Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ADAPTADOR IDE PARA SATA

José Dias - 13/07/2009

Recentemente troquei umas dos computadores, o que uso para navegar na internet, ver e-mails e escrever alguns dos artigos que publico aqui no BoaDica. Como tenho o hábito de fazer backup em outro HD, a primeira providencia foi instalar outro HD SATA na nova máquina.

Como utilizo muitas imagens e fotos nos artigos, espaço nunca é demais. Portanto, como tinha aqui um HD IDE que era usado como HD externo para armazenar algumas fotos, resolvi instala-lo neste mesmo computador e continuar a usa-lo. Para isso, precisaria instalar um HD IDE em um computador que só possuía portas SATA. Eu precisava de um adaptador IDE-SATA.

Encontrei um adaptador simples que se conecta na IDE do HD.


O adaptador, o cabo de dados SATA e o cabo de força acompanham o produto

Instalação

A instalação é bem simples. Se você algum dia instalou um HD no seu computador, não terá nenhuma dificuldade. Caso contrário, contrate uma empresa ou técnico especializado. Para isso, consulte a área de serviços clicando aqui.

Lembre-se que toda e qualquer manutenção e instalação  de hardware deve ser feita com o computador desligado!

O HD IDE antes da instalação do adaptador

O primeiro passo é instalar o adaptador ao HD IDE;


O HD IDE depois da instalação do adaptador

 


O HD IDE pronto para ser instalado no computador

Depois, conectar os cabos de dados SATA e o cabo de força do adaptador. Por último instalar o HD no computador e ligar o cabo de força do HD.


O HD instalado no computador.

Após ter tudo devidamente conectado, é só ligar o computador para o HD ser reconhecido automaticamente e estar pronto para uso.


O HD já reconhecido pelo Windows

Observações importantes:

Alguns HDs precisam estar com o jumper em master para funcionar corretamente, outros, necessitam que o jumper esteja em cable select.
Como o adaptador é na verdade uma pequena placa com o circuito, componentes e soldas expostas, em alguns HDs o adaptador pode encostar no chassis do HD, causando curto. Para evitar isso, nestes casos, é necessário isolar o circuito do adaptador do HD com uma pequena fita isolante.

Teoricamente, DVD-RW IDE podem ser ligados com o adaptador a porta SATA. Isso não foi testado!

Existem relados no fórum, de usuários que não obtiveram sucesso com seus adaptadores. Adaptadores são uma incógnita e nem sempre funcionam como deveriam.

Esta é uma das formas de reaproveitar seus HDs IDE antigos em computadores que só possuem a conexão SATA, uma outra forma seria o uso de um case externo, para saber como, clique aqui.

Até breve.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

Caso você queira contratar uma empresa para executar os mais diversos serviços, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR