Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

HEADPHONE SONY MDR-NC7

Antonio Vilhena - 17/09/2010

Uma coisa que sempre me incomodou quando trabalho em algum lugar público, é o ruído existente quando estamos precisando por exemplo conversar no skype ou em outro programa de mensagens, ou até mesmo quando queremos ouvir uma música! Resultado, para tentar minmizar o incômodo, acabamos por aumentar o volume do som do Windows ao máximo, o que não é recomendável para nossa saúde, e o que é pior, não resolvendo o problema.

Eu sempre fiquei curioso sobre fones com "supressão de ruído", e na ultima viagem que fiz, aproveitei a oportunidade e procurei uma opção interessante (custo x benefício) para uma solução neste sentido.

Achei interessante ver a grande quantidade de marcas e modelos existentes, desde alguns bem baratos (de marcas que nunca ouvi falar e com aparente baixa qualidade), até conjuntos caríssimos de marcas como Bose.

Bom, primeiro vamos a uma explicação sobre "o que é", esse negócio de cancelamento de ruído. A tecnologia por trás não é muito complicada. Basicamente é utilizada a eletronica para criar uma forma de onda "inversa" ao ruído, de forma que ela chegue "cancelada" ao seu ouvido:

Repare na imagem a seguir o funcionamento dentro do fone: o sistema usa uma espécie de microfone (1) que capta o som/ruído do ambiente que chega ao seu ouvido (2), usando então um sistema interno (3), ele cria uma onda oposta que irá então realizar a redução da onda original de ruído (4), deixando somente a onda proveniente do aparelho a qual ele está ligado.

Pode não parecer, mas em alguns modelos a redução de ruído é surpreendente (quanto mais eficiente, normalmente será mais caro o equipamento).

Gastei um tempinho numa loja e achei um modelo que realmente apresentava características bem interessantes e a um preço muito bom: é o Sony MDR-NC7.

Suas características técnicas são:

  • Taxa de supressão de ruído: aprox. 9 dB (equivalente a aproximadamente 87% de energia de redução, comparada com fones sem esta capacidade)
  • Sensibilidade: 102 dB/mW (quando ligado)
  • Resposta de frequencia: 30 a 20.000 Hz
  • Alimentação: 1 pilha AAA

Alguns podem achar estranho ele necessitar de "pilha", porém, para realizar a operação de cancelamento de ruído, é necessário ter instalado a pilha e ligar o sistema (sem a pilha e/ou sem ligar esta opção, ele irá funcionar como um fone comum sem atenuação):

Afora estas caraterísticas técnicas do aparelho, é interessante notar que ele vem acompanhado de uma bolsa para transporte e um adaptador para ser utilizado em alguns sistemas de aviões.

Outro fator muito interessante, é que o fone é totalmente dobrável sendo muito prático para transporte:

Bom, depois de ter comprado estes phones, já tive a oportunidade de experimentá-lo em diversas situações (em avião, em casa com televisão ligada, em cyber café), e o barulho ambiente apesar de não "sumir", é atenuado bastante de forma a não ser necessário colocar o som original em volumes maiores do que o necessário. Os nosso ouvidos agradecem!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Finalmente, procurando onde comprar seus fones? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR