Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

PROTEGENDO O LCD DA SUA CÂMERA

José Dias - 23/02/2012

Esta dica pode não ser uma novidade para a maioria dos leitores do BoaDica, mas recebo frequentemente e-mails sobre como proteger o monitor de LCD das câmeras fotográficas compactas. Isso porque uma das grandes vantagens das compactas é poder coloca-las no bolso da calça ou na bolsa, só que normalmente isso significa alguns arranhões no monitor de LCD, que a cada dia estão maiores e melhores, diga-se de passagem.

Existem películas protetoras para quase tudo que é tipo de monitor de LCD, inclusive para o monitor do seu notebook, sua tv de lcd, gps e claro sua câmera. Alguns desses protetores são usados em TVs de LCD, plasma ou LED, são em um tipo de acrílico com uma espessura bem fina e apresentam 98% de transparência e ainda reduzem a emissão de raios UV, na verdade o material utilizado é a resina de policarbonato Lexan, que é um termoplástico de engenharia amorfo, caracterizado por possuir boas mecânicas, ópticas e elétricas.

Essas "telas" protetoras surgiram como uma necessidade devido ao jogo Wii, pois a quantidade de telas de LCD que quebraram por receber um controle que escapou da mão do jogador e que  acabava por atingir a tela da TV de LCD cresciam a cada dia. Como a necessidade é pai da invenção, logo os fabricantes de Taiwan lançaram esse tipo de protetor no mercado.

Para os GPS, celulares e câmeras fotográficas esses protetores costumam ser de material infinitamente mais fino e flexível. Embora existam protetores rígidos para alguma câmeras DSLR, a maioria são simplesmente uma película flexível adesiva.


Protetor para TVs

Protetor de acrílico para Nikon DSLR

Existe película protetora para praticamente todos os equipamentos que possuem uma tela de LCD, iPad, iPhone e por ai vai.


Protetor para smatphone

Protetor para iPhone

Mas voltando aos e-mails que mencionei no início desta dica, a maioria me pergunta se esses protetores resolvem mesmo e se é difícil instala-los. Respondendo a primeira pergunta: Sim, eles ajudam bastante e protegem seu LCD de poeira, toque de dedos, oleosidade da pele, respingo e arranhões. Para a segunda questão, é fácil instalar sim. E para facilitar fiz um pequeno vídeo instalando dois tipos de protetores. Uma película um pouco mais rígida que instalei na minha Canon 60D, seguindo o que já havia feita na 40D e uma película flexível na minha Canon G10.

Vale a pena o pequeno investimento em uma película dessas para o seu equipamento e faça isso rápido, antes que seja tarde!

Até a próxima.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR