Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TRANFORMADOR INVERSOR PARA NOTEBOOK

Antonio Vilhena - 18/12/2008

Devido ao meu trabalho, acabo tendo que levar meu notebook sempre que viajo, e tanto aqui como lá fora, muitas vezes acabo tendo que fazer percursos de carro, e já algumas vezes precisei de utilizar o notebook no carro, e fiquei à mercê da bateria dele que nunca é o suficiente!

Na ultima viajem que fiz, como gosto de entrar em lojas para ver e comprar acessórios e novidades de informática, acabei achando um produto interessante que acabei comprando e está tendo inclusive outras utilidades! É um Inversor (inverter) para bateria, ou seja, você conecta no carro (em 12v), e ele transforma em 110V, podendo com isso conectar qualquer equipamento!!!

Além de claro, poder usar o notebook para acessar internet, etc., em viajem ou no engarrafamento, acabei encontrando outras utilidades como: vídeo player para as crianças (não precisei comprar um específico para o carro... coloco o vídeo no notebook para rodar e elas se divertem lá atrás), videogame para carro (igualzinho ao que faço com o vídeo), tocador de música (pelo notebook), ligo os carregadores (de celular, de maq. fotográfica, etc.), sem precisar de um específico para carro, pode ligar uma luminária qualquer (para consertos, etc.). Aos poucos vou encontrando diversas utilizações para ele!

Com relação ao produto que comprei, foi um modelo da Targus (empresa famosa por fornecer acessórios para notebooks): APV10 - 100W inverter

As especificações dele são:

Entrada DC: 12-16V
Saída AC: 120V, 60 Hz, 100W
Saída USB: 5Vdc, 0.5A
Potência: 100W continuo e 150W em pico (até 1min no máximo)
Dimensões: 12 x 6,8 x 2,1 cm
Peso: 190gr

Você poderá utilizá-lo com um dispositivo AC e um dispositivo USB ao mesmo tempo:

Com relação à proteção, ele possui proteção contra temperatura excessiva, curto circuito, e excesso de consumo, e se houver qualquer problema, utiliza fusível facilmente encontrado no mercado:

Você conecta o inversor na tomada de isqueiro do carro, e conecta seu dispositivo AC (notebook por exemplo), no inversor, e pronto!

Para aqueles que viajam muito de avião, sempre tem o problema de a bateria no vôo (principalmente aqueles mais longos), acabar no meio do trabalho... já com esse inversor, poderá facilmente recarregar o notebook (possui conector tanto para plugs em automóvel como para avião), ou usá-lo direto em DC (claro, verificando antes com a aeromoça se permitem, mas atualmente cada vez mais estão oferecendo estas facilidades em vôo):

Bom, para aqueles que se interessaram, lembro que existem diversas marcas e modelos, esta que coloquei aqui foi apenas a que eu pessoalmente comprei e usei, e acabei achando de grande utilidade para mim!

Aproveitando a época de natal, não deixa de ser um presente bem interessante para amigos informatas!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu inversor? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica (em Baterias e Fontes)

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR