Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ABRIR ARQUIVOS ANTIGOS NO OFFICE 2003

Antonio Vilhena - 19/08/2009

Recentemente eu tive a necessidade de recuperar um arquivo de um backup antigo que eu tinha feito e me deparei com uma situação muito preocupante: o meu Office 2003 não abria arquivos antigos do próprio Office, ou seja, meu backup não servia para recuperar dados que eu tinha salvo.

Como poderia ser algum problema de compatibilidade, dei uma procurada no site da Microsoft, e descobri o problema relatado por lá: Após a instalação do pacote de correções SP3 da suíte Office 2003 da Microsoft, passou a ser bloqueado o acesso a arquivos de versões anteriores do Office (MS Word, MS Excel e MS PowerPoint), bem como arquivos do aplicativo Corel Draw, Lotus e Quattro Pro (veja informação mais detalhada no artigo do KnowledgeBase da Microsoft número 938810 - em português - no Link http://support.microsoft.com/kb/938810/pt-br )

Pelo que andei lendo pela internet, muita gente reclamou, mas segundo a Microsoft, isto se deu devido a um furo de segurança que eles procuraram prevenir através do bloqueio a este tipo de arquivo, porém, o resultado é que muitas pessoas estão com seus arquivos antigos, ou backups inutilizados porque não conseguem mais abri-los no Office.

Com tanta reclamação e ruído, a Microsoft acabou caindo em si, e apesar de não ter ainda disponibilizado uma ferramenta de atualização automática para resolver o problema, criou uma maneira manual para pelo menos poder acessar os arquivos.

Os arquivos diretamente afetados são:

? .wk1
? .wk4
? .wj3
? wk1 FMT
? .wks
? .wk3
? wk3 FM3
? .wj2
? .wq1
? .fm3
? .wj1
? .dif
? .slk
? Arquivos PowerPoint anteriores ao PowerPoint 97 e que tenham formatos como .ppt, .pot, .pps e .ppa
? Arquivos do Word que possuem um valor de nFib* que seja menor que o mínimo definido pelo administrador

Vale lembrar que estes arquivos antigos podem ser abertos normalmente, sem problemas, por exemplo com o pacote de aplicativos BROffice (compatível com o MS Office). Para aqueles que não desejam utilizar esta opção (outro aplicativo), poderá executar uma pequena alteração no registro do Windows.

Para fazer alteração no registro do Windows, utilizamos o REGEDIT. Lembre-se sempre de realizar um backup do registro antes...

Bom, para chamar o regedit, basta clicar no botão de INICIAR e digitar REGEDIT:

Será aberto o aplicativo com os diversos campos que podem ser alterados... MUITO CUIDADO AO EXECUTAR ESTAS MUDANÇAS E SÓ REALIZE COM ABSOLUTA CERTEZA DO QUE ESTÁ FAZENDO, E COM BACKUP PRÉVIO.

Bom, para ativar as mudanças, basta seguir as indicações passadas pela própria Microsoft (resolvi colocar como imagem do próprio conteúdo do site da Microsoft, para que seja totalmente fiel à sua procedência).







Como existem muito poucas informações sobre o tipo de "furo de segurança", causado por estes arquivos, a melhor opção, é utilizar este procedimento para abrir os arquivos e logo em seguida SALVAR os arquivos em um formato mais atual, onde não terá mais problemas, e depois voltar o registro para a situação anterior à alteração.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu Microsoft Office? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR