Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

FOTOS & VÍDEOS NO LIMITE

José Dias - 08/06/2010

Quando eu paro e penso o que alguns fotógrafos e cinegrafistas fazem para conseguirem boas imagens, fico assustado. São especialistas em capturar imagens de tubarões brancos, vulcões, voos sobre corredeiras....o risco está ali, pertinho.... bem, não necessariamente.

Hoje, devido a qualidade que os equipamentos digitais oferecem, seu leve peso, lentes cada vez mais poderosas e o custo cada vez mais baixo, é possível desenvolver acessórios que possibilitem a captura dessas imagens com um certo grau de segurança e conforto. Garantindo à qualquer diretor uma cena "chocante" em seu filme ou uma foto de deixar o queixo caído.

"O mundo moderno da fotografia da vida selvagem está saturado com milhares de fotógrafos talentosos produzindo um grande número de fotografias incríveis. Como resultado, é difícil produzir fotos originais sem realmente extrapolar os limites e lutar por novas perspectivas. Muitas vezes, isso significa colocar a câmera em lugares que pode parecer à primeira vista impossível." Will e Matt Burrard-Lucas

Em busca de uma nova abordagem para fotografar a vida selvagem, os irmãos ingleses Will e Matt Burrard-Lucas tiveram uma ideia extravagante: montar um carrinho de controle remoto equipado com câmara.

O carro de controle remoto está equipado com potentes motores, pneus off-road, baterias de longa duração, uma câmera SLR digital e dois flashs. Nos primeiros testes o BeetleCam descobriu que um leão mais atrevido pode terminar com a "festa" em minutos. Isso mesmo, um leão destruiu a câmera do primeiro teste, uma Canon EOS 400D.

Os fotógrafos viajaram para o sudoeste da Tanzânia, onde testaram seu invento, chamado BeetleCam. O vídeo de "lançamento" do BeetleCam pode ser visto logo abaixo.

Não deixe de visitar o site dos irmãos Will and Matt Burrard-Lucas em http://www.burrard-lucas.com/ e ler diversas outras histórias e ver as fantásticas fotos.

Fotos e vídeos aéreos são, por força de se usar uma aeronave, tipos de trabalhos que podem ter um custo elevadíssimo. Mas a maneira que o cinegrafista e rádio-piloto de aeronave controlada, Eric Austin desenvolveu é muito interessante. Ao combinar essas duas habilidades, ele é capaz de oferecer aos clientes imagens de tirar o fôlego com um custo bastante reduzido.

O trabalho que Eric Austin vem realizando não é, como o dos irmãos Burrard-Lucas, nenhuma novidade no mercado de foto e vídeo, mas por algum motivo ganhou maior destaque. O uso de aeromodelos para fotografias aéreas já existe há alguns anos, inclusive no Brasil, basta uma rápida pesquisa na internet para ver a quantidade de empresas oferecendo esse tipo de serviço. Talvez o grande diferencial de Eric seja o uso de uma DSLR, uma Canon 7D, gravando em Full HD e a notícia que em breve estará oferecendo filmagens com câmeras mais pesadas, como Sony, Panasonic e Red One.

Veja o vídeo e visite o site http://helivideo.com/

KAP ? Fotografias aéreas com pipas (papagaios de papel)

Mais em: http://obviousmag.org/archives/2009/09/kap_fotografias_aereas_pipas.html#ixzz0mWDY0oxc
 
KAP ? Fotografias aéreas com pipas (papagaios de papel)

Mais em: http://obviousmag.org/archives/2009/09/kap_fotografias_aereas_pipas.html#ixzz0mWDY0oxc
 

Uma outra modalidade de se fazer fotografia aérea é utilizando pipas, papagaio de papel em algumas regiões do Brasil. KAP é a sigla de Kite Aerial Photography, ou seja, fotografia aérea com pipa. E desde 2006 vem sendo o trabalho de José Vladimir, curitibano (técnico em eletrônica) que transformou o hobby em profissão, montando sua própria empresa, a Kap Brasil, que oferece seus serviços para diversas áreas. O grande diferencial da fotografia aérea com pipa e o baixo custo.

Veja o vídeo com a matéria abaixo e visite: http://www.kapbrasil.com/

 

Life (Vida) é uma série de documentários da natureza, que foi ao ar de outubro a dezembro de 2009 (UK), aqui no Brasil foi lançada em março de 2010. A série, produzida pela BBC Natural History Unit em associação com Discovery Channel e Skai TV, tem uma visão global das estratégias e comportamentos extremos que os seres vivos adotaram para sobreviver. A série demorou quatro anos para ser feita, foi toda gravada em high definition (HD), utilizando também câmeras de alta velocidade e super macro. É considerado o documentário mais caro da história, £10 milhões de libras (a BBC nunca confirmou o valor).

A série é formada por 10 episódios, todos simplesmente fantásticos. Talvez o episódio que causou maior impacto ao público e que possui umas das cenas mais demoradas para ser finalizada, dois anos para ser exato, e que certamente deu mais trabalho aos seus produtores, foi uma cena do episódio "Plants" - Plantas.
A cena é um time-lapse (leia mais clicando no link http://www.boadica.com.br/dica/705/time-lapse) realizado em uma floresta na Inglaterra.

O making of, Life on Location, do vídeo abaixo, mostra o sucesso que a criatividade aliada a tecnologia pode alcançar.

Narração: David Attenborough
Cameraman: Tim Shepherd
Produção: Neil Lucas
Produção executiva: Michael Gunton

Note: dPS will take no responsibility to damage to your dSLR if you choose to give this a go. Blame the team at Heli Video Productions for that!

Read more: http://digital-photography-school.com/shoot-your-own-aerial-video-with-a-dslr-dont-try-this-at-home-kids#ixzz0mVclHHdc
 

Nota: O BoaDica não se responsabiliza se você quebrar sua câmera tentando umas das proezas acima!

Divirta-se!

Caso você não esteja vendo os vídeos acima, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR