Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

MY BOOK LIVE - BACKUP COM OPÇÃO DE COMPARTILHAMENTO VIA NUVEM

José Dias - 06/02/2013

Como trabalho com foto e vídeo, espaço de armazenamento e backup são sempre assuntos que me interessam.

Recentemente adquiri mais um Western Digital My Book Live, caso você não saiba, é um Network Attached Storage (NAS) dispositivo que utiliza o sistema operacional Linux como seu núcleo. Oferece opções de backup para Windows e Mac usando o software WD ou o Time Machine, respectivamente. Ele atua também como um servidor de mídia streaming. O WD fornece um aplicativo para que você possa navegar facilmente de um iPhone, iPad, Android, BlackBerry ou Windows phone. O WD inclui um serviço gratuito que permite que você acesse seus arquivos, armazenados no My Book em sua casa, por meio da nuvem (web) de qualquer lugar. É o melhor disso tudo é que ele é um dispositivo simples e barato.

Mas há mais! O WD My Book Live usa um processador Power PC de 800 MHz com 256 MB de RAM. Ele possui como único meio de conecta-lo uma interface de rede Gigabit Ethernet, o que permitirá conecta-lo a sua rede doméstica.

Para quem gosta e utiliza o Linux, o sistema operacional é o Debian e os repositórios Lenny e Squeeze são ativadas por padrão! Então, é possível instalar o que se quer e ele simplesmente funciona! Para isso será necessário ativar o SSH em http://mybook/ui/ssh ou qualquer outro link que ensine como fazê-lo. Como não uso Linux e não fiz o procedimento descrito, não posso dar maiores informações.

Vamos deixar claro que o WD My Book não tem redundância ou proteção de dados (disponível na versão Duo) assim, não é aconselhável deixa-lo como seu único dispositivo de armazenamento, pois mais cedo ou mais tarde, a unidade poderá falhar.
Mas, usando o My Book como backup, onde você está armazenando uma cópia redundante de seus dados é uma boa opção, ainda mais se você quer disponibiliza-lo na web para seus amigos, clientes ou para acessa-lo remotamente. É uma boa  estratégia de backup para vários dispositivos via rede.
O My Book Live não é super rápido. O processador de 800MHz é pequeno para os padrões atuais de PC. Apesar disso, o desempenho é perfeitamente adequado para um dispositivo de armazenamento no seu escritório, casa ou pequena empresa.
Mas, o WD My Book faz o que promete e por um preço ótimo.

O Western Digital My Book Live é oferecido com as opções de 1, 2 ou 3 TB.

Exigências do sistema:
Windows XP (SP3), Windows Vista, Windows 7
Mac OS X Leopard, Snow Leopard, Lion ou Mountain Lion
DLNA/UPnP
Conexão com a Internet para acesso remoto

Browsers suportados:
Internet Explorer 7.0 ou mais novo
Safari 4.0 ou mais novo
Firefox 3.6 ou mais novo

O que está incluso:
O My Book Live
Cabo Ethernet (rede)
Fonte AC
CD de instalação e software
Guia rápido de instalação.

A WD disponibiliza a aplicação WD 2go para iPhone, iPad, Android, BlackBerry e Windows phone. Com este aplicativo você tem acesso a praticamente qualquer arquivo armazenado no seu My Book Live ou My Book Live Duo. O WD 2go permite usar o seu smartphone para exibir, baixar e gerenciar todas as mídias e arquivos armazenados em seu dispositivo de armazenamento pessoal em nuvem WD ou no Dropbox.

Link para aplicativos de smartphones:

http://www.wdc.com/en/products/products.aspx?id=280

Com o WD SmartWare, software que acompanha o produto, o serviço de backup poderá ser executado facilmente. A instalação é simples e você poderá customizar seu backup da forma que achar melhor, ou por categoria ou por arquivos. Desta forma sempre que você atualizar um documento, adicionar uma foto ou outra alteração o Smartware realizará automaticamente o backup. Falarei mais detalhadamente do WD SmartWare em outro artigo, pois o software é bem interessante e pode ser usado com vários produtos da WB.

Disponibilizamos no vídeo abaixo a sequencia para instalar corretamente seu Western Digital My Book Live. Assista e aguarde novas dicas.

Até a próxima.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR