Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

MÚSICA PARA SEU VÍDEO

José Dias - 21/02/2011

É claro que muitos usuários preferem pegar os seus CDs de músicas ou seus MP3 baixados pelo vários sites de músicas espalhados pela internet e utilizar como suas trilhas sonoras em seus vídeos. O problema é que muita vezes isso é contra a Lei, mas precisamente contra a Lei nº 9610/98, a Lei de Direito Autoral. Se você não a conhece, que tal visitar o link http://migre.me/3J14l

Contratar um músico para criar uma trilha sonora para o seu trabalho é sempre a melhor opção, caso sua produção tenha verba e necessidade, mas muitas vezes trata-se de um trabalho de baixo orçamento ou até mesmo um vídeo pessoal onde a contratação de um músico teria um custo inaceitável. Isso não significa um problema na sua produção, pois existem formas legais de se obter uma trilha sonora de ótima qualidade grátis!

Vou apresentar as quatro fontes que vez por outra utilizo para "criar" as músicas de trabalhos meus.

As 3 primeiras fontes, são sites que fornecem músicas prontas:

- Freeplay Music http://freeplaymusic.com/ Músicas prontas para download de várias durações. Há algumas exceções quanto a licença para uso em broadcast e cinema.

- Free Royalty Free Music by DanoSongs.com http://www.danosongs.com, o artista Dan-O oferece sob a Licença Creative Commons uma coleção incrível de músicas grátis e royalty free, pedindo em troca somente que o link ou credito seja adicionado, ou se ainda preferir um pequeno donativo.

- Moby, http://www.moby.com/ o site deste músico nova-iorquino de sucesso mundial oferece o link para o Moby Gratis http://www.mobygratis.com/film-music.html que é um espaço onde o artista oferece músicas gratuitamente, bastando fazer um simples cadastro. Ele chama o espaço de "film music", e é destinado a filmmakers independentes e não comerciais, estudantes de cinema ou qualquer um que precise de música grátis para seu trabalho independente, filmes sem fins lucrativos, curtas e vídeos.

E se for para uso comercial, o Moby oferece uma licença especial a um valor simbólico.... mas não vá oferecer um churrasquinho em troca, pois ele é um ativista vegano radical!


Veja o clip de um dos sucessos do Moby

Se preferir realmente criar sua trilha sonora e o seu "único problema" for não saber nada de música, nem ao menos tocar um instrumento, bem...mesmo assim ainda é possível!

Utilizando o programa de criação de música via loops, ACID Xpress, que é a versão grátis do já consagrado software ACID, você será capaz de criar sua própria música através de vários loops gratuitos que o próprio fabricante oferece.


A interface do Acid Xpress da Sony. Software gratuito para criação de músicas através de loops.

Basta fazer um cadastro e realizar o download do Acid Xpress, pelo link http://www.acidplanet.com/downloads/xpress/ que no momento do lançamento desta dica está oferecendo também o download gratuito do arquivo 8packs!
O 8packs é uma coleção que ajuda você a começar com o Acid Xpress, foi criada uma seleção especial de 8 packs com 100 loops e 10 projetos ACID. Basta abrir qualquer um destes projetos e começar a brincar com todos os novos recursos que Acid Xpress tem para oferecer.


 

Depois de cadastrado aconselho a seguir pelo Twitter http://twitter.com/Sonysoftware para que você seja informado das inúmeras coleções de loops que a Sony libera gratuitamente.

É claro que existem outros sites e programas grátis, alguns pagos como o Smartsound, que sou usuário há anos, mas a proposta desta dica foi apresentar algumas opções grátis. Se você conhece outras, divulgue no nosso fórum http://www.forumboadica.com.br

Até breve e boa música.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR