Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

APRENDENDO A CLONAR COM O PAINT NET

José Dias - 17/08/2009

Como quase todo mundo hoje em dia possui uma câmera de fotos digital, o uso de programas de manipulação de imagens tornou-se quase que obrigatório mesmo para os usuários mais modestos.

Ter a possibilidade de manipular as suas fotos não é mais privilégios de grandes estúdios e fotógrafos. Hoje, com programas disponibilizados gratuitamente na internet é possível com alguns simples cliques, transformar as suas fotos em verdadeiras "obras de arte" ou simplesmente mais divertidas. Essa é a intenção deste artigo, ensinar aos mais simples fotógrafos a manipular fotografias digitais com o programa Paint.NET, distribuído sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 License.

Para fazer o download do programa gratuitamente é só clicar na imagem Baixe o Paint.NET!

Instalação

Exigências de hardware:

  • Windows XP (SP2 ou mais novo), Windows Vista ou Windows Server (2003 SP1 ou mais novo)
  • .NET Framework 3.5 SP1 (faça o download grátis direto da Microsoft clicando aqui)
  • 256 MB of RAM (Recomendado: 512 MB ou mais)
  • 1024 x 768 resolução
  • 200+ MB de espaço em disco (hard drive)
  • para 64-bit é requerido CPU 64-bit e edição do Windows de 64-bit

A instalação do Paint.NET é muito simples e não requer nada de especial. Após o download do arquivo Paint.NET.3.36.zip, será necessário descompactá-lo. Depois basta clicar no arquivo Paint.NET.3.36.exe para dar início a instalação.

Como sempre, já que não estamos gastando absolutamente nada com o software, se você gostar do software, faça uma doação para os  criadores. Isso incentiva seus desenvolvedores a continuarem melhorando o produto, afinal não custa nada. Para isso, clique aqui.

Você não é obrigado a utilizar o Paint.NET, o efeito ensinado neste artigo pode ser aplicado nos mais diversos programas de edição de imagens, desde que o software utilize o principio de camadas (layers), como o Photoshop, por exemplo e o próprio Paint.NET.

O que você vai precisar

  • Uma câmera digital. Pode ser uma simples;

  • Um tripé ou uma base firme, por ex. uma mesa;

  • Criatividade.

Para que a clonagem funcione perfeitamente é necessário utilizar o mesmo fundo em todas as fotos. Para isso decida qual será o fundo previamente, depois escolha os locais que a personagem a ser clonado ficará. Se necessário, com a câmera já devidamente instalada no tripé faça um pequeno teste olhando através do visor de LCD ou viewfinder e movimente a personagem pelo local, sempre conferindo se tudo está devidamente enquadrado, ou seja, se todos os elementos aparecerão na foto.

Se tudo estiver correto, faça a primeira foto, que deverá conter o fundo que servirá de base, como no exemplo abaixo (foto 1).
É importantíssimo que a câmera esteja firme e que você não a movimente mais, nem mesmo na sua regulagem.


Foto 1

Depois, sem movimentar a câmera, mova o seu modelo para o segundo local escolhido e fotografe-o (foto 2).


Foto 2

Como queremos incrementar bem a foto, movimente o modelo para uma terceira posição e fotografe-o mais uma vez (foto 3).


Foto 3

Se você seguiu os procedimentos descritos acima, você terá as três fotos prontas para serem trabalhadas.

Se você ainda não descarregou as fotos para o seu computador, este é o momento, pois vamos começar a trabalhar com o Paint.NET.

Assista ao vídeo para saber como criar a foto com os clones.

Divirta-se e até a próxima.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, será necessário instalar o Flash no seu navegador. Para isso, clique no selo da Adobe:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR