Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TECLADO E MOUSE SEM FIO LABTEC

José Dias - 18/01/2010

Há algum tempo que queria reduzir a quantidade de fios da mesa de trabalho, a desculpa para comprar um kit de teclado e mouse sem fios veio junto com a montagem de um novo computador. Junto, também veio a pesquisa para saber o que comprar entre tantas opções que o mercado oferece.

Existem diversos modelos e marcas no mercado, atendendo a todos os gostos e bolsos! Alguns desses kits deixam a desejar no quesito qualidade de acabamento e tamanho. Procurava um teclado sem muitas firulas e um pouco mais compacto e um mouse confortável, com um bom formato para a mão e que possuísse um peso adequado, pois não gosto de mouse muito leve, e é claro que fosse preciso.

Depois de me deparar com diversos modelos, comecei a eliminar os de valores mais elevados, e acabei encontrando o que procurava, o Media wireless Desktop 800, da Labtec, que é fabricado pela Logitec.

Reparando na imagem acima, vocês perceberão que o teclado possui um organização um pouco diferente nas teclas, praticamente é um teclado de notebook acrescido da parte numérica de um teclado convencional. Há também 9 teclas multimídia para que seja possível controlar o player, abrir o navegador, e-mail e pesquisa. Teclas mais do que o suficiente para uso normal do dia a dia. O teclado é bem confortável e com teclas macias, embora exija um tempo para se adaptar, nada que um dia de trabalho não resolva.

Tanto o teclado quanto o mouse são alimentados por duas pilhas tipo AA (inclusas no pacote). Recomenda-se usar as do tipo alcalina ou recarregáveis de NiMH (Níquel-hidreto metálico), para uma maior durabilidade.

O teclado possui uma luz indicativa de baixa carga nas pilhas e é resistente a líquidos.

A foto acima apresenta todos os itens que acompanha o produto.

  • O teclado Labtec® media wireless 800
  • O mouse óptico wireless de 1000 dpi
  • O receptor de sinal de 27 MHz 
  • O cabo extensor USB
  • 4 pilhas alcalinas AA
  • Cartão Quick-start
  • 2 anos de garantia
  • Suporte completo

Exigências do sistema:

  • Windows® 2000, Windows® XP, Windows Vista?
  • Porta USB para o receptor de sinal

Um dos itens que me agradou, foi a garantia de 2 anos dada pelo fabricante e o suporte via fone, que infelizmente não é uma ligação gratuita. Caso precise entrar em contato com o suporte técnico, a ligação deve ser feita para o número (11) 3444-6762


Quatro pilhas AA alimentam o conjunto de teclado e mouse. Pode-se notar também os botões vermelhos para o sincronismo do sistema.

O mouse tem um peso adequado e um formato confortável e é dotado de dois botões além do scroll wheel, a famosa rodinha. Possui 1000 dpi e indicador de bateria fraca. Como eu estava acostumado com mouse de cinco botões, senti um pouco a falta deles para navegar na internet. O mouse trabalha bem direto em cima da mesa, sem o auxílio de um mouse pad.

Instalação:

Não há necessidade de instalação de nenhum software para o conjunto funcionar, os drives nativos do sistema operacional se encarregam de reconhecer o teclado e o mouse. Para realizar a instalação, deve-se ligar o computador sem o teclado e mouse instalados, conectar o receptor a uma porta USB, em seguida instalar as pilhas no teclado e mouse. Feito isso, clica-se no botão de sincronismo do receptor e dentro de 10 segundos o botão de sincronismo do mouse, espera-se 15 segundo e clica-se novamente no botão de sincronismo do receptor e dentro de 10 segundos o botão de sincronismo do teclado. Pronto, o seu kit de teclado e mouse sem fio deverá funcionar corretamente.

A primeira instalação foi em um computador com Windows XP Pro SP3, e me levou a crer que o mouse estava com problema, pois embora o teclado tenha funcionado corretamente, o mouse não funcionou, nem sequer foi reconhecido. Visitei o site da Labtec http://www.labtec.com e mesmo seguindo as instruções de correção de problemas não obtive sucesso. Bastava agora verificar se o produto realmente apresentava problemas.

Retirei o kit do computador e instalei-o em outra máquina, esta com Windows Vista e para minha grata surpresa, tudo funcionou corretamente. Sinal de que havia um conflito de hardware anteriormente, mesmo nada sendo acusado pelo sistema.

Resolvi tentar em uma terceira máquina, também com Windows XP Pro SP3, afim de me certificar se havia algum problema com o suporte a este sistema operacional. Depois de instalado, o conjunto funcionou perfeitamente também. Sinal de que realmente era um conflito na primeira máquina. Pensei em ligar para o suporte técnico para pedir uma ajuda, mas como o computador "problemático" estava rodando perfeitamente, resolvi deixar quieto, para evitar concertar de um lado e estragar de outro.

Estou usando o produto a 2 meses e estou bem satisfeito. Os comentários espalhados pela internet são positivos, mas uma informação não consegui descobrir: Qual a duração das pilhas no conjunto? Espero que pelo menos dure 6 meses, que é o que dura no kit do concorrente.

Até breve.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR