Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

PENETRAS NO WIFI

Antonio Vilhena - 13/04/2012

Hoje em dia com a dissiminação de redes wifi, temos que ter muito cuidado, pois devido a descuidos e falta de atenção à segurança, muitas vezes acontece o fato de numa rede pessoal haverem "penetras" que podem estar causando lentidão na sua rede, bem como serem um risco em potencial para seus dados, e sua conexão. O "penetra" pode também ser alguém tentando entrar no seu computador para roubar informações, portanto, todo cuidado é pouco. No meu caso a preocupação aumenta ainda mais porque meus desktops estão sempre ligados (só desligo se for viajar por um tempo mais longo), ou seja, estão ali "de bobeira" para serem atacados... então... todo cuidado é pouco.

Para termos uma idéia de como anda o "ambiente wifi" a sua volta, utilizei um utilitário no meu smartphone (que é onde sinto mais interferência de performance no wifi), chamado Wifi Analyser:

Para quem usa muito notebook, uma outra opção interessante seria o inSSIDer para Windows (freeware open source):

Vejam a quantidade de "redes" em volta... Apesar de serem redes diferentes, isso me levanta sempre uma "pulga atráz da orelha", em possíveis pessoas tentando entrar na minha rede e capturar meus dados, por isso gosto sempre de "ficar de olho", e como consequencia acho saudável atentar para algumas ações preventivas:

. Verificar se o nível de segurança WIFI utilizado está todo ok ou se precisa ser aumentado

  • Ver se o nível de segurança da sua rede WIFI está setado no nível adequado (wpa2 é o mais seguro)
  • Verificar se possui senha no roteador e em outros elementos da rede (micro, compartilhamento, etc)
  • Mudar periodicamente as senhas de acesso à rede.

2º. Verificar senhas utilizadas.

  • Verificar se possui senha no roteador e em outros elementos da rede (micro, compartilhamento, etc)
  • Mudar periodicamente as senhas de acesso à rede.

3º. Verificar compartilhamento.

Verificar se possui algum recurso no micro em compartilhamento. Se não deseja compartilhar nada do seu desktop na rede, desative esta opção:

 Se houver necessidade de compartilhar conteúdo, verificar se está devidamente seguro com senha.

4º. Acompanhar quem está utilizando sua rede.

Para isso eu utilizo no meu desktop Windows o utilitário Wireless Network Watcher da Nirsoft. Gratuito, pequeno e funcional, ele mostra quem está conectado na minha rede (seja por wifi ou por conexão a cabo):

Se não quiser instalar/utilizar nenhum programa no seu sistema, você poderá obter esta informação diretamente do seu roteador (veja exemplo abaixo no meu roteador SMC):

Com estas opções você poderá verificar qualquer cliente conectado à sua rede: micros, tablets, notebooks, smartphones, etc (vejam aí em cima que até o IPOD está conectado e sendo identificado).

Bom, sempre é importante lembrar que "segurança", mais do que programas ou sistemas é uma "atitude" do usuário, ou seja, o importante é o usuário estar atento e praticar uma rotina de precaução e segurança de um modo geral. NENHUM tipo de programa, antivirus, firewall, etc., irá impedir ataques se o próprio usuário por exemplo, executar programas de origem desconhecida ou sem certeza absoluta de ser seguro, ou acessar sites com indicações claras de não serem confiáveis, ou por exemplo manter senhas e acessos em local visível ou de fácil identificação.

Bom, por enquanto é isso, num próximo artigo iremos ver alguns ítens adicionais relativos a segurança na sua rede wifi.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu Smartphone Android? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR