Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: INSTALANDO PLACA DE REDE SEM FIO (WIFI) USB NO SEU MICRO

Antonio Vilhena - 07/06/2009

No artigo anterior (TUTORIAL: INSTALANDO UM ROTEADOR WIRELESS) vimos como instalar um roteador wireless na sua conexão internet, o que seria o primeiro passo para você ter sua rede sem fio... agora vamos dar continuidade ao assunto fazendo a instalação de placas de rede wifi no seu micro.

Bom, tendo então já montado o ponto de acesso à sua rede sem fio, passamos então à etapa de instalar nos micros a placa de rede para acessar esta rede sem fio.

No artigo Tutorial: Instalando placa de rede sem fio (WIFI) PCI no seu micro, explicamos como você deve fazer para instalar uma placa de rede, padrão PCI, no seu micro de mesa. Agora, neste artigo aqui, vamos mostrar como se instala uma placa de rede padrão USB, que pode ser usado tanto em micros de mesa como em notebooks.

Atualmente os notebooks já são vendidos com placas de acesso à rede wifi como padrão, porém, este tutorial pode ser usado tanto em notebooks que ainda não tenham esta facilidade como em micros de mesa. O modelo escolhido foi uma interface DLINK DWL-G122.

Você poderá "plugar" a interface tanto diretamente numa porta USB ou então utilizando o suporte que acompanha o produto (suporte este bem prático para ser utilizado em micros de mesa ou em notebooks que tenham a localização da porta usb meio "apertada" ou já com outros dispositivos).

A instalação é relativamente simples... Basta executar o programa de instalação que acompanha o produto (ou baixar uma versão nova da internet).

Inicie a instalação com a interface "SEM ESTAR CONECTADA" no micro.

Primeiramente ele apresenta o produto e o local onde será instalado:

Logo após estes passos iniciais, você deve conectar o adaptador no seu micro (tanto faz se utilizar ou não a base/suporte).

A maioria dos produtos de wifi, possuem um configurador próprio para gerenciamento de rede, porém é ALTAMENTE RECOMENDADO que você utilize o gerenciador de rede sem fio do próprio Windows... isto será muito útil se for depois utilizar outro adaptador bem como facilitará sua interação com outros sem depender de dúvidas específicas de um determinado produto, sem riscos de uma correção no Windows afetar seu funcionamento, etc... portanto, no quadro abaixo marque a opção de SIM!

Caso saiba o nome da rede, pode colocar agora o nome dela, porém com o gerenciador de rede do Windows isto será transparente mais tarde....

Após a instalação dos drivers e suporte, o Windows encontrará o hardware e o colocará disponivel, iniciando imediatamente o gerenciamento da rede sem fio com seu aplicativo nativo...

Dando um duplo clique no icone de rede sem fio na barra de tarefas irá trazer para o ambiente de trabalho o gerenciador de redes sem fio do Windows (após a instalação irá aparecer os 2 lá na barra de tarefas).

Caso utilize o gerenciador que veio com a DLINK irá aparecer a tela a seguir...

Para acessar a rede sem fio em questão, será necessário colocar a senha que foi definida lá no roteador... Depois desta 1a vez, não será mais necessária a introdução da senha.

Pronto! Após a introdução da senha você já estará conectado na sua rede wifi, e não será mais necessária a introdução de senha novamente (ela fica guardada no seu gerenciador).

Já pode acessar a rede tranquilamente! Rápido e Fácil!

Bom divertimento!


Caso você queira contratar alguém ou alguma empresa para executar algum serviço, dê um pulo na área de Prestadores de Serviço aqui do BoaDica.

Não deixe de conferir outros artigos aqui na área de DICAS do BoaDica.

Procurando onde comprar seu equipamento? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR