Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

GORILLAPOD... UM TRIPÉ INTERESSANTE

Antonio Vilhena - 18/04/2011

Nesta ultima viajem que fiz acabei tendo que comprar uma câmera para minha filha, e aproveitei para dar uma olhada em algum gadget interessante que tinha na loja e que eu pudesse utilizar em alguma situação inusitada! Acabei encontrando este tripé muito doido!!! Gorillapod!

Como eu gosto de viajar, aprendi que duas coisas são muito interessantes de se ter em sua máquina digital:

  •  para que você também saia nas fotos uma máquina com timer ou com controle remoto
  • e para poder tirar fotos com o timer ou controle de forma que a foto saia firme e bem enquadrada, um tripé.

Pois bem, a parte de timer/controle remoto, eu sempre me liguei e comprei logo para minha SLR um controle remoto sem fio, para poder disparar de longe, e no caso das cameras menores procuro saber como é o timer antes de comprar. Ainda bem que a maioria das cameras hoje já vem com timer e normalmente configurável para 1, 3, 10 ou mais segundos, ou seja, com tempo suficiente para posicionamento e todos sairem na foto... faltava só escolher um tripé legal para comprar.

O primeiro tripé que comprei foi um bem tradicional. Era de boa qualidade e atende à muitas das necessidades de se usar um tripé (tanto que uso até hoje):

Como vantagem ele tem uma ótima estabilidade, permite ajuste fino de posicionamento da camera, ajuste de nível, e por aí vai. É uma companheiro ideal para fotografias onde se investe em ajuste para tirar o melhor da máquina e do objetivo da foto (paisagem ou objeto).

A principal desvantagem dele: é um trambolho para levar em viajem de turismo! Se for uma viajem de turismo fotográfico (muito em moda hoje em dia), ok, é justificável, porém viajem de turismo para relaxar, para passear, pode ter certeza... vai acabar ficando no hotel!

Bom, minha segunda opção foi comprar um tripé mais "portátil", ou seja, que pudesse ser colocado numa mochila para sair nos passeios comigo. Acabei experimentando 2 modelos, porém você com certeza irá encontrar diversos modelos similares pela internet e pelas lojas:

Todos eram bem práticos, pequenos, fáceis de carregar na mochila e durante um bom tempo resolveram meu problema! São uma mão na roda de se levar em uma viajem de turismo!

Apesar de estar satisfeito com o uso de um tripé portatil como os de cima, na ultima viajem que fiz encontrei um tripé portátil que realmente me fez pirar: o Gorillapod!

Existem marcas e versões "similares", mas o primeiro que lançou o conceito foi a Joby com o Gorillapod.

O visual dele realmente parece muito estranho, mas depois que se usa, não dá para entnder como ficamos sem ele:

É bem firme, possui parafuso para prender a base da sua máquina, e alguns (depende da marca), possui ainda uma trava:

Parece estranho? E é! Mas você não tem idéia das loucuras que você pode fazer com ele. Pode ter certeza, além de atuar como um tripé comum (é bem firme e estável), é ao mesmo tempo maleável e se ajusta a praticamente qualquer superfície, segurando de forma firme a sua máquina e permitindo angulos e posicionamento impensáveis com um tripé comum.

Veja alguns exemplos:

A joby ainda oferece algumas opções diferentes de gorillapod:

  • Original (para máquina de até 325g)
  • SLR (para máquinas até 800g)
  • SLR + zoom (para máquinas até 3Kg)

Além de versões para celular (gorillamobile), flash (gorillatorch) e diversos acessórios que podem ser utilizados (niveladores, etc).

Testei o posicionamento do meu gorillapod em alguns lugares estranhos (pedras, areia, gramados), e realmente a camera fica firme e você rapidamente ajusta ela.

Minha próxima compra com certeza será as outras versões além do modelo padrão que já comprei e aprovei!

 


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR