Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

INSTALANDO PROGRAMAS NO SEU SMARTPHONE ANDROID

Antonio Vilhena - 01/03/2012

Outro dia em uma conversa no nosso fórum sobre a dica que soltamos recentemente sobre Aplicações Android GRATUITAS que não podem faltar no meu smartphone, uma colega nossa do fórum ponderou algo realmente interessante... hoje em dia muitas pessoas estão comprando smartphones (android, o iphone), e junto com eles não vem NADA explicando como usá-los de um modo geral (como usar os programas, como instalar programas, e por aí vai), além disto, esta semana em um bate papo com um primo meu que também está entrando agora nesa onda de smartphone, me reclamou exatamente a mesma coisa. Ou seja, para os fabricantes, o usuário que se vire para aprender, pois nem guia de usuário entregam com o celular.

Pode parecer simples, mas realmente não é! Lembro quando comprei meu primeiro smartphone que fiquei totalmente perdido de como se usava ele, e mais... até hoje tenho muitas dúvidas (como aposto muitos que possuem smartphone também possuem), mas não temos um local para perguntar, ou tirar dúvidas desde o "início", ou seja, desde os "procedimentos iniciais de quando se comprar um smartphone"! Me identifiquei imediatamente com o que Heloisa ponderou e até prometi a ela uma série de artigos mais direcionados neste sentido, então... vamos a eles!

Este artigo aqui em questão, será de como instalar um programa em um smartphone android!

Estarei tomando como base (para as telas e tal), o meu smartphone (Samsung Galaxy SII - Android 2.3.4), mas todos eles são muito similares (depois vou preparar um artigo sobre as telas mais comuns que temos na maioria dos smartphones android).

Assim, vamos ver 2 modos de instalar programas. Primeiro o mais comum que é a instalação através do Android Market que será alvo deste artigo! Esta é a maneira padrão, e mais segura, pois estará baixando os programas da loja da google que "a princípio" deveriam checar a qualidade dos programas. Depois, num próximo artigo, veremos também como instalar programas diretamente sem utilizar o android market (pode ser interessante para os que desenvolvem programas, ou para programas internos de empresa, ou para testar algum programa enviado por alguém de TOTAL CONFIANÇA). Esta segunda maneira é simples, mas muito fácil de se instalar programas com malwares ou virus, portanto só a utilize quando tiver TOTAL certeza do que esteja fazendo.

1. Instalando Programas no seu Smartphone Android, utilizando o Market

A primeira etapa, é você ter certeza que seu smartphone android está com seu cadastro funcionando sem problemas para acessar o Android Market e para isso é necessário que você possua uma conta gmail cadastrada nesse aparelho.

Para conferir se está ok, vá nas definições -> Contas e Sincronização e veja se está com a conta do gmail cadastrada e sincronizada (a do gmail é necessária para o Android Market, mas se voce for utilizar aplicativos como facebook, hotmail, etc., poderá ter tudo sincronizado no seu aparelho).

   

Caso você não possua uma conta do gmail incluido neste aparelho, basta "adicionar conta" (neste caso, adicionar uma conta do gmail/google)

 

Acho mais indicado você fazer a criação da sua conta pelo seu micro (caso tenha), pois é bem mais fácil de ler, incluir, etc., e depois aqui no smartphone basta "iniciar a sessão".

Bom, tendo então certeza de já estar com uma conta do gmail cadastrada, você poderá ir ao Android Market para escolher aplicãções para instalar...

Esta é a tela inicial do meu smartphone, onde vemos o icone do Market:

O market andou mudando um pouco o visal, e não podemos "garantir" que irá ficar assim daqui para frente, mas por enquanto este é o visual atual:

"Arrastanto" a tela para esquerda encontraremos diversas "categorias:

Pagas mais Populares Principais Grátis Mais Rentáveis Principais Novidades Gratuitas

Eu pessoalmente, de vez em quando, dou uma passadinha lá na "Principais Novidades Gratuitas" para ver se tem alguma coisa interessante (tem também uns programas que ficam me informando de novidades que poderemos ver outro dia ou lá no forum).

A categoria de "Principais Grátis" é um local muito interessante de se ir assim que se compra o smartphone para poder instalar as mais conhecidas e utilizadas...

Outra maneira de se procurar aplicativos é utilizando a opção de busca que é mostrada quando se clica na imagem da "LUPA":

Com a tela de busca (sempre mostra as ultimas buscas realizadas), você poderá colocar o termo para realizar a busca (veja exemplo abaixo):

O Market irá mostrar várias aplicações que possuem alguma coisa com o termo procurado e daí basta escolher a desejada:

 

Arrastando a tela para baixo você poderá ver mais informações sobre a aplicação como "Descrição", "Novidades", Críticas, etc.

Após verificar as informações, basta clicar no botão de INSTALAR que ela será transferida para seu smartphone (após aceite):

Pronto, no final da instalação se desejar poderá abrir direto a aplicação..

Ou então clicar no ícone dela no seu smartphone:

Pronto. Como vemos é muito fácil e intuitivo. Se ainda tiver alguma dúvida, não deixe de conversar a respeito lá no Fórum!

No próximo artigo iremos mostrar como instalar aplicativos sem utilizar o market.

Bom divertimento!


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu Smartphone Android? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR