Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

WEBCAM SEM FIO X CONCEPT C-152

Antonio Vilhena - 02/06/2010

Já a algum tempo que coloco aqui nos meus artigos algumas preferências que tenho por organização e por facilidade de uso em gadgets de informática, e uma das coisas que mais me atrai são dispositivos sem fio, pois organizam e deixam minha mesa de trabalho menos bagunçada com aquela montoeira de fios ligando os diversos dispositivos que uso.

A conexão sem fio atualmente pode ser feita por diversos tipos de modalidades diferentes como wifi, bluetooth, rádio, etc., e cada uma tem sua aplicabilidade.

Aqui no meu sistema, tenho um pouco de tudo... teclado e mouse sem fio, rede sem fio, e uma das coisas que me aborrecia era a minha webcam que ainda tinha um raio de um cabo passando por trás dela até a traseira do meu micro... TINHA... porque recentemente passeando pelo BoaDica, encontrei uma web-cam sem fio e fui direto procurar mais informações e finalmente comprar para mim... era a webcam modelo C-152 da XConcept: http://www.boadica.com.br/produtos/p65704

Fui correndo na loja, e comprei uma! Demorei um pouco para instalar aqui porque acabei tendo que viajar, mas foi a primeira coisa que fiz assim que retornei, e aproveito então para fazer este artigo para vocês conhecerem melhor a câmera, e para ajudar aqueles que quiserem também instalar e usa-la.

A câmera vem bem acomodada na caixa, e traz no seu interior tudo o necessário para instalação e uso:

E dentro da caixa você encontrará a câmera, o transmissor, o cabo para carregamento da bateria da câmera, manual e cd de instalação.

As características da câmera são bem interessantes:

  • Alcance de 5.0 metros
  • Resolução de 8 Mp
  • Conexão sem fio RF 2.4 GHz
  • Receptor USB
  • Microfone Embutido
  • Snapshot (botão para tirar fotos)
  • Brilho, contraste e saturação automáticos
  • Compatível com Windows 7, Vista, XP, 2000, Me
  • Compatível com MSN, Skype, Yahoo
  • Sensor CMOS: Resolução VGA
  • Taxa de atualização:
    • 320 x 240: +/- 25 fps
    • 640 x 480: +/- 5 fps

A facilidade de ser sem fio e com isso não ficar pendente de estar colado na frente dela já auxilia bastante, e poder ainda fazer capturas (fotos), é outra função que aliada ao fato de ser sem fio traz novas aplicações para seu dia-a-dia.

Vejamos a câmera em detalhes:

Um fator que achei bem interessante também, é o fato dela possuir uma chave de ligar/desligar. Com isso economiza-se a bateria, e evita-se o risco de receber uma ligação e esquecer que ela está ligada (a luz vermelha de ativação é bem visível).

O botão de tirar fotos também é muito bem posicionado, e a construção da câmera apesar de ser plástico, é relativamente firme.

Bom, passando para a parte de instalação, olhando o manual (que é bem escrito e simples de seguir), verifica-se que basta instalar o software que acompanha no mini-cd... passemos então a esta fase:

Coloca-se o CD no leitor e inicia-se o instalador (normalmente instala-se o software ANTES de se conectar qualquer dispositivo, portanto, aconselhamos a fazer isto SEM CONECTAR nada no micro).

Primeiro instala as bibliotecas do Visual C:

Após isto, passa para a instalação do AMCAP (utilitário de controle de webcam):

IMPORTANTE: ele oferece a opção de instalar somente para o usuário em questão ou para todo mundo que usa o micro... escolha corretamente o que deseja:

Pronto, é só confirmar que ele passa a fazer toda a instalação sem mais nenhuma pergunta:

Após a instalação o ICONE do Amcap irá aparecer no seu desktop.

Neste momento, você poderá conectar o dispositivo de controle da câmera na porta USB, que o Windows já fará o reconhecimento do mesmo (podemos ver abaixo que ele foi reconhecido como USB Camera).

Ao chamar o aplicativo Amcap para testar, caso você tenha instalado no seu sistema o ffdshow, poderá receber a mensagem abaixo... basta passar adiante.

Pronto, o dispositivo já está funcionando (teste abaixo). A partir deste ponto, os seus aplicativos Windows (Skype, MSN, etc.), já poderá também utilizar o dispositivo automaticamente.

No utilitário Amcap, você irá encontrar algumas opções, todas facilmente acessíveis pelo menu:

Primeiro é interessante definir os diretório de captura (de áudio, de vídeo e de fotos... pode definir um diretório diferente para cada caso).

Na parte de opção de vídeo, você poderá acertar com mais precisão características de vídeo e de áudio (ou para a maioria dos usuários, deixar no automático), mas para aqueles que gostam de experimentar, vão ter algumas opções interessantes.

Por fim, você pode também controlar a captura de vídeo, captura de áudio ou apenas tirar fotos (no caso de fotos, também há um botão na câmera especifico para isto):

Como vemos, a câmera é bem fácil de instalar, de usar (fora do Amcap, ela é automaticamente reconhecida pelos demais aplicativos Windows), e com características muito boas.

Conclusão:

Bom, por enquanto passou-se somente alguns dias deste que instalei a câmera, mas até agora está funcionando perfeito. Alguns testes que fiz com relação à distância que ela funciona à partir do emissor/receptor realmente não decepcionam. Funcionou até a uns 10 metros, porém quanto mais distante, pior a taxa de refresh, ou seja, começa a fica bem picotado... a uns 2 ou 3 metros funciona perfeita, mas a partir daí começa a haver alguns atrasos, mas dá para tirar fotos a mais de 10 metros sem problema.

O som e a captura de imagem não desapontam e como falado acima, quem quiser brincar um pouquinho com os controles pode conseguir uma imagem bem melhor.

O principal (para minha neura): o fato de ser sem fio (e com o botão de ligar e desligar), é ÓTIMO para manter a sua mesa de trabalho organizada... como não uso o skype/msn constantemente com vídeo, ela fica num canto e quando preciso é só trazê-la para frente, ligar, e pronto... sem me preocupar com fio nem nada!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar sua Webcam? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR