Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

INSTALANDO PROGRAMAS NO SEU ANDROID - PARTE 2

Antonio Vilhena - 01/06/2012

Dando continuidade a este artigo/assunto, onde vimos no artigo anterior como fazer a instalação utilizando o Android Market (agora chamado de Google Play), veremos agora como fazer a instalação de um programa sem utilizar o market, ou seja, instalando um programa que você baixou da internet, ou alguem enviou, etc.

Não é necessário ter o smartphone com acesso de "root". Qualquer smartphone Android permite a instalação nesta modalidade.

Esta facilidade de não obrigar a utilização do Google Play (android market), para instalação de programas no seu Smartphone, é ao mesmo tempo uma facilidade e um risco, pois se o usuário não estiver TOTALMENTE SEGURO, do que está sendo instalado, pode acabar tendo seu celular infectado por virus ou até mesmo por algum programa que inutilize seu sistema, assim sendo, NÃO RECOMENDAMOS QUE ESTA FACILIDADE SEJA UTILIZADA A MENOS QUE O USUÁRIO ESTEJA TOTALMENTE SEGURO DO QUE ESTÁ FAZENDO.

Um exemplo "prático" e "útil" de utilização desta modalidade, é o envio de aplicações em desenvolvimento para teste por usuários (por exemplo, nós do BoaDica selecionamos alguns usuários e enviamos o nosso aplicativo para testes por eles, ANTES de disponibilizarmos no Google Play/Market.

1. Instalando Programas no seu Smartphone Android, utilizando o Market

2. Instalando Programas no seu Smartphone Android, SEM usar o Google Play / Market

O primeiro passo é você enviar o aplicativo .apk para dentro de seu celular.

Você pode fazer isto de diferentes maneiras:

  • Utilizando Dropbox (é a minha preferida)
  • Utilizando conexão por cabo USB ao computador
  • Utilizando bluetooth
  • Utilizando um chip de memória MicroSD, copiando para ele, e inserindo depois no celular

Com a aplicação já colocada dentro do seu celular, é importante então que você "permita" a instalação de programas sem ser pelo Market, para isto é necessário que você vá até as opções de "Definições", selecionar o item "Aplicações", e marcar a opção de "Origens desconhecidas" (normalmente vem como desmarcada... esta opção é que dá a permissão para você instalar aplicativos sem ser pelo Google Play).

Pronto, você agora já pode instalar um aplicativo sem ser pelo market. Após a instalação, recomendamos fortemente que você bloqueie novamente esta opção para só permitir esta facilidade quando você REALMENTE desejar.

Com o aplicativo já localizado no celular, basta você acessá-lo com algum tipo de explorador de arquivos (Polaris ou Astro ou qualquer outro), e clicar no arquivo:

Pronto! Você já instalou o aplicativo sem utilizar o Google Play/Market... Lembre-se de mudar novamente o status para não permitir instalações fora do google play novamente:

Bom, como eu tinha informado no artigo anterior, estes artigos sobre instalação de programas no android era uma dívida que concordei em assumir junto aos usuários do forum pois realmente estava faltando fazermos alguns artigos básicos sobre smartphone! Se houver algum outro específico, é só colocar por lá que tento direcionar os recursos para o que vocês pedirem.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu Smartphone Android? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR