Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

GRAVANDO EM CHROMA KEY

José Dias - 12/11/2012

O uso de chroma key nas produções cinematográficas, de comerciais e programas de TV estão cada dia mais comuns, inclusive na web. Tão comum que filmes inteiros são rodados utilizando esta técnica. As técnicas mais comuns envolvem em colocar o personagem contra uma tela azul ou verde e, em seguida, substituir o fundo colorido por uma nova imagem. Este processo é um marco no cinema de efeitos especiais e pode ser utilizados nos mais diversos segmentos.

Para ter sucesso com o chroma key, o mais importante não é o software utilizado na pós-produção, e sim, a iluminação realizada na gravação.


A esquerda a imagem real, a direita a imagem sem o fundo verde.

Ao gravar utilizando chroma key, não se esqueça de desligar todas as configurações automáticas em sua câmera. Isto significa que exposição, iris, balanço de branco, foco etc. serão controladas manualmente, se qualquer uma dessas for deixada em automático as configurações de sua câmera serão constantemente alteradas à medida que aconteça algum movimento na cena ou luz. Estas flutuações na gravação irão tornar seu trabalho na pós-produção muito difícil ou até mesmo impossível.


Da esquerda para a direita: Kit dobrável com opção de dupla-face, o pano de chroma verde e o pano de chroma dupla-face.

Você terá muitas opções na escolha de um pano de fundo para o chroma. Você pode simplesmente comprar um tecido verde ou azul em uma loja ou pode comprar um kit em que o tecido está fixado em uma armação flexível, o que oferece uma superfície sem rugas e sombras. Estes backgrounds (backdrops) podem ser facilmente dobrados e transportados. Cenários com outros tecidos também são usados, mas podem exigir mais atenção na iluminação para evitar rugas e sombras.


Kit backdrop dupla-face dobrável
 

As cores usadas em chroma key são as cores RGB: Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Embora a cor verde e azul sejam as mais utilizadas, o fundo vermelho é usado quando realizamos um chroma aonde ferro, alumínio, aço escovado são utilizados, por exemplo, um chroma com automóveis ou máquinas. O verde talvez seja a cor mais comum mas o fundo azul ocupa um bom espaço em chroma também. Cada fundo tem suas particularidades e recomendações, alguns preferem o azul para gravarem pessoas loiras e o verde para negros. Independente das cor do fundo, obrigatoriamente não devemos ter no cenário nenhuma cor igual a do fundo ou suas derivações.


A imagem com a troca do fundo.

O chroma key pode ser utilizado tanto em gravações em estúdio, ao ar livre, ao vivo e em captação de imagens subaquáticas.

Aqui estão algumas dicas práticas para iluminar e fotografar um conjunto de chroma key:

  • É essencial minimizar a variação de cores no fundo. Isso significa que você deve iluminar o fundo uniformemente para evitar manchas. Uma iluminação difusa torna isso mais fácil.
  • Certifique-se de manter o assunto no mínimo 2 metros do fundo, caso contrário você vai ter sombras e o reflexo da cor do fundo na pessoa.
  • Tente manter sua câmera o mais longe possível do fundo. É melhor aumentar a distância, mesmo que seja necessário realizar algum corte de áreas em branco.
  • Evite movimentos, faça somente tomadas paradas.
  • Use profundidade de campo. Deixe o fundo um pouco desfocado, esta é uma maneira fácil de esconder as rugas e costuras do fundo.
  • Deixe em média 1 stop de diafragma entre o fundo e a frente feita em estúdio.
  • Utilize um contra-luz (back-light) com cor quente ou gelatina magenta, isso ajudará no recorte.
  • Cuidado com as áreas de sombras.

Abaixo estão duas plantas com iluminação para chroma key feitas em estúdio que foram utilizadas em algumas cenas que iluminei.


O Chroma Key sendo feito ao vivo, repare na imagem da direita que uma imagem de praia foi adicionada substituindo o fundo verde.

No vídeo abaixo, você verá algumas cenas em chroma key e em seguida a mesma cena com o fundo substituído. Na próxima vídeodica, vou mostrar como trabalhar com o Sony Vegas Pro utilizando a opção de chroma key.

Até a próxima.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR