Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

PORTABLE MEDIA PLAYER

Jose Dias - 26/10/2008

Existem várias ocasiões em que precisamos de um player portátil, seja para não levar vários DVDs para a viagem e as vezes o próprio aparelho, seja para levar um vídeo para aprovação do cliente, para uma apresentação, armazenar nossas fotos e músicas ou simplesmente para usar como um HD externo e armazenar os mais diversos tipos de arquivos.

Isso é o que promete o PMP (Portable Media Player), as vezes chamado de Portable Vídeo Player (PVP), um multifuncional tocador de áudio e vídeo que nada mais é do que um case externo para HDs de 2.5" (HD para notebook) que possui um player acoplado com a capacidade de tocar os mais variados tipos de arquivos de foto, música e vídeo.

O PMP possui as seguintes especificações do fabricante:

Sistema

NTSC e PAL

Formatos Suportados

MPEG-4/MP3/AAC/DivX/XviD/WMA/WAV/MPEG2/VCD/SVCD/MPE/JPEG

Legendas

Sim, srt

Conexões

USB 2.0
VGA
AV / RCA COMPOSTO
ÁUDIO COAXIAL 5.1

Leitor de Cartão

Sim, SD (Secure Digital)

Alimentação

Adaptador DC 5.6V

Dimensões

80(L) x 18(A) x 135(P) mm

Peso Aproximado

450g


O PMP não vem com HD, este deverá ser adquirido em uma loja de informática (clique aqui para pesquisar os melhores preços). A conexão para o HD neste modelo é SATA. O HD escolhido para instalação foi o Seagate® Momentus® de 120 Gb, que pesa 102 gramas,
tornando o conjunto todo com 552 gramas, uma maravilha, se você imaginar que é possível colocar aproximadamente 170 filmes em DviX. Imagine o que seria levar 170 discos de DVD para uma viagem com a família.

Seagate® Momentus® de 120 Gb

O que vem no pacote:

1 PMP;
1 controle remoto:
1 cabo AV / RCA composto;
1 cabo áudio coaxial;
1 cabo USB com 3 plugs (1 mini e 2 normais);
1 fonte de alimentação;
1 manual.

Abaixo a esquerda, podemos observar o PMP aberto sem o HD e a direita como HD já instalado.

A instalação do HD é bem simples e só requer de ferramenta uma chave tipo Philips. O HD é fixado ao aparelho por intermédio de dois parafusos e a carcaça é fixada por quatro parafusos nas laterais.

Após a instalação do HD é necessário formata-lo. Infelizmente neste modelo a formatação exigida é FAT 32, cada partição deve ter o tamanho máximo de 32 GB. A formatação em FAT 32 impede que arquivos maiores que 2 GB possam ser enviados para o PMP.

Se você tem dúvida de como formatar um HD, clique aqui. Observe que você terá que alterar a opção de formatação para FAT 32.

A conexão utilizada para enviar os arquivos do PC para o PMP é a USB 2.0, muito comum em computadores.

Como este modelo não possui uma tela de visualização, é necessário conecta-lo a uma TV ou monitor para que seja possível a visualização dos vídeos, fotos e algumas funções, que incluem:

  • Copiar e mover arquivos;
  • Apagar arquivos e diretórios;
  • Criar diretórios e renomea-los;
  • Função OTG/HOST;
  • Karaokê*.

* Esta função não foi testada, pois não conseguimos mais habilitar a função depois de realizar-mos a primeira configuração sem karaokê.

Função OTG/HOST

OTG significa On-The-Go, e é uma tecnologia padrão para USB 2.0. Esse padrão dispõe um método pelo qual os dispositivos portáteis podem interagir diretamente com outros dispositivos portáteis, por exemplo: câmeras digitais.

Leitor de cartão SD (Secure Digital)

Com a facilidade do leitor de cartão SD, você pode ver suas fotos diretamente do cartão, descarregar suas fotos do cartão para o PMP sem o uso de um computador, o que em uma viagem é de grande ajuda e garantia.

Controle Remoto

Embora o PMP possua alguns botões suficientes para a execução das suas principais funções, o uso através do controle remoto é muito mais prático e fácil.

É claro, que nem tudo é maravilhoso como o fabricante anuncia. Abaixo listamos alguns problemas que não conseguimos resolver.

  • Embora o manual e a propaganda informe que o PMP suporta DVD, o que na verdade ele suporta é o arquivo VOB ou o mpeg2, ele não suporta os menus, etc. e nem o áudio em AC3. Portanto, não adianta copiar um DVD para o PMP, o mais indicado é você utilizar algum aplicativo e transformar seus vídeos em DviX ou outro formato suportado;
  • Até a publicação desta matéria, não conseguimos tocar nenhum arquivo MPEG-4 no PMP;
  • O manual é muito simples e a qualidade gráfica duvidosa, mas informa como deve ser utilizado o PMP;
  • Os cabos que acompanham são de baixa qualidade, mas funcionam;
  • Testamos em várias TVs CRT da Sony, em todas as imagens ficaram preto e branco. Nas TVs CRT LG e Toshiba a imagem são muito boas;
  • O acabamento é razoável;
  • Passar os DVDs para formatos aceitos pelo PMP é trabalhoso, demorado e muito chato!
  • Como não possui nenhuma refrigeração forçada, o PMP esquenta bem quando usado para tocar vídeo, foto e música.

Testamos a transferência de arquivos em cinco computadores com Windows XP Pro:

  • Intel dual core: Após a transferência de alguns arquivos o aparelho trava;
  • AMD TBird: O PMP não foi reconhecido corretamente, sendo impossível o uso;
  • Pentium 4: Funcionou perfeitamente;
  • Notebook Intel Core 2 Duo: Funcionou perfeitamente;
  • Notebook Intel Celeron: Funcionou perfeitamente.

Seus vídeos, fotos e músicas na palma da sua mão.

Embora alguns problemas tenham ocorrido, a praticidade de uso é fantástica e a utilidade do PMP é indiscutível para os que necessitam de um aparelho com essas características a um baixo custo.

Você encontrará diferentes modelos e fabricantes de PMP. Este em questão (fabricado pela VINA), foi comprado em New York, em uma loja de produtos eletrônicos de um modo geral, e já vimos ele por aqui na internet, e são relativamente baratos, porém sem ser marca conhecida. No entanto, você também encontra algumas marcas mais famosas oferecendo a mesma solução:

Assista ao vídeo para ver como é a navegação no PMP NA TV.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, você precisará instalar o Flash no seu navegador... clique no selo da Adobe abaixo:

Até o próximo encontro.


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR