Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

LEITOR DE MEMÓRIAS PARA USB

Antonio Vilhena - 08/12/2008

Como já falei no artigo LEITOR DE MEMÓRIAS PARA INSTALAR NO GABINETE hoje em dia temos muitos aparelhos que usam estes famigerados cartões de memória (celular, mp3, maq. fotográfica, gps, etc.), e além disto ultimamente muitos passaram a usar somente notebook como seu micro de casa, ou então, levam o notebook para viajem, e acabam tendo que ficar se preocupando com cabos, etc. para transferir dados, etc.

Alguns fabricantes já estão em linha com esta necessidade e oferecem leitores de cartão embutidos nos notebooks, mas para os outros aparelhos, como não é possível instalar o leitor de memória de gabinete que foi mostrado naquele artigo, a solução é utilizar um leitor de cartões de memória portátil ou externo.

Existem diversos tipos no mercado. Você encontrará alguns que são similares a um hub USB, com fios, etc.:

Estes aparelhos apesar de normalmente oferecerem maior flexibilidade em leitura de cartões de diferentes padrões, acabam não sendo muito práticos para quem viaja ou quer manter a mesa mais organizada.

A opção então que temos, e que são muito práticos, são os leitores que se conectam direto na USB do notebook:

Estes dispositivos cabem facilmente na sua mochila ou pasta do notebook, e podem ser usados rapidamente:

O que está sendo mostrado acima acabei comprando na minha última viajem, onde serviu para passar rapidamente as fotos da máquina fotográfica para o notebook!

Pra ver quão versátil eles são, normalmente são capazes de ler diversos padrões diferentes de cartões de memória.

Para usar, não é necessário a instalação de nenhum tipo de driver ou controlador, sendo reconhecido automaticamente pelo Windows:

...e passa a ser utilizado como um disco normal (removível) do micro:

Como as férias estão chegando, e muitos levam tanto máquina fotográfica como notebook para a viajem, pode ser uma boa opção de acessório para levar pois facilita ir passando as fotos, no final do dia à medida que vão sendo tiradas, para dentro do disco do notebook, principalmente quem viaja com adolescente e sabe que a quantidade de fotos que se tira é gigantesca, e só mesmo com um dispositivo maior para ir armazenando as fotos para se ter espaço e "evitar reclamações" (além de poder "conferir" numa tela maior se a foto ficou realmente boa).

Para aqueles que estão procurando um presente prático para dar neste Natal, pode ser também uma boa opção, pois não são muito caros, e ainda serão usados direto na época de festas onde se tiram muitas fotos, etc.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu leitor de memória? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR