Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

DIY - DIFUSOR PARA CÂMERA DIGITAL

José Dias - 16/03/2010

Um difusor, caso você não saiba, é um acessório muito utilizado em foto e vídeo e tem como função suavizar, difundir a luz. Essa luz pode ser artificial, como é o caso de iluminação por diferentes tipos de lâmpadas e flashes ou natural, neste caso o Sol.

O Sol é a maior fonte de luz que existe e é ele que norteia toda a referencia sobre iluminação. Portanto, quando utilizamos os termos luz dura ou luz suave, estamos na verdade nos referindo a qualidade da luz em relação ao objeto iluminado.

  • Quando a luz ilumina o objeto diretamente. Dizemos que é uma luz dura, luz direta.

  • Quando a luz ilumina o objeto indiretamente. Dizemos que é uma luz suave, ou seja, difusa.

A diferença entre as duas é que na luz dura as sombras são nítidas e muito bem definidas, com grandes contrastes. Na luz suave ou difusa não há uma definição dos contornos das sombras e os contrastes são amenizados.

Quando queremos fazer uma foto e precisamos suavizar a luz do flash, utilizamos o difusor.

Alguns difusores usados em flashes externos



Difusor para flash tipo POP-UP de DSLR


A esquerda, foto foi realizada usando o difusor. A direita a mesma foto sem difusor.

As duas fotografias acima mostram bem a diferença de uma foto com e sem difusor. Repare que na foto da esquerda existe menos contraste e a sombra atrás do boneco é bem mais suave do que a da foto da direita. Essas fotos foram feitas utilizando o flash pop-up com o difusor da foto acima.

O problema é quando não temos esses difusores a mão ou esquecemos de leva-los ou utilizamos digitais compactas.

Agora a sigla do título desta matéria fará sentido, DIY é abreviatura de Do It Yourself, que traduzido para o português significa: faça você mesmo. São projetos na sua grande maioria simples e de baixo custo.

O nosso projeto será criar um difusor simples para usar no flash da sua câmera digital, para os que não possuem nenhum ou para o caso de emergências!

Na primeira opção, usaremos uma caixinha de filme 35mm. Repare que você terá que corta-la na lateral para que ela encaixe no flash pop-up da sua câmera.


A esquerda, a caixinha de filme já cortada. A direita o flash pop-up.

Depois você só precisa encaixar a caixinha com o corte virado para a base do flash e tampa-la com a tampa da caixinha.

Caso o flash da sua câmera não caiba na caixinha, você poderá usa-lo em pé. Para isso, será necessário cortar o fundo da caixinha, como mostra a figura abaixo.

Caso não possua nenhuma caixinha de filme, você poderá utilizar um copo plástico ou de isopor.

Um outro difusor para este tipo de flash que também é encontrado no comercio, é mostrado nas fotos abaixo. Basicamente é uma folha na frente do flash.

Podemos construir um difusor como o mostrado acima utilizando papel vegetal grosso ou uma folha de um plástico translucido, como apresentado na imagem abaixo.

No caso das digitais compactas você pode utilizar um pedaço de papel branco na frente do flash, um guardanapo ou um pedaço de plástico branco leitoso. Tome cuidado no momento de fixar no flash, para que nada fique na frente da lente da câmera.

O difusor para flash pop-up possui além da cor clássica branca, a opção azul e um tom alaranjado. Essas opções podem ser usadas para criar algum efeito ou um clima diferente na foto. Com as digitais compactas isso pode ser conseguido usando um pedaço de papel celofane.

Lembre-se que o melhor é usar o equipamento correto e que todas as outras opções são na verdade um "quebra-galho" que pode salvar a sua foto.

Boa fotos e até o próximo encontro.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR