Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

COMPARTILHANDO VIRTUA COM O ROTEADOR D-LINK DI-624 WIRELESS 108 G - 2ª PARTE

José Dias - 14/06/2009

DI-624 802.11g High-Speed 2.4GHz SMB Router

Se você chegou a este artigo diretamente por algum link, é recomendado que você leia a primeira parte para conhecer em qual ambiente e circunstâncias estamos montando nossa rede, para isso, dê um click no link COMPARTILHANDO VIRTUA COM O ROTEADOR D-LINK DI-624 WIRELESS 108 G

Como dito na primeira parte deste artigo, eu precisei fazer funcionar os seguintes equipamentos: um roteador DI-624, um cable modem SBV5120, que fornece o sinal do Virtua, NET e NETfone, um computador com sistema operacional Windows XP Pro SP3 e um computador com sistema operacional Windows Vista* SE SP1 e os cabos de rede, além é claro das placas de rede instaladas nos computadores. Como estes computadores estão muito próximos um do outro, eles serão ligados por cabo e num primeiro momento não usaremos a rede Wi-Fi.

*O Windows Vista SE (Windows Vista Starter) possui uma serie de limitações quanto ao sistema de redes. Leia mais sobre isso visitando link da Microsoft: http://windowshelp.microsoft.com/Windows/pt-BR/help/44526469-b916-4442-9372-4f566795bbcf1046.mspx

Como havia tido sucesso na minha tentativa de compartilhar o sinal do Virtua com as duas máquinas em questão, meu próximo passo foi configurar a rede entre os dois computadores através do roteador DI-624.

Configurando a rede para compartilhamento de arquivos:

O Windows Vista SE (Windows Vista Starter) possui uma serie de limitações quanto ao sistema de redes, isso não significa que você não possa montar uma rede com ele, o que irá acontecer é que o computador com Windows Vista SE irá enxergar os outros computadores, mas os outros computadores não irão enxergar o computador com o Windows Vista SE. Neste caso, é possível, usando o computador que possui o Windows Vista "pegar" arquivos que estão no computador com Windows XP, mas não o inverso.

Como neste caso estou montando uma rede entre um computador com sistema operacional Windows XP Pro SP3 e um outro com sistema operacional Windows Vista SE SP1, teremos uma rede funcionando em, digamos 40% do que deveria, mas quebra um galho quando se está usando duas máquinas.

É sempre bom lembrar, que existem lojas e profissionais gabaritados para fazerem este tipo de serviço. Caso necessite deste tipo de atendimento, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do site.

Como o computador principal está configurado com o "default" do Windows Vista SE, iremos configurar o computador do Windows XP Pro.

Antes de iniciarmos, precisamos, no computador do Windows XP Pro autorizarmos o compartilhamento, para isso vamos em Iniciar > Meu computador, e clicamos com o botão direito do mouse sobre o (os) disco (os) e escolhemos "Compartilhamento e segurança", clicamos no aviso de segurança e depois marcamos "compartilhar esta pasta na rede", clicamos em Ok para finalizar e passamos para o inicio da configuração.

O primeiro passo na configuração é realizado no computador com Windows XP, vá em Iniciar > Meus locais de rede. Você deve ver a tela abaixo, repare que o roteador DI-624 aparece disponível.


Visão da tela do Windows XP

Depois escolha no menu lateral esquerdo, "Configurar uma rede doméstica ou de pequena empresa".


O início da configuração no Windows XP Pro

Escolha a segunda opção: "Este computador se conecta à internet por um gateway residencial ou por outro computador da minha rede."


Dando nome ao seu computador

Na próxima tela, acima, coloque o nome para identificar o seu computador.


Repetindo o mesmo nome de Grupo de trabalho

É obrigatório que os computadores estejam no mesmo grupo de trabalho. Caso você tenha alterado ou não se recorde do nome no computador do Windows Vista, vá em Iniciar > Rede, clique sobre o computador e veja no rodapé da tela o nome do grupo de trabalho.

Em seguida você terá acesso a tela abaixo, onde deverá ser escolhida a primeira opção. Isto ativará o compartilhamento de arquivos e impressoras, e ainda configurará o firewall do Windows XP para permitir o acesso seguro aos seus arquivos e impressoras.

ATENÇÃO: Se você utiliza algum outro firewall é altamente indicado que seja desativado enquanto é feita a configuração. Isso evitará que ele impeça o funcionamento correto.


Ativando o compartilhamento de arquivos e impressoras


Tela confirmando a sua configuração

Clique em avançar. No próximo passo, o assistente perguntará qual a sua opção para configurar outros computadores, no nosso caso, escolhemos "Apenas concluir o assistente."


Concluindo o assistente

A tela abaixo será mostrada informando a conclusão do assistente. Clique em concluir e reinicie o computador.


Finalizando o assistente

Se tudo correu bem, após inicializar o Windows XP, vá no outro computador, o com Windows Vista e escolha Iniciar > Rede, você deverá ver a tela abaixo, mostrando os dois computadores e o roteador, e todos com acesso a internet e o computador com Windows Vista SE sendo capaz de "enxergar" o computador com Windows XP Pro.


O computador com Windows Vista SE enxergando o computador com Windows XP Pro


O acesso do Windows Vista SE no Windows XP Pro

Como disse na primeira parte desta matéria, não sou nenhum expert em configuração de rede e internet e meus conhecimentos em tais assuntos são poucos, mas sempre ouço os mais conhecedores e leio os manuais e a ajuda que o próprio sistema operacional oferece, além, é claro consultar o fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br).

Boa sorte e até a próxima.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR