Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

DA CÂMERA DE VÌDEO PARA O GRAVADOR DE DVD USANDO A CONEXÃO FIREWIRE

José Dias - 17/11/2008

No nosso encontro passado mostramos um pouco da conexão Firewire, placas e cabos. Neste artigo, que está dividido em duas partes, estaremos demonstrando o seu uso. Nesta primeira parte, estaremos utilizando a conexão Firewire para transferirmos o que está gravado da nossa câmera de vídeo digital para o gravador de DVD e na segunda parte para o PC, para posterior edição.

Entendemos que você já é possuidor de um gravador de DVD, destes de mesa, e que já tem em mãos um cabo Firewire 4X4 para conectar sua câmera de vídeo digital a ele. Se você não entendeu ou se tem alguma dúvida, leia o artigo anterior: PLACAS E CABOS FIREWIRE.

Para a nossa demonstração usaremos o gravador de DVD da Panasonic DMR-ES15, que possui uma entrada DV no painel frontal. Se o modelo do seu gravador de DVD é outro, não há nenhum problema, a maioria trabalha exatamente da mesma forma, desde que possua também uma porta DV (Firewire). Você só precisará ler o manual para identificar os mesmos procedimentos no seu aparelho.

Leia sempre o manual do seu equipamento,isso garantirá o perfeito funcionamento do equipamento.

Panasonic DMR-ES15

A porta DV (FireWire) é encontrada abrindo o compartimento frontal.

Usaremos também uma câmera de vídeo digital super simples, a Sony DCR-HC28, que utiliza fita Mini-DV e um cabo Firewire 4X4.

A Sony DCR-HC28, que utiliza fita Mini-DV e o cabo FireWire 4X4

O primeiro passo é conectar o cabo Firewire na porta DV do gravador, como indica a figura abaixo.

Depois ligamos o gravador e colocamos um DVD virgem ou um DVD+RW já formatado pelo próprio gravador.

Agora podemos conectar a outra extremidade do cabo a nossa câmera de vídeo. Normalmente a porta DV nas câmeras de vídeo ficam protegidas por uma tampa plástica.

Porta DV na DCR-HC28

Fita na câmera, gravador ligado a TV, tudo conectado, então é a hora de ligar a câmera.

Se você seguiu a seqüência deste artigo, no momento em que você ligou a sua câmera surgirá a primeira tela na sua TV, como a mostrada abaixo:

O menu é auto explicativo. O próximo passo é mover o cursor para ?Gravar em DVD? e depois pressionar o botão ?Enter? do controle remoto.

Feito isso, a próxima tela será a confirmação de que o gravador de DVD reconheceu a sua câmera de vídeo digital, como mostrado na figura abaixo.

A Sony DCR-HC28 reconhecida pelo gravador de DVD

Caso a sua câmera não seja reconhecida, existe uma outra forma de se realizar a gravação via porta DV.

No seu gravador de DVD, selecione a entrada DV no menu. No modelo usado neste artigo esta opção esta sob ?Outras funções?, como demonstrado na seqüência de figuras a seguir.

Agora você já pode iniciar a gravação das suas fitas para DVD com o mínimo trabalho e sem se decepcionar com a qualidade final.

Como nem tudo é perfeito, fique atento ao Timecode.

O Timecode é o modo utilizado pelos equipamentos de vídeo para marcar com absoluta precisão cada quadro na seqüência de imagens, facilitando a edição e a sincronização das mesmas, do tipo HH:MM:SS:QQ (HH=hora, MM=minutos, SS=segundos e QQ= quadros). São os números de você vê no canto da tela da sua câmera de vídeo quando está gravando.

Normalmente o Timecode é gravado pela câmera de vídeo no momento da captura da imagem sem a intervenção do usuário, sendo armazenado na fita. O gravador de DVD utiliza este Timecode para realizar o seu trabalho, gravando com precisão do início até o final do Timecode, e não da fita! Como o Timecode sempre que encontra um espaço em branco (virgem) de fita retorna ao 00:00:00:00, é necessário que o usuário que tem o hábito de gravar, voltar a fita para assistir e depois continuar a gravar, retorne a gravar antes do próximo espaço em branco (virgem). Caso contrário o timecode será ?quebrado? e começará novamente do 00:00:00:00 e o gravador terminará a gravação antes do fim desejado.

Se você não tem este hábito ou se toma os devidos cuidados para que não haja nenhum espaço em branco entre os trechos gravados, o gravador fará seu trabalho muito bem.

Ao final da gravação, o gravador finalizará o DVD, deixando-o compatível com os outros aparelhos de DVD.

Na segunda parte deste artigo, iremos capturar a fita da câmera de vídeo via FireWire para o PC.

Até o próximo VideoDica.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR