Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

LIGANDO TECLADO BLUETOOTH NO CELULAR

Antonio Vilhena - 08/10/2012

Como sempre comento por aqui, eu sou apaixonado por gadgets (tranqueiras seja de eletronica, computador ou para casa), e sempre que viajo acabo comprando uma série dessas coisas, e apesar de na maioria das vezes ficarem guardadas por falta de tempo para testar ou colocar em uso, de vez em quando aparece uma oportunidade para algumas delas.

Neste caso, estava com meu netbook com problemas, e estava precisando entrar com alguns dados mais depressa na internet... como fica complicado utilizar os teclados na tela do celular (seja porque diminui a área visivel da tela, seja porque as teclas ficam muito pequenas), acabei tendo utilidade para este gadget baratinho, e resolvi colocar aqui um artigo sobre como conectar um desses no celular (no meu caso no meu Samsung Galaxy S2 com Android).

Você encontrará vários destes tecladinhos pelas lojas e pela internet... o funcionamento/conexão deles é praticamente o mesmo, portanto, vendo como se faz aqui neste exemplo poderá ser feito bem parecido em outros celulares, sistemas, tablets, etc.

Esse conjunto que comprei venho bem completinho, acompanhando até capinha para o teclado e apoio para o celular.

 Algumas das características deste modelo que utilizei:

  • Funciona com iPad, iPhone, PS3, Smartphones diversos, PC, HTPC
  • Bluetooth 2.0
  • Compativel com os sistemas mobiles: Android, IOS 4.0, Symbian 3.0 ou superior, Windows Mobile 6.0 ou superior
  • Teclado com 49 teclas
  • Bateria Li-ion recarregável pela porta MicroUSB
  • Indicador de status de funcionamento por led
  • Software interno de gerenciamente de consumo de energia
  • Distancia de operação: até 10m
  • Tempo de recarga: 3 a 4 horas

Primeira coisa a fazer é garantir que ele esteja "com energia". Veja se está com carga, ou se é necessário recarregar.

Tendo certeza estar carregado, pode dispensar o CD (não utilizamos isto no celular), e vamos utilizar a conexão bluetooth (ativamos a conexão bluetooth do celular):

Assim que o bluetooth é ativado ele irá começar a procurar por dispositivos em volta para emparelhar (eu já tinha um fone conectado, e vai agora procurar o teclado):

 

O celular achou o teclado, e neste caso ele pediou o PIN do teclado (veio indicado no verso dele), para poder confirmar o dispositivo (só será preciso usar 1 vez pois ele guardará esta informação):

 

Pronto! Teclado conectado e já pronto para ser utilizado no Celular:

Para vocês terem uma idéia de como fica mais fácil (e maior a área) a visualização com e sem teclado conectado:

E por final, o conjunto utilizado (o cabo mostrado abaixo conectado no celular, foi para a captura de telas no micro para fazer o artigo):

Bom, como vimos a instalação é fácil, vocês poderão ver que o custo do teclado é bem barato, e se você achar que vale à pena, não precisa ficar receoso se vai ou não funcionar, é bem simples o processo.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR