Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

FOTOS EM AÇÃO

José Dias - 30/08/2010

As sequencias de fotos oferecem uma perspectiva verdadeiramente surpreendente para cenas de ação. Elas permitem ao espectador ver a evolução de algo que está acontecendo. Ao contrário do vídeo, todas as partes importantes estão congeladas, para que possamos ver cada etapa. Existem vários esportes, onde as sequencias de ação podem fazer a diferença em criar "aquela" foto. Sequencias de fotos permitem transmitir movimentos de uma forma que as fotos normalmente não podem.


Sequencia de fotos no Red Bull Air Race - Etapa Rio de janeiro

O que você vai precisar

  • Uma câmera digital que possibilite disparar várias fotos em sequencia (Burst Mode ou Continuous Shooting Mode). Você não precisa de uma DSLR, pode ser uma tipo point and shoot* por exemplo;

  • Um tripé;

  • Adobe Photoshop ou outro programa similar para a montagem das fotos.

*Algumas point and shoot vão permitir que você faça várias fotos em sequencia, mas esteja ciente que nem sempre é possível tirar fotos tão rápido como numa DSLR. Note também, que algumas câmeras podem tirar as primeiras fotos de uma sequencia rápidamente, mas, em seguida, começarem a aumentar o tempo entre uma fotografia e a posterior, pois necessitam esvaziar o buffer interno primeiro. Para ver o que a sua câmara pode oferecer, faça alguns testes primeiro.

Se tudo estiver certo, mãos à obra.

Preparando a sua câmera

Coloque sua câmera em um tripé, este deve estar em um local firme. O tripé deverá estar travado, impedindo que sua câmera se movimente. Isso garantirá que todas as fotos sejam feitas exatamente na mesma posição e tenhamos todos os frames iguais.

É indispensável travar as configurações da câmera. Você precisa que todas as fotos tenham exatamente as mesmas configurações. E a única forma de fazer isso é com os ajustes manuais. Pode-se começar com o Shutter Priority, colocando a velocidade do obturador em 1/500 seg. Tire uma foto do local onde ocorrerá a ação e certifique-se que tudo está como gostaria, verifique os valores de abertura e ISO e se te satisfazem, altere a câmera para o modo manual e utilize exatamente essas configurações de abertura e ISO. Isso garantirá que todas as fotos serão expostas exatamente da mesma maneira. O white balance (balanço de branco) deve ser exatamente o mesmo também.

Outra configuração importante é o foco, ele deve ser regulado e travado, caso contrário, sua câmera tentará focar o objeto e isso pode não dar certo, ocasionando fotos fora de foco.

Fazendo a sequencia de fotos

Aguarde até que a ação ocorra e segure o botão do obturador, enquanto "as coisas acontecem". Pressione o botão do obturador um pouco antes da ação e deixe assim até a ação terminar.

As seis fotos da sequencia abaixo foram utilizadas para montar a foto que ilustra o início desta matéria. O equipamento utilizado foi uma Canon 40D com uma lente 55-250@250 mm, f/10, 1/500 s, ISO 200. Lembre-se que para tirar fotos rápidas você precisa de muita luz.


As seis fotos utilizadas

Agora, você precisará juntar todas as fotos da sequencia em uma só. Para isso você precisará do Photoshop ou do Photoshop Elements, ou de qualquer outro programa, deste que permita trabalhar com layers.

Abaixo algumas sugestões de programas gratuitos:

  • Paint.NET link para download aqui

  • Gimp link para download aqui

O trabalho agora é bem parecido, para não dizer o mesmo, que o apresentado na dica dos clone (leia clicando aqui)

Para facilitar, estamos preparando um vídeo explicando a montagem das fotos.

Agora você precisa colocar a sua criatividade para trabalhar e sair para fotografar a sua sequencia. Depois não deixe de voltar para conferir a fotodica de como montar a sua sequencia.

Até breve e divirta-se.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR