Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

GERENCIANDO EXTENSÕES NO WINDOWS

Antonio Vilhena - 25/03/2011

Praticamente todo arquivo no Windows possui um atributo de "extensão". Essa caraterística, presente desde os idos tempos do DOS, serve para caracterizar um arquivo "descrevendo" o seu formato, seria um modo de "facilitar" a rápida identificação de um arquivo, porém não sendo algo obrigatório.

Apesar de este fato não ser obrigatório, para manter mais ou menos a compatibilidade com sistemas anteriores, a maioria dos arquivos continua tendo o formato de extensão de 3 caracteres, oriundo do tempo onde um arquivo era formado no padrão de 8.3, ou seja, um arquivo com um nome de 8 caracteres e uma extensão (que caracterizava o TIPO de arquivo), com 3 caracteres.

O nome de 8 caracteres somente, rapidamente foi suplantado pelos sistemas operacionais ao longo do tempo, e atualmente, mesmo não precisando ter 3 caracteres somente para definir o tipo de arquivo, muitos programas ainda seguem este padrão.

Voce poderá consultar Extensões de Arquivo aqui mesmo no BoaDica, clicando AQUI.

Pois bem, o Windows então utiliza um sistema que liga uma extensão específica a um aplicativo, de forma que sempre que um arquivo tiver determinada extensão, o Windows automaticamente irá trata-lo de uma maneira específica (txt se for texto, jpg se for imagem, xls se for uma planilha, e por aí vai).

Normalmente quando um programa é instalado, ele configura o seu sistema para que ele saiba que uma extensão específica será utilizada por ele. Voce poderá conferir isto no seu Windows em:

No Windows XP: Opções de pasta

No Windows 7: Painel de Controle\Programas\Programas Padrão\Definir Associações

Voce terá nessa janela todas as opções que o Windows utiliza na associação de uma extensão a um aplicativo.

O grande problema é que muitos programas ao se instalarem nem sequer perguntam nada e já vão mudando as associações sem conhecimento do usuário, e depois temos que verificar após uma instalação qualquer se o programa fez alguma coisa. Se alguma mudança foi feita e voce quiser alterar novamente, basta marcar a extensão e clicar em "Alterar Programa", que será mostrada uma lista de programas recomendados pelo próprio Windows:

Uma maneira alternativa de fazê-lo e com muito mais opções, é atravé de um programa simples, freeware chamado TYPES. Esse programa não precisa ser "instalado", é um executável, que pode até ser usando em um pen-drive (muito interessante para quem trabalha com suporte).

Quando quiser mudar alguma extensão, basta clicar na "roda dentada" ao lado do X vermelho. Aliás, o X vermelho serve para APAGAR a associação, ação que voce não irá encontrar no seu Windows de como fazer.

Teremos uma nova janela com outras opções interessantes como o nome do tipo de arquivo que estamos usando..

As ações que deverão ser realizadas ao se clicar para abrir um tipo de arquivo.

O tipo de icone associado à aquela extensão:

E se deseja que ela seja mostrada ou não, e um titulo para ela.

Como normalmente voce possui vários programas para um mesmo tipo de arquivo (exemplo para MP3 voce deve ter mais de um programa que trata este tipo de arquivo de música), muitas vezes fica mais fácil utilizar este utilitário do que o próprio Windows, e muito mais fácil de ser acessado e realizar alterações com poucos cliques.

Apesar do programa ser pequeno (155KB zipado), voce necessitará do .Net Framework instalado no seu sistema (hoje todos os sistemas praticamente já o possuem instalado), e pode ser utlizado em Windows XP, 2000, 2003, Vista e Windows 7.

Bom, fica então para vocês esta indicação de programa para ajudar no seu dia-a-dia para trabalhar com o Windows de forma mais produtiva!

Referencia: Types http://types.sourceforge.net/


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR