Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

SCANNER DE FOTOS E SLIDES

Antonio Vilhena - 28/03/2012

Como eu tenho por hábito viajar bastante, recentemente comecei a dar mais atenção para a grande quantidade de fotos que eu já tinha armazenado no micro, e enquanto eu estava organizando meu arquivo digital de fotos, me lembrei que ainda tinha uma caixa enorme cheia de fotos FÍSICAS (em papel), do tempo que não havia ainda máquinas digitais.

De certa forma o fato de ver tantas fotos em papel jogadas num canto me deu um pouco de tristeza pois isto deve estar acontecendo em praticamente todos os lares, ou seja, muito de nossa história deve estar se perdendo porque as fotos em papel se deterioram relativamente fácil, e mais ainda quando ficam jogadas num canto esquecidas, pegando mofo, e sem tratamento adequado.

Resolvi tentar recuperar o que pudesse pelo menos no que diz respeito a mim (e em algum material de minha familia).

De início comecei a scanear algumas fotos pelo scanner mesmo e guardando. Apesar de conseguir um resultado bom para o que eu queria, era um processo cansativo, trabalhoso, não rendia quase no tempo de execução, e muitas vezes perdia tempo com besteiras como não deixar a foto ficar torta ao fechar a tampa... e toda hora olhava para aquela caixa cheia de fotos antigas minhas... Pois bem, mesmo assim continuei, mas ano passado me deparei na internet, com um aparelho que poderia me ajudar: um scaneador de fotos e slides! Na realidade era um meio de agilizar o processo de captura das fotos, transformando-as em arquivos digitais de imagem (JPG).

O José Dias tocou neste assunto no artigo Digitalizando seus negativos com uma câmera Digital onde ensinava como capturar o negativo com uma câmera e comentou o inicio do aparecimento de aparelhos específicos para esta finalidade... aquilo me intrigou bastante...

Comecei a notar na internet vários equipamentos similares (alguns especificos para foto, outros para foto+slide, outros para foto+slide+negativo):

Bom, fiquei empolgado com esse tipo de equipamento. Além da facilidade de uso, poderia pouco um bocado de tempo no processo de digitalização das fotos, além de poder também salvar o que tinha em slides e filmes. Comecei a procurar por uma desses soluções, e acabei achando um equipamento que me atendia: Pics 2 SD.

Este modelo além de fazer o objetivo principal que era capturar as imagens das fotos e slides, ainda podia fazer isto sem estar conectado ao micro, ou seja, fazia direto para um cartão de memória.

Bom, comecei a procurar onde comprar, até que consegui no meio do ano passado, e desde então vem funcionado perfeitamente aqui comigo.

Alguns dados técnicos adicionais deste modelo:

  • Sensor de imagem CMOS de 5.1 megapixel (2592 x 1680)
  • Especificação da lente: F= 4.83
  • Balanceamento automático de cores
  • Controle de exposição automático
  • Visor LCD incorporado de 3,2"
  • PC interface USB 2.0
  • Resolução interpolada de alta resolução de 2500 DPI
  • Fonte de luminosidade: Back Light 3 LEDs brancos
  • Tamanhos de fotos:
    • 3.5" x 5" (8.9 cm x 12.7 cm)
    • 4" x 6" (10.2 cm x 15.2 cm)
    • 5" x 7" (12.7 cm x 17.8 cm)
  • Slides e negativos: 35 mm
  • Requerimentos de sistema: Windows® XP / Windows Vista? (32-bit or 64-bit) / Windows 7
  • Porta USB ou fonte externa
  • Dimensões: 22 x 20.8 x 14.7 cm

O Kit vem realmente completo de opcionais:

Além do aparelho em si, traz também os suportes para slide, negativo e os diferentes tamanhos de fotos, além do cabo USB e da fonte externa para conectar na tomada se for utilizado isoladamente do PC.

A captura das imagens é feita muito rápido (em torno de 2 segundos), e através do visor do aparelho podemos fazer um preview da captura, realizar alguns ajustes e finalizar a captura! Tudo rápido e simples, sem conexão com o computador.

Podemos ver um vídeo de seu uso:

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:

Bom, como vemos é um aparelho muito útil, e mais ainda se for comprado para preservar nossas memórias e bons momentos!


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu Smartphone Android? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR