Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

BACKUP: INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE BACKUP

Antonio Vilhena - 07/09/2010

Recentemente tive que trocar um HD do meu micro que simplesmente parou de funcionar (provavelmente será um outro artigo pois é um caso bem interessante), e aproveitei para migrar para o Windows 7 e atualizar alguns outros programas (MS Office, Thunderbird, etc), e comecei por restaurar o que podia dos meus backups.

Em cima desse caso, vou ver se preparo alguns artigos especificos sobre backup. O que fazer, programas, que arquivos manter backup, automatização, etc... Enfim, quem já passou por uma "atualização de disco traumática", ou atualização de sistema, ou qualquer outra necessidade de recuperar arquivos e programas sabe o quão chato é saber que alguma coisa você tinha esquecido de manter uma cópia, e agora não tem como recuperar.

Para complicar, muitas pessoas atualmente trabalham em home office, o local de trabalho é em algum comodo de casa ou próximo, ou trabalham em pequenas empresas, o que normalmente implica em não haver um "departamento" da empresa (e técnicos) específico para acompanhar problemas como backup ou recuperação de dados.

A solução para a maioria dessas situações é utilizar um bom programa de backup, automatizar ao máximo as rotinas de backup, e claro, utilizar um local SEGURO para armazenar o backup.

Mas... para ficar "realmente" precavido, é bom primeiro você "planejar" o seu backup, ou seja:

  • O que deve ser copiado?
  • Que programas?
  • Que dados?
  • Frequencia do backup
  • Local de backup

Enfim, gaste uma horinha, coloque tudo no papel, anote tudo! E depois é só procurar os programas necessários, o hardware necessário e criar uma ROTINA (seja de forma automática pelo sistema ou mesmo manual com um lembrete de papel para você não se esquecer)!

O mais importante é: esteja CERTO de tudo que você quer manter seguro, periodicamente reveja seus conteúdos, e SEMPRE lembre-se de manter o backup atualizado.

Bom, vamos então à parte prática:

QUE TIPO DE BACKUP?

Parece simples de responder: o que manter backup, mas nem sempre é assim.

IMAGEM DE DISCO:

A maneira mais SIMPLES que temos na decisão "do que" manter backup é: TUDO! Ou seja, sistema, programas, dados, etc.
Esta solução (backup de tudo), funcionará na maioria dos casos! Ela consiste em fazer um backup "TIPO IMAGEM DE CONTEÚDO" do HD, ou seja, é criada uma imagem física do seu HD em outro HD ou em um arquivo, utilizando ou o próprio hardware (função RAID encontrada em algumas máquinas... você poderá conhecer mais sobre RAID aqui mesmo na área de Dicas clicando AQUI), ou programas específicos para isto como o Norton Ghost ou o Drive Image ou mesmo o Clonezilla (este freeware) dentre outros. O Windows 7 já oferece um backup na sua ferramenta nativa de backup (confesso que ainda não testei, mas em breve irei fazer isto como um artigo, pois se funcionar bem, é menos um programa para instalar).

A grande vantagem desta solução é que você simplesmente garante que terá um sistema no ar quase que instantaneamente se houver algum problema no seu disco.
A grande desvantagem é que este tipo de backup funcionará somente para restaurar em um sistema de hardware IDENTICO, ou seja, se a sua placa mãe pifar, e você for instalar uma nova, esta solução não irá atender. Do mesmo modo, se você for fazer algum "upgrade" (de SO ou de programa), ela também não irá atender.
Outro problema é que você terá o desperdício praticamente de um disco (ou do espaço correspondente a um no caso de programas de imagem de HD), para poder manter este backup.

BACKUP SELETIVO DE DADOS:

Esta maneira é a que dá mais trabalho, porém permite que você seletivamente escolha o que deseja manter cópia e fazê-lo com uma periodicidade adequada. No caso de um upgrade de programa, de sistema operacional, de placa-mãe, esta será a unica maneira que permitirá restaurar o conteúdo numa máquina totalmente nova, com novo hardware diferente do anterior.
Basicamente você selecionará o que deseja fazer backup (arquivos de dados, emails, configurações, etc), e utillizar um programa para fazer este backup para você.
Dentre alguns destes programas, um dos que mais gostei foi o Cobian Backup (para Windows, que uso atualmente e depois irei fazer um artigo sobre ele), que permite que você automatize seu backup, roda como serviço imperceptivel para o usuário comum e garantindo backup de várias maneiras, mas tem também o EZ Backup e o BackRexx dentre outros.

É muito interessante também para home offices ou pessoas que lidam com imagem e vídeo, e utilizam dispositivos externos para armazenamento de seus arquivos de imagem e vídeo em backup.

BACKUP INTEGRADO:

Para quem deseja realmente estar seguro, no caso de pessoas com grande quantidade de conteúdo ou dados e com necessidade de garantir estar sempre com máquina funcionando, a opção a adotar (eu pessoalmente estou pensando em adotá-la no meu micro principal) é fazer OS 2 backups ao mesmo tempo, ou seja... fazer um backup TOTAL do seu HD (imagem do HD), periodicamente (semanalmente ou quinzenalmente), e backup dos dados seletivamente mais periodicamente (diariamente ou coisa parecida). Dessa forma, se o HD "pifar", pode rapidamente voltar a ativa, e restaurar se necessário por cima da imagem, o conteúdo seletivo.

QUE CONTEÚDO FAZER BACKUP:

Bom, no caso de backup seletivo é necessário decidir do que fazer backup, e achar o que deseja dentro do seu Windows (infelizmente nem sempre é muito claro onde estão armazenados os conteúdos dentro do seu sistema).

  • EMAILS: Se você usa um programa cliente de emails como o outlook ou o thunderbird, o ideal é você utilizar um programa de backup específico para ele. Você encontrará aqui mesmo na área de dicas ou na área de indicação de programas no site, algumas opções. O bom destes programas é que copiam tudo: emails, configurações de contas, filtros, etc.
  • DOCUMENTOS: Normalmente no Windows eles ficam guardados na pasta "Meus Documentos". É interessante também você ter uma pasta específica onde você passe a guardar os seus documentos do dia a dia.... facilita depois para definir o conteúdo do backup.
  • EMOTICONS: Para quem usa MSN, e usa muito emoticons, etc., usar um programa para copiá-los, ou fazê-lo manualmente para uma área de backup
  • FAVORITOS do navegador. Ao longo do tempo normalmente vamos guardando vários endereços de sites nos favoritos. Se tiver que reinstalar num sistema zerado, pode ser dificil de lembrar algum site mais escondido que tinha sido guardado
  • USUÁRIOS E SENHAS: hoje em dia temos que guardar uma infinidade de informações de usuários/emails e senhas que usamos nos diversos sistemas existentes na internet (facebook, orkut, youtube, gmail, fóruns, twitter, etc... e por aí vai). O ideal para estes casos, é você utilizar um programa gerenciador de senhas (tipo o Roboform, Keepass, dentre outros)
  • PROGRAMAS ESPECÍFICOS: Alguns programas permitem que a configuração do mesmo seja "exportada" para um arquivo XML (por exemplo), como é o caso do programa cliente de FTP Filezilla dentre outros, assim, verifique nos seus programas quais possuem esta opção pois podem não estar sendo guardadas no diretório do usuário no Windows.
  • DICIONÁRIOS ESPECÍFICOS e MOLDES DO OFFICE: Normalmente armazenados em diretório especifico de cada usuário. O ideal é copiar TODO o diretório do usuário no Windows ou no caso de usar programas específicos de backup, selecionar o que deseja.

  • ROTINAS: No caso de alguns programas como Adobe Photoshop, e outros, é possível a criação de rotinas para processamento em batch ou para automação. Caso você utilize estas facilidades, lembre-se de realizar backup destas rotinas também.
  • etc. (seria interessante conversar sobre conteúdos a realizar backup e sua localização lá no fórum do boadica (http://www.forumboadica.com.br).

ONDE FAZER BACKUP:

Bom, acima vimos algumas informações sobre tipos de backup, programas, conteúdo a realizar o backup, mas ficou faltando ONDE fazer o backup.

Antigamente pensava-se em dispositivos removíveis para backup (diskette, fita, zip-disc, CD, DVD, etc). Atualmente já poucos se utilizam destas opções, basicamente por 2 razões: deterioração da Mídia (estas mídias em alguns anos ficam inutilizadas), e capacidade da Mídia (o crescimento dos sistemas e dados, requerem backups cada vez maiores com 10, 20, 30 ou mais Gigabytes).

Atualmente a principal opção que é utilizada são Disco adicional dentro do próprio gabinete do micro e Discos Externos para backups grandes e pen-drives ou cartões de memória para backups menores. A Apple atualmente automatizou essa operação de backup com o opcional "Time Capsule", que consiste em um Disco Externo e um Software que realizam o backup para o usuário do sistema Mac OS.

Na opção de Discos Externos gerais, você encontrará discos externos já montados, ou pode colocar um HD num gabinete externo (aqui na área de dicas você encontrará artigo sobre case externo para disco).

Não dá para descartar a utilização de pen-drives e cartões SD de memória como dispositivo de backup... ainda mais que estes dispositivos estão com cada vez maior capacidade, já sendo encontrados pen-drives com 256 GB e cartões de memória SD de 128GB (nestes casos, cuidado com os produtos FALSOS... será motivo de outro artigo).

Alguns profissionais já possuem tanta coisa para guardar em backup (imagens, videos, etc), que já estão utilizando até dispositivos maiores, para backup em rede com "arrays externos" de disco:

Lenovo Ideacenter

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Bom, ainda teremos muito a conversar sobre backup... sei que muitos não tem o mínimo interesse pelo assunto, mas isto só acontece porque ainda não tiveram o dissabor de perder conteúdo irrecuperável em uma situação de defeito em disco ou situação similar. O valor do backup só será sentido no dia que ele seja necessário, afora isso, é só trabalho adicional para o nosso dia-a-dia, por isto, para minimizar possíveis problemas e diminuir o trabalho o ideal é: planejar e automatizar!

Irei dar continuidade a este assunto com a apresentação de alguns dos ítens que listei acima de modo genérico, com artigos específicos (HD Externo, programa de backup, conteúdo de backup), podendo então considerar este artigo como uma introdução!

Comecem a pensar melhor no seu backup!!!


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento como HD, memória, etc? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR