Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

DICAS DE CONFIGURAÇÃO PARA SEU CDR/CDRW

Antonio Vilhena - 10/04/2001

Gravar CDs é um processo "real-time" que deve ocorrer constante, sem interrupções. Uma diminuição da velocidade ou interrupção no tráfego de dados entre o disco rígido ou CDROM e o gravador, resultará em perda do disco, ou como chamamos na área, em um "coaster" (buffer underrun error).

Nesta dica, listaremos alguma sugestões de precauções, de como aumentar a estabilidade deste tráfego de dados, para evitar os terríveis "coasters".

Dica Geral de Gravação:

A seguir vemos algumas dicas importantes de como configurar seu sistema (Windows):

  • Se estiver usando Windows 95 OSR2 ou Windows 98 mude o modo de função do computador de:
    Computador Pessoal -> para -> Servidor de Rede

    Isto pode ser feito da seguinte maneira:

    • [Iniciar] -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema -> Desempenho -> Sistema de Arquivos -> Função deste Computador

Isto aumentará o cache do seu sub-sistema de arquivos de 32/677 diretórios/arquivos para 64/2729 diretórios/arquivos. Isto será muito útil em gravações chamadas On-The-Fly.

  • Desligue o Inserir notificação automaticamente (auto insert notification) para o gravador de CD e o CD-ROM.
     
    Isto pode ser feito da seguinte maneira (atenção para a NOTA abaixo):
    • [Iniciar] -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema -> Gerenciador de Dispositivo -> CDROM -> Clicando no (+) ao lado do CDROM -> Propriedades -> Configurações -> Desmarcar o item: Inserir Notificação Automaticamente
       
  • Quando tiver problemas gravando On-The-Fly, primeiro use o software de gravação, como o Nero ou Easy CD Creator, para primeiro criar uma imagem do CD no seu disco rígido e depois grave o CDR a partir desta imagem de CD criada.
     
  • Use uma partição ou disco separado como fonte para o conteúdo do seu CD, de tal forma que possa ser formatado para evitar fragmentação. Se você só tiver 1 partição, então use o utilitário de desfragmentação de disco (encontrado em propriedades do disco -> Ferramentas) com regularidade, no disco/partição onde estarão os dados a serem gravados.

NOTA: Caso você esteja utilizando o Direct CD, o inserir notificação automaticamente (Auto insert notification) deve estar Ativado para o gravador de CD-Writer de forma que o Direct CD funcione corretamente.

Dicas para gravação em gravadores SCSI:

Aqui segue uma dica importante para configurar seu sistema para um gravador de CD padrão SCSI:

  • Ative a propriedade de SCSI Disconnect para o gravador de CD SCSI:
     
    Isto pode ser feito na setup da placa SCSI e como a seguir:
     
    • [Iniciar] -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema -> Gerenciador de Dispositivo -> CDROM -> Clicando no (+) ao lado do CDROM -> Propriedades -> Configurações

Dicas para gravação em gravadores IDE/Atapi:

Aqui seguem algumas dicas muito importante de como configurar seu sistema quando utilizar um gravador de CD padrão IDE/Atapi:

  • Desabilite o IDE Busmastering Drivers para o gravador de CD IDE/Atapi.
     
    Isto pode ser feito da seguinte maneira:
     
    • [Iniciar] -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema -> Gerenciador de Dispositivo -> CDROM -> Clicando no (+) ao lado do CDROM -> Propriedades -> Configurações
     
  • Desabilite o Ultra DMA Setting e, se possível, diminua o IDE PIO para Mode 3 ou Mode 4 para o canal IDE no qual o gravador de CD IDE estiver conectado.
     
    Isto pode ser feito no Setup da BIOS e/ou como a seguir:
     
    • [Iniciar] -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema -> Gerenciador de Dispositivo -> CDROM -> Clicando no (+) ao lado do CDROM -> Propriedades -> Configurações
       
  • Quando estiver usando Windows 95/98 o driver/layer ASPI é necessário, de forma que o Software e gravação possa acessar o gravador de CD IDE/Atapi:
     
    • Para o Adaptec Easy CD Creator e/ou Adaptec EZSCSI use: Adaptec ASPI Check/Update
    • Para todos os outros Softwares, use: ForceASPI ou ASPIW95.EXE

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR