Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

INSTALANDO O SUGAR SYNC - CLOUD COMPUTING GRÁTIS

José Dias - 18/08/2011

Como estamos na era do cloud computing, muitos serviços grátis tem aparecido espalhados pela internet, e nós claro, aproveitamos! Não faz muito tempo apresentamos o Dropbox http://www.boadica.com.br/dica/713/dropbox-hd-virtual um ótimo serviço de backup e compartilhamento com 2 GB grátis e algumas opções pagas, serviço este que ainda utilizo e muito, principalmente aqui no Boa Dica. Todas as dicas que escrevo são depositadas no Dropbox para depois de revisadas e testadas, serem finalmente transferidas para os servidores do Boa Dica.

Recentemente, via Facebook, recebi a dica do Sugar Sync, um serviço que compete com o Dropbox, mas que apresenta algumas "melhorias" em relação a dois itens, que para alguns usuários são de muita importância. São eles: possibilidade de restaurar arquivos apagados (deletados) e 5 GB grátis, com a possibilidade de chegar a 10 GB gratuitamente. Essa nós gostamos!

Como hoje temos vários modos de nos conectarmos a internet e consequentemente alteramos o modo como acessamos dados e arquivos, o Sugar Sync oferece suporte para:

  • Software para PC e Mac
  • iPhone e iPad
  • Android
  • BlackBerry
  • Windows Mobile
  • Symbian

Nas opções de serviço pagos temos:

  • 30 GB $4.99 / mês ou $49.99 / ano
  • 60 GB $9.99 / mês ou $99.99 / ano
  • 100 GB $14.99 / mês ou $149.99 / ano
  • 250 GB $24.99 / mês ou $249.99 / ano
  • 500 GB $39.99 / mês ou $399.99 / ano

E caso precise de mais ou de um serviço mais específico é só entrar em contato com o suporte deles.

Vamos apresentar como se faz a instalação da versão para Windows utilizando opção de conta gratuita de 5 GB. Em primeiro lugar, clique no link a seguir https://www.sugarsync.com/referral?rf=dcaqg4bb5bbn3

Você encontrará um convite igual ao da figura abaixo, preencha-o e siga as instruções para que você possa fazer o download do arquivo de instalação.

A instalação é bem simples e qualquer usuário com o mínimo de conhecimento poderá executa-la.


Preencha o convite e clique em Next


Escolha a versão FREE de 5 GB ou se achar melhor a opção PAGA, fique a vontade.


Clique em download, barra laranja da figura acima e faça o download do arquivo SugarSyncSetup.exe, figura abaixo


Clique em salvar e observe o local em que o arquivo foi salvo.

Depois que terminar o download do arquivo SugarSyncSetup.exe, vá ao local onde o salvou e dê um duplo clique sobre o arquivo para iniciar a instalação do software gerenciador do Sugar Sync. Siga os passos seguintes ilustrados pelas imagens abaixo. A instalação é bem simples e fácil.


Selecione o idioma. Ainda não temos português.


Clique em Next


Leia a licença e se aceitar clique em I Agree


Escolha o local da instalação. Aconselhamos a não alterar o local


Aguarde o final da instalação


Clique em Finish para finalizar a instalação


Preencha o Login e Senha


Você receberá um e-mail para ativar a sua conta no Sugar Sync


Dê um nome e escolha um ícone para o seu computador


Se você não é um usuário avançado escolha a opção Express


Assim que a instalação termina, você verá na barra inferior o ícone do Sugar Sync ativo.

A instalação é bem simples e assim que chegar ao fim poderá ser vista na barra inferior, a direita o ícone do Sugar Sync. O próximo passo é clicar sobre o ícone e escolher no menu que irá abrir a opção Manage Sync Folders, que é o gerenciamento das pastas. Veja que a pasta Magic Briefcase já estará ativa e instalada no seu computador, ela não é opcional! Esta pasta funciona automaticamente, ou seja, tudo que você colocar nela, automaticamente é feito um backup online. Isso é muito útil se você está trabalhando em um arquivo, seja uma planilha, texto ou outro tipo qualquer, salve o arquivo enquanto está trabalhando na Magic Briefcase e mesmo que você seja surpreendido por uma pane do seu computador ou uma falta de luz, seu arquivo estará protegido e seu trabalho salvo.


A tela do Manage Sync Folders (gerenciamento de pastas)

Clicando na barra Add Folders from this Computer, você poderá selecionar e adicionar as pastas do seu computador que quer que fique em sincronismo com o Sugar Sync, isso significa que as pastas em sincronismo sempre estarão sendo copiadas online e seu backup sempre em dia. Lembre-se que sua conexão com a internet precisa ser boa caso faça backup de pastas contendo arquivos muito grandes.


Na tela do Manage Sync Folders é possível ver quais pastas estão sendo sincronizadas

Caso você utilize um notebook quando está em transito, um computador no trabalho e um outro em casa e precise compartilhar arquivos entre as três máquinas, basta instalar o programa nas máquinas e sempre que um documento for salvo em uma das máquinas, o SugarSync automaticamente atualizará todas elas quando estiverem conectadas na internet, desde que a pasta aonde estão sendo salvos os arquivos esteja marcada para sincronizar. Caso não seja necessário o arquivo estar fisicamente nas três máquinas basta acessar o seu SugarSync através do site, fazer login e ter acesso aos seus arquivos de qualquer lugar do Mundo, bastando para isso estar conectado a internet.

Nada disso seria muito interessante se não pudesse ser acessado de qualquer lugar do Mundo e/ou compartilhado com outras pessoas. Para isso basta acessar o link My SugarSync Website, clicando no ícone da barra ou utilizando o seu navegador e digitando o seu endereço no SugarSync, http://seuendereço.sugarsync.com

Imagine que você queira enviar para alguém fotos ou vídeos para que seja possível realizar algum trabalho, alguma pós-produção por exemplo, ou seja, não basta ver as fotos e sim ter o arquivo em alta resolução, imagine algo em torno de 1 GB, agora imagine se quem vai precisar desses arquivão está do outro lado do Mundo! Complica um pouco não é?

É ai que o SugarSync resolve sua vida. Basta você compartilhar o arquivo e avisar a quem for de direito por e-mail, isso tudo em poucos cliques. Abaixo, coloquei uma situação real. Fotografei um evento em São Paulo, voltei para o Rio de Janeiro com quase 2GB de fotos em RAW, selecionei e fiz a pós-produção e precisava enviar rapidamente para um amigo em alta resolução, só que ele queria escolher as fotos e fazer o download somente das que ele precisaria. Criei um álbum no SugarSync, fiz upload das fotos e depois selecionei no dropdown do menu do álbum, Share Album.


Várias opção de compartilhamento, inclusive Facebook


Uma das opções de compartilhamento oferecido

O próprio programa abre uma caixa de diálogo para que você possa enviar o e-mail e escrever um texto com os devidos comentários, depois disso é só clicar no botão azul Share Album, pronto, o e-mail será enviado e assim que a pessoa do outro lado se conectar ao SugarSync, você será avisado. Aqui cabe uma observação importante: O destinatário do e-mail ou quem for acessar o compartilhamento não precisa se cadastrar ou instalar nada! ela receberá através do e-mail um link para realizar o download ou somente ver a foto, por exemplo. O link estará disponível durante 21 dias, depois disso ele é desativado mas seus arquivos não são apagados.

Abaixo, um exemplo de e-mail que o destinatário recebe quando uma foto é compartilhada com ele.

Sobre a segurança desses sistemas, seja ele qual for, nada me agrada, como também não me agrada o gmail ou qualquer desses serviços gratuitos. Portanto se você possui arquivos que não podem ser vistos por terceiros tenha cuidado redobrado! no resto tudo funciona muito bem e para um serviço gratuito não podemos reclamar do que está sendo oferecido. Principalmente no quesito compartilhamento de arquivos. Realmente uma mão na roda.

Utilize o link https://www.sugarsync.com/referral?rf=dcaqg4bb5bbn3 e comece a utilizar o SugarSync, o suporte deles é bom e existem vários tutoriais, inclusive em vídeo para qualquer dúvida que você possa vir a ter.

Até breve e bom compartilhamento.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR