Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

LIMPEZA DE FITA VHS E VHS-C

José Dias - 24/09/2008

Até hoje é grande o volume de fitas VHS e VHS-C que chegam em nossas mãos para convertê-las para DVD. Infelizmente, essas fitas raramente são manuseadas e armazenadas da maneira correta, o que favorece a degradação das mesmas.

Vários problemas podem ocorrer com o tempo e uso dessas fitas, por exemplo, o desgaste pelo simples uso, guardar a fita sem rebobinar e o que afeta a grande maioria: o aparecimento de mofo causado por fungos que se desenvolvem devido a umidade. O mofo, quando já está em grande quantidade fica visível na lateral da fita, como mostra a figura abaixo.

Felizmente existem no mercado equipamentos que facilitam a limpeza de fitas, sejam elas, VHS, VHS-C, 8 mm, Mini-DV, Batacam e U-Matic.

Existem máquinas que além da limpeza da fita ainda fazem uma análise das mesmas, como os modelos fabricados na Califórnia pela Data Devices International.

Algumas pessoas colocam suas fitas mofadas no próprio videocassete e passam a fita para um lado e para o outro. Isso não limpa a fita. Simplesmente espalha o mofo dentro da caixa e dentro do próprio videocassete, o que acaba por sujar as cabeças do aparelho.

Há também rebobinadores de fitas que ao mesmo tempo em que rebobinam, limpam a fita. O problema desses rebobinadores é o mesmo do videocassete, o mofo acaba ficando dentro da caixa plástica da fita.

TAPECHEK 460 VHS Cleaner

O rebobinador da Kinyo UV-230C

Mostraremos a limpeza de fita VHS e VHS-C com a máquina Tira Mofo, produzida aqui no Brasil pela INTEC - Inventos Tecnológicos, que embora simples, possui um custo mais acessível e que promove uma limpeza perfeita das fitas possibilitando o seu uso posterior.

Máquina Tira Mofo

Esta máquina trabalha na limpeza em duas fases. A primeira retira o mofo através das bobinas revestidas de feltro e depois na segunda fase, passando a fita em bobinas revestidas com tecido TNT que são umedecidos com o álcool isopropilico. O álcool isopropílico pode ser encontrado em lojas de peças de eletro-eletrônicos, produtos químicos e algumas farmácias.

Para prosseguirmos com a nossa limpeza de fitas necessitaremos da máquina Tira Mofo, que é bem simples e fácil de operar, álcool isopropílico, um pedaço de pano que não solte fiapos, pincel e uma escovinha para a limpeza da máquina.

Os procedimentos abaixo servem para qualquer tipo de fita, mas estaremos demonstrando como é feito em fitas VHS e VHS-C.

A primeira etapa é desmontar a fita VHS. Isso deve ser feito em uma bancada e com cuidado para que nenhuma peça desapareça.

Fita VHS

Fita VHS-C

Em seguida, retira-se o carretel da caixa.

O próximo passo é limpar o carretel vazio e o pedaço de fita que ficará entre as bobinas com álcool isopropílico.

Limpeza do carretel

Limpeza da fita com álcool isopropílico

Agora devemos colocar a fita na máquina.

Enquanto aguardamos a máquina fazer a primeira etapa da limpeza, aproveitamos para limpar a caixa da fita.

O pincel auxilia a limpeza nos cantos

Limpeza para retirar a poeira e o mofo da caixa

Não esqueça de limpar os roletes por onde a fita passa.

Quando a fita chega ao fim, a máquina para sozinha. Neste momento devemos fazer a limpeza no pedaço final de fita que ficou entre as bobinas e do carretel que agora está vazio, como indicam as setas na figura abaixo.

Em seguida, temos que limpar a máquina, os feltros das bobinas com a escovinha e os pinos-guia, pois o pó do mofo espalha-se por essas peças, como podemos observar nas fotos abaixo.

Quando tudo estiver limpo, encaixamos as bobinas revestidas de tecido TNT e a bobina do lado direito, próxima ao carretel cheio, umedecida com álcool isopropilico.

No caso da fita VHS-C, o procedimento é o mesmo da fita VHS, a única diferença é que será necessário a troca do carretel para que a fita possa ser colocada na máquina.

O carretel original e o substituto

O carretel para a troca

A fita VHS-C com o carretel substituído

A substituição do carretel se faz necessário para que a fita VHS-C possa ser instalada e limpa utilizando a máquina. Depois da limpeza realizada o carretel original deverá ser re-instalado na fita. abaixo, a fita VHS-C instalada e pronta para o início da limpeza.

Agora que a fita está livre de mofo, polida e a caixa limpa é só montar e converter para DVD.

É sempre bom lembrar que as fitas convertidas permanecem intactas e que o resultado da conversão de fita para DVD depende unicamente da qualidade da gravação que está na fita. Não existem milagres!

Cuidado com a saúde!

Tome os devidos cuidados com sua saúde, pois você estará trabalhando com remoção de mofo e é altamente recomendado que você utilize um protetor para as vias respiratórias. Manuseie o álcool isopropílico com o devido cuidado que qualquer produto inflamável merece.

Assista o vídeo para ver a máquina Tira-Mofo em ação.

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, você precisará instalar o Flash no seu navegador... clique no selo da Adobe abaixo:

Até o próximo encontro.

Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR