la.

Para garantir que o seu programa estará sempre com a versão atualizada, marque para verificar se há atualizações de software.

Clique no botão de cor azul Voltar as configurações principais. Caso queira verificar ou realizar configurações na sua unidade externa, selecione-a. Será aberta a janela do dashboard. Realize as configurações que desejar e volte ao WD SmartWare e selecione a aba Backup.

Depois que o software WD SmartWare categoriza os diferentes tipos de arquivos da unidade de disco rígido do computador, basta clicar no botão Iniciar backup para fazer o backup de todos eles. Ou é possível selecionar arquivos, pastas ou categorias de arquivos específicos para efetuar o backup.


Caso queira fazer um backup de todo tipo de arquivos existente no disco rígido do computador.


Ou é possível selecionar arquivos, pastas ou categorias de arquivos específicos para efetuar o backup.

Agora é só clicar no botão Iniciar backup e aguardar. Dependendo do tamanho do seu backup isso poderá levar horas na primeira vez que é executado, portanto nada de pressa. Embora o backup ocorra em segundo plano e teoricamente não interfira no seu computador, poderá haver uma queda no rendimento. Minha opção neste caso foi realizar o backup a noite enquanto eu dormia.

Durante o backup:

• Uma barra de progresso e uma mensagem indicam a quantidade de dados que foi copiada.
• Para um backup por categoria, o fundo azul no medidor de conteúdo para a unidade de disco rígido interna do seu computador muda para amarelo/âmbar para todos os arquivos dos quais não se fez o backup.
• O fundo cinza das categorias ou arquivos no indicador de conteúdo do dispositivo externo muda para azul à medida que o backup é realizado.
• Você pode prosseguir com a configuração da unidade ou realizar qualquer função porque o software WD SmartWare fará o backup de todos os seus arquivos em segundo plano.
• O botão Iniciar backup se altera para Parar backup.

Depois de realizar um backup, o software WD SmartWare protege seus arquivos fazendo o backup de qualquer:
• Arquivo novo criado ou copiado para seu disco rígido;
• Arquivo existente que é alterado de alguma forma.

Essa proteção é automática – o software WD SmartWare faz isso sem que você precise fazer nada – apenas assegure-se de deixar seu dispositivo externo conectado ao seu computador.

Observação: A proteção de backup automático é contínua enquanto o seu dispositivo externo estiver conectado ao seu computador. Depois, sempre que você desconectar e reconectar o dispositivo, o software WD SmartWare examina novamente o seu computador em busca de arquivos novos ou alterados e reinicia o backup automático e contínuo, como antes.

Se por algum motivo você precisar parar o backup, não há problema, pois poderá retornar quando quiser exatamente da onde você parou.

Como funciona a função de recuperação:

O software WD SmartWare facilita a recuperação de arquivos dos quais se fez o backup no seu dispositivo externo e copia-os:
• Para a localização original no computador
• Para uma pasta especial de recuperação

Para recuperar arquivos:

• Na tela Início, selecione o dispositivo externo que está o seu backup, neste caso o My Book Live.
• Selecione o volume de backup do qual você deseja recuperar arquivos.

• Especifique o destino para onde deseja copiar os arquivos recuperados – uma pasta especial de recuperação ou as localizações originais.
• Clique no botão Seguinte e passe para a próxima janela.

• Especifique o que deseja recuperar – arquivos individuais, pastas ou tudo.
• Clique no botão Iniciar recuperação.

Fazendo o backup do backup

Imagine que você realizou o seu backup corretamente mas que por algum motivo o seu Western Digital My Book Live sofreu um problema e você perdeu seu backup ou que você seja mais do que precavido e queira realizar o backup do backup para garantir.

Em primeiro lugar você vai necessitar de espaço em uma outra unidade de disco que seja capaz de acolher o seu backup, ou seja, se você possui um backup de 10 gigas, precisará de um outro disco com 10 gigas livres.
Para realizar o backup da sua unidade de backup utilize no Dashboard os pontos seguros para proteger o seu My Book Live. Um ponto seguro é uma “foto”; do seu My Book Live em um momento específico que fica armazenada em um dispositivo conectado à rede, tal como outro My Book Live. O ponto seguro inclui o grupo de usuários, compartilhamentos, backups no WD SmartWare/Time Machine ou Windows 7/Vista, e detalhes associados à configuração do dispositivo. No caso improvável de que ocorra uma falha do seu My Book Live, você pode recuperar todos os seus dados a partir de um ponto seguro para um My Book Live novinho ou outro dispositivo compatível da Western Digital.

Disponibilizamos no vídeo abaixo a sequencia para criar um ponto seguro no seu Western Digital My Book Live.

Até a próxima e bom backup.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR