Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

COMPATIBILIDADE DE ARQUIVOS DO OFFICE 2007 NO OFFICE 2003

Antonio Vilhena - 17/08/2009

Com o lançamento do Office 2007 a Microsoft realmente resolveu inovar!

Mudou bastante o modo de trabalhar na sua suíte de aplicativos Office, tornando o seu visual e o acesso às ferramentas dos aplicativos, em algo muito mais intuitivo, customizável e produtivo. Quem já estava acostumado a trabalhar na versão 2003 da suíte Office, de início até pode se achar perdido, mas com o tempo, acabará mudando o modo de pensar e trabalhar com o software e verá que agora existe uma maneira mais coerente de trabalhar com ela. Para quem está começando nesta área, o aprendizado ficou ainda mais fácil que nas versões anteriores. Neste quesito, PONTO para a Microsoft.

Junto com toda a mudança de visual, acesso, etc., a Microsoft resolveu também mudar a forma com que gravava os arquivos. Até então, os formatos utilizados (DOC para Word, XLS para Excel e PPT para PowerPoint), eram formatos proprietários e "não documentados" pela Microsoft, o que tornava mais complicado a compatibilidade com aplicativos de outros fornecedores de software, bem como com outras versões da própria Microsoft. Assim, ela resolveu lançar o formato Office OpenXML (OOXML) que vem a ser um formato aberto, padronizado e documentado, assim, como estes arquivos possuem uma estrutura interna que é divulgada e disponível para terceiros, outras empresas podem desenvolver aplicativos que manipulem estes arquivos, e terão certeza que funcionarão e não serão mudados sem conhecimento.

Além deste formato passar a ser "aberto" a terceiros, a Microsoft também conseguiu junto à ISO (International Organization for Standardization - entidade responsável por definições de padrões a nível internacional), que o novo padrão utilizado por ela (o OOXML), fosse aprovado como padrão para criação de documentos eletrônicos, o que já aconteceu pelos 87 comitês representantes dos países, estando agora só no aguardo da publicação final da norma que será a ISO/IEC 29500 (existe também um "outro" padrão chamado ODT que é o anterior o OOXML).

Assim, no Word o formato passou de DOC para DOCX, no Excel o formato passou de XLS para XLSX e no PowerPoint passou de PPT para PPTX.

Com relação à "utilização" deste novo formato, para o usuário final ele apresenta uma outra grande vantagem além da padronização, que é utilização agora internamento no formato da compactação dos arquivos, de forma que um arquivo gerado no novo formato é bem menor do que nos formatos anteriores.

Veja alguns exemplos:

Mas... nem tudo são flores nesta mudança...

Um GRANDE problema para o usuário final, é que como o novo formato passou a ser padrão no novo Office, todos os usuários das versões anteriores da suíte, não conseguem abrir arquivos neste novo padrão. Ou seja, se você é usuário de um Office 2003, não conseguirá ler arquivos gerados pelo Office 2007.

Felizmente a Microsoft já disponibilizou uma atualização para permitir que sua suíte de aplicativos Office 2003 possa também manipular arquivos no novo padrão OOXML.

Vamos ver aqui como baixar e instalar... é bem simples...

Primeiro é preciso acessar a página de download da Microsoft na internet. Clique em:
http://www.microsoft.com/downloads/Search.aspx?displaylang=pt-br

O arquivo desejado é o que está marcado na imagem acima... ou então caso não esteja aparecendo, basta procurar por Compatibility 2007

Verifique se a opção de idioma é a correta do seu sistema (caso seja necessário basta trocar na opção ALTERAR IDIOMA). O tipo de conexão não faz muita importância... serve só para mostrar o calculo do tempo de download.

O pacote como vemos tem 27,6 MB e ao clicar em Fazer Download, ele começará a ser baixado para seu micro:

Escolha SALVAR... salve em algum lugar temporário... pode ser o próprio "DESKTOP".

Pronto... ele começará a ser salvo.

Após isto, irá aparecer no seu desktop um ícone com o arquivo a ser executado:

Basta dar 2 cliques para executá-lo e iniciar a instalação:

É apresentado o aviso padrão de segurança de execução... basta clicar em executar.

É apresentado os termos de licença de uso da Microsoft... é necessário marcar o aceite para que o botão de continuar seja ativado...

O aplicativo será instalado e rapidamente concluído...

Depois de estar instalado, será adicionado às opções de salvamento de arquivo no Office as novas opções do padrão OOXML da Microsoft. Veja no exemplo abaixo, que mesmo estando utilizando o Microsoft Word 2003, é mostrada a opção de salvar como tipo "Word 2007 document **.docx)

Pronto! A partir deste instante você terá seu Microsoft Office 2003 totalmente compatível com os novos padrões OOXML da Microsoft que são o padrão no Office 2007.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu Microsoft Office? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR