Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TIME-LAPSE

José Dias - 26/03/2010

Time-lapse é uma técnica muito usada em vídeo na qual um evento é fotografado em determinado período de tempo.

Esta técnica não é nenhuma novidade, mas de alguns anos para cá ganhou uma nova força, principalmente pela facilidade que as câmeras digitais proporcionaram. Com os lançamentos de câmeras tapeless (câmeras de vídeo que não usam fitas) como Sony F350, PMW EX1, PMM EX3, Panasonic HVX200 e mais algumas, realizar um time-lapse ficou fácil e econômico.

Pode-se gravar um quadro de cada vez durante um longo período de tempo sem desperdício de mídia, sem ter que capturar tudo depois para a ilha de edição, bastando clicar e arrastar e uma capacidade de controlar todos os ajustes da sua câmera, que antes era bem mais trabalhoso. O time-lapse agora é possível até para os menos experientes.


Da direita para esquerda: Panasonic HVX200, Sony PMW EX1, Sony PMW EX3 e Sony F350.

Tenho a impressão que o mais recente boom desta moda aconteceu mesmo foi com a utilização de câmeras fotográficas digitais, mais precisamente as DSLRs. Pois são mais baratas que câmeras de vídeo, oferecem uma ótica de ótima qualidade e com a possibilidade de se intercambiar lentes, o que abre novas possibilidades. Além da manipulação em softwares de edição de fotografia, maior qualidade em pós-produção com o formato RAW, podendo chegar facilmente aos 4K de definição. FULL HD possui 1080 linhas horizontais por 1920 verticais, já 4K possui 4096 linhas horizontais por 2160 verticais. Isso significa qualidade suficiente para cinema.


As DSLRs, da direita para esquerda: Nikon D300/s, D700 e D3/s.

Os modelos da Nikon D300/s, D700, D3/s já possuem esta função de fábrica. Nenhum modelo da Canon possui esta função de fábrica, sendo necessário a compra de um acessório chamado intervalometer ou Timer Remote Controller, que nada mais é do que um controle remoto de tempo. O modelo para as câmeras Canon EOS 1v, 1v-HS, 3, 1D, 1Ds, 1D Mark II, 1D/1Ds Mark III, 5D/5D-Mark II, 7D, 10D, 20D, 30D, 40D, 50D, D30 & D60 é o TC-80N3. Para cada tipo de câmera existe um tipo de controle correspondente. Além, é claro, dos modelos similares fabricados na China e que funcionam perfeitamente e são bem mais baratos.

A esquerda o modelo Canon Timer Remote Controller TC-80N3. A direita modelo similar chines.

Esses controles permitem gravar um frame em intervalos de tempo que vão de 1 sec. até 99 horas, 59 min., 59 sec. dando a oportunidade ao fotografo de explorar uma gama de possibilidades.

Neste artigo vamos explicar como fazer um time-lapse utilizando um DSLR. Se você não tem uma DSLR não fique triste, no próximo artigo vou explicar como realizar um time-lapse utilizando uma digital compacta.

O que você vai precisar

  • Uma DSLR;

  • Um tripé ou uma base firme;

  • Um intervalometer, no caso da Canon o TC-80N3 ou similar (estou usando o similar);

  • Baterias carregadas ao máximo;

  • Cartões de memórias de grande capacidade.

Para este artigo regulei a câmera para fotografar JPEG, mas o ideal seria trabalhar com RAW, para ter mais opções de pós-produção. O foco deve estar sempre no manual. Uma detalhe importante é colocar o tripé em um local que não vibre, pontes e locais que passam veículos pesados sempre tem um vibração que pode não ser o melhor para o seu vídeo.

O macete é controlar a exposição e fazer alguns testes, verificar pelo histograma se tudo está ok, pois depois de começar o time-lapse não se deve alterar as configurações da câmera.

Se você vai usar longas exposições deve observar o intervalor que quer que o próximo disparo aconteça, pois se colocar um intervalo muito pequeno a câmera ainda estará processando o disparo anterior.

No time-lapse que fiz para ilustrar esta matéria, utilizei um intervalo de 2 segundos entre as fotos e trabalhei com uma Canon 40D em Aperture Priority.

Depois de descarregar as fotos no computador você poderá processá-las em uma infinidade de programas de edição. Neste vídeo eu utilizei o Quicktime Pro 7 para montar a sequência de fotos e o Vegas Pro 9 para aumentar a velocidade e crop.

Para montar sua sequência de fotos no Quicktime Pro 7 vá em Arquivo, abrir sequência de imagens, clique na primeira foto da sua sequência, escolha quantos frames por segundo deseja e clique em Abrir.

As imagens abaixo mostram todas as etapas para montar a sequência de fotos.

Após processar o Quicktime Pro 7 abrirá a sequência, provavelmente em um tamanho enorme que não caberá na sua tela, para resolver esse detalhe vá em visualizar e escolha Ajustar à Tela.

Feito isso, é hora de exportar o seu vídeo, mas antes alguns ajustes podem ser feitos.

Para exportar o seu vídeo vá em Arquivo e clique em Exportar.

Selecione o local aonde quer salvar seu vídeo e o tipo de arquivo. Logo após clique no botão Opções para ter acesso as configurações que o Quicktime Pro 7 oferece (Figura 1 na imagem abaixo). Em Definições de filmes (Figura 2) temos as opções de Definições, Filtro e Tamanho. Em Definições (Figura 3) temos duas opções importantes: O tipo de compressão e a velocidade dos fotogramas (fps), depois de configurarmos estas opções damos OK e podemos aplicar algum filtro caso haja interesse. No vídeo deste artigo nenhum filtro foi aplicado. Finalmente vamos para a nosso terceiro ajuste, a definição de tamanho (Figura 4). Nosso time-lapse foi feito em HD 1920 X 1080 16:9.

Abaixo a Figura 4 em destaque com as opções de tamanho de vídeo.

Agora só resta clicar em Salvar para ter a nossa sequência de fotos transformada em vídeo. Caso você queira fazer mais algum ajuste no vídeo, como aplicar filtros, pan & crop ou alterar a velocidade do vídeo, basta utilizar qualquer programa de edição de vídeo.

Assista ao vídeo para ver como ficou nosso time-lapse.

Divirta-se e até a próxima.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR