Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

CRIANDO FOTOS PANORÂMICAS

José Dias - 04/11/2009

Fotografia panorâmica, refere-se a uma vista inteira de uma área circunvizinha. Uma imagem panorâmica deve capturar um campo de visão comparável (ou maior) a do olho humano, que é de 160° por 75°.


Da Baía da Guanabara a vista do Pão de Açúcar até o Corcovado em uma única foto panorâmica realizada com uma point&shoot Canon 430

Atualmente, é possível fazer fotografia panorâmica em qualquer proporção com o uso de câmera fotográfica digital e com o uso de softwares, que possuem a capacidade de combinar várias fotos em uma única imagem, podendo atingir uma visão de até 360 graus.

Neste artigo vamos cobrir somente o uso do programa Photoshop CS3, mais existem outros softwares capazes de realizarem esta função.

É interessante saber que existem diversos estilos de panorâmicas:

  • Panorama: Quadro grande que permita ao espectador observar a paisagem como se estivesse no alto de uma montanha.

  • Panorama fotográfico: Conjunto de fotografias montadas para serem uma única fotografia.

  • Panoramas completos (360 graus): A montagem de fotografias em computador permite reconstituir panoramas completos (360 graus ao redor de um eixo de rotação) e a sua visualização sem distorções.

  • Panorama fotográfico cilíndrico: O panorama é projetado em um cilindro sendo o ângulo vertical de visão limitado a uma faixa horizontal.

  • Panorama fotográfico esférico: O panorama é projetado em uma esfera com o espectador virtualmente no seu centro sem limitações de visão.

Para se ter sucesso em uma fotografia panorâmica não basta saber usar o software para combinar todas as imagens, mas sim em realizar as fotos em si. A seguir algumas dicas de como realizar sua fotografia para depois montá-la em uma panorâmica.

Algumas câmeras possuem a função panorâmica, mas a verdade é que você não precisa usá-la para realizar sua panorâmica. Você poderá usar qualquer câmera. 

1. Usar um tripé ou uma base firme é fundamental para manter o nível do horizonte inalterado em cada disparo. Se você já tem uma certa prática, é possível realizar as fotos segurando firmemente a câmera com as mãos.

2. Para obter boas panorâmicas, lembre-se de sempre sobrepor cerca de 25% a 40% em cada foto. Menos ou mais que isso, pode não funcionar muito bem.

3. Jamais mude a regulagem da câmera de uma foto para outra, mantenha a mesma do início ao fim da sequência de fotos.

4. Fotografe na posição vertical. Quando você tira fotos e depois as combina em uma panorâmica, a tendência é de perder as extremidades superiores e inferiores da foto devido à maneira como o programa de edição trabalha para realizar as emenda. Quanto mais largo seu panorama, mais você tende a perder essas extremidades.

Uma forma simples de diminuir essa perda é tirar as fotos com sua câmera na posição vertical ? o chamado modo retrato ? em vez da orientação tradicional de paisagem.

5. Qualquer câmera fotográfica pode ser utilizada para fazer panorâmicas. No entanto, as lentes mais indicadas são as grande angulares. Para panorâmicas de 90º a 180º, os melhores resultados podem ser obtidos com lentes de 28 mm. Por outro lado, imagens em 360º tornam-se mais fáceis com lentes de 8 mm. Lentes normais (50 mm) não obtém grande riqueza de detalhes nem qualidade, devendo, portanto, ser evitadas.

6. Tire o máximo de fotos para cobrir todo o assunto que deseja.

Para realizar a foto panorâmica abaixo, foi necessário uma seguência de 8 fotos, todas realizadas com uma câmera point&shoot Canon 430.  Na falta do tripé, a mureta foi utilizada para dar o constante horizonte.


Uma sequência de 8 fotos foram necessárias para montar esta panorâmica. Point&shoot Canon 430


A sequência de 8 fotos realizadas apoiando a câmera na mureta.

Depois que descarregar as fotos no seu computador, unir as diversas partes da uma foto numa imagem panorâmica parece complicado, mas não é. O Photoshop CS3 possui o recurso Photomerge, que junta a sequência das fotos sem deixar emendas visíveis.

Assista ao vídeo para saber como montar sua foto panorâmica no Photoshop CS3.

Boa fotos e até o próximo encontro.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR