Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: INSTALANDO MODEM 3G

Antonio Vilhena - 05/10/2009

Recentemente devido a uma série de alterações em casa, eu teria que ficar sem telefone por um período, e como todo bom viciado em internet, isso foi criando uma sensação de perda que já estava me deixando sem dormir.... foi quando me lembrei da tal Internet 3G!!!! Será que funciona? Se funcionasse ia ser minha salvação!

Contatando alguns amigos que já tinham usado, fiquei animado... "dependendo do local", funciona... Epa!!! Dependendo do local??? Bom, no meu caso como eu fico na cidade do Rio, acho que não terei problemas (para aqueles que estão mais para o subúrbio ou para cidades satélites... um conselho... TESTEM ANTES DE COMPRAR, pois realmente pode não pegar).

Bom que passos seguir? O primeiro, e ESSENCIAL, é escolher a operadora!

A importância da escolha da operadora vai desde o custo da utilização do 3G, passando pela velocidade e volume de transferência permitido, indo até mesmo ao ponto de pegar ou não pegar na sua região (mesmo dentro do Rio existem "buracos negros", onde algumas operadoras pegam outras não).

Confesso que não dei a atenção necessária ao passo de escolher a operadora porque já estava com uma proposta bem interessante da OI... os pontos que achei importantes foram:

  • Se o modem funciona na minha região (zona sul)
  • Se teria uma custo na velocidade de 1MB a valor razoável (não tenho muita transferência porque era só para navegar)
  • Se poderia cancelar o serviço em mais ou menos 3 meses!
  • O aparelho teria que ser desbloqueado (ou então eu compraria o aparelho diretamente sem ser pela operadora)

Em cima do que eu tinha como premissa, acabei optando pela OI mesmo. Primeiro porque o atendimento na loja perto de casa era muito bom (o pessoal realmente era solícito e atencioso), e segundo porque poderia usar o serviço por 2 meses sem pagar nada, e o aparelho era desbloqueado.

Bom, isso decidido, passemos para a "escolha do modem". As operadores possuem vários modems para oferecer ao cliente. Além da "beleza" e da praticidade (alguns são uns trambolhos), é interessante você verificar o que mais ele oferece: Instalação sem CD, conector retrátil, suporte a cartão de memória...

Dos que tinham disponíveis, acabei optando pelo BandLuxe (pequeno, "jeitoso", sem necessidade de CD, possui até leitor de memória MicroSD).

A instalação dele é muito simples mesmo...

O primeiro passo é instalar o chip do aparelho (a instalação da memória MicroSD não é necessária):

Após a instalação do chip, basta conectar no seu micro:

Assim que conectar o seu Windows irá reconhecer (sem instalar nada "extra"):

Assim que o Windows reconhece e ativa o suporte interno necessário, será preciso reiniciar o Windows.

Logo após a reinício do sistema irá aparecer o logo de instalação do software necessário para utilizar seu modem 3G (este conteúdo de software já se encontra dentro do seu modem).

Infelizmente só temos a opção de instalação em inglês (porém o software final a ser instalado - o discador - já está parcialmente em português), porém a instalação não necessita de grandes conhecimentos para ser realizada... é só seguir os passos por aqui:

Não se esqueça de marcar que aceitas os termos da licença:

Você tem a opção de mudar o diretório de destino do software do modem....

Pronto... o software foi instalado, o discador foi instalado e o Windows irá detectá-lo automaticamente e já chamar o discador. Daqui para frente, ao plugar o modem, o Windows automaticamente já irá chamar o discador..

Esse é o discador, na realidade, basta clicar no botão de CONNECT para ele se conectar na rede 3G;

Ela já estará mostrando a operadora (no meu caso a OI), mostrará também o status (disconnected), e a intensidade de sinal (as barrinhas verdes em cima):

A princípio não precisa configurar NADA... na instalação ele já terá configurado usuário e senha padrão do acesso 3G da OI, e para começar a funcionar é só clicar em CONNECT:

Assim que você se conectar à rede 3G, ele irá mostrar no topo a palavra CONNECTED em verde. Nesta hora, você já pode fazer o que quiser na internet!

Não precisa fazer nada no Windows... pode chamar seu navegador, programa de email, etc e começar a operar na internet!

O aplicativo instalado tem algumas coisas interessantes... clicando em MENU temos alguns itens que podem ser utilizados:

As estatísticas do discador são muito importantes para você ter uma noção como está se comportando a velocidade da sua conexão:

Logo após conectar, você pode minimizar o discador para a bandeja do seu Windows:

Após ser instalado o software de conexão/discador, é criada uma conexão Dial Up no seu Windows, mas você não precisa usá-la... use o discador:

Como falei no início, o objetivo de eu ter utilizado este modem 3G era porque eu tive um período sem telefone e consequentemente sem minha conexão Banda Larga com a internet. No tempo que usei, atendeu perfeitamente as minhas necessidades gerais que é navegar na internet e baixar emails. Acredito que para atividades que demandem de maior banda (jogos, downloads, etc.), você possa sentir uma diferença mais significativa na velocidade de acesso.

Uma detalhe importante a ressaltar... quando testei a instalação em uma outra máquina que tenho, simplesmente não funcionou... o software instalava todo e não conectava. O suporte para estes casos é praticamente nulo... só falam que funciona e o problema é no seu micro... A única coisa que perguntaram mais especificamente foi o antivírus utilizado, e que com o AVIRA não funcionava (no meu caso uso o AVAST).
Pelo que percebi, neste sistema que não consegui fazer funcionar, o Windows estava SEM o suporte para conexões Dial Up. Creio que se re-instalasse o Windows ou ao menos este suporte, ele passaria a funcionar.

Como eu só tinha este modelo de modem e esta operadora disponível, não foi possível fazer testes comparativos, mas fica a intenção para uma próxima oportunidade.


Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR