Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ADSL MODEM DLINK 500B - REDIRECIONAMENTO DE PORTA

Antonio Vilhena - 15/09/2008

Nos artigos anteriores vimos como instalar o Modem de Banda Larga (ADSL) da DLink DSL500B no seu micro, como configurá-lo como roteador e como bridge, e como tinha mencionado, vamos ver também artigos de outras funções interessantes e que são muito questionadas lá no fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br) que são relativas a atualização de firmware (que é uma espécie de BIOS do modem), bem como funções adicionais como redirecionamento de portas, etc.

Neste artigo em especial vamos ver como redirecionar portas do modem!

Qual a finalidade de se realizar este redirecionamento de portas? Para que serve isso?
Bem a principal razão para se utilizar esta técnica, é quando desejamos que algum tipo de requerimento de acesso EXTERNO (da internet), chegue diretamente a algum micro da sua rede local, como por exemplo se você deseja criar um servidor web ou FTP, etc., numa máquina da sua rede local.

Como falamos acima que é para conectar numa máquina da sua rede local, então, tenha em mente que o modem está configurado COMO ROTEADOR. No caso de só termos 1 micro conectado, não há NENHUMA necessidade de se usar o modem como roteador (resulta inclusive em perda de performance), e como o micro estará ligado diretamente no modem, ele assumirá o IP que o modem receber, e portanto não terá necessidade de realizar redirecionamento de porta.

É bom ressaltar também que se vamos fazer um redirecionamento de porta para um micro ESPECÍFICO que esteja na sua rede local, é necessário que este micro em especial esteja configurado com um IP Local FIXO, ou seja: ESTE MICRO NÃO PODERÁ ESTAR UTILIZANDO DHCP, caso contrário você terá que refazer o redirecionamento SEMPRE que seu modem obter um novo IP do provedor de banda larga.

Primeiros alguns avisos IMPORTANTES E ESSENCIAIS muito bem alertados no próprio site da DLink!

ATENÇÃO: se você não possui experiência neste tipo de atividade, ou não possui REAL NECESSIDADE desta função, NÃO REALIZE ESTE PROCEDIMENTO!

ATENÇÃO2: O BoaDica não se responsabiliza por qualquer dano causado na execução deste procedimento. Se desejar fazê-lo será por sua conta e risco.!

Para configurar o modem, o primeiro passo é acessá-lo diretamente pela rede internet através de um dos micro.

Chame o seu navegador e abra o endereço 192.168.254.254 (é o endereço padrão do roteador).

OBS: nas empresas Telefonica e Brasil Telecom normalmente este endereço é o 10.1.1.1

Ao acessar o modem, será pedido um nome de usuário (username) e uma senha (password). No caso da Telemar, o usuário padrão que vem configurado é TMAR#DLKT20060205 e a senha padrão é DLKT20060205.

OBS: este é mais um ponto onde são encontradas algumas diferenças. Na Telefonica e a Brasil Telecom o usuário padrão é ADMIN e a senha padrão é ADMIN.

Logo após a entrada do usuário e senha, poderá aparecer um pedido de carregamento de idioma... basta clicar em CANCELAR:

Após o CANCELAR ou mesmo que não tenha a tela anterior, irá aparecer a tela principal de configuração do modem:

No caso atual, vamos utilizar a opção Advanced Setup e nas sub-opções NAT e Virtual Servers:

Em seguida vamos criar então uma regra. Clique no botão ADD.....

Na tela que será mostrada a seguir, você deverá primeiro escolher o "tipo de serviço". Veja se já existe o serviço desejado pré-configurado. Lá você encontra dentre outros servidores de jogos: doom, F22, Flight simulator, diablo, etc. bem como de aplicativos específicos como: DNS, cuseeme, FTP Server, IRC Server, etc. Caso não tenha, marque a opção de Custom Server e defina um nome para ele (no exemplo abaixo está sendo criado um servidor para Emule).

Coloque também o endereço IP do servidor que estará rodando este serviço para a internet (lembre-se... este servidor será acessado por quem estiver na internet).

Você terá que configurar também as portas que este serviço irá utilizar. linha por linha. Veja no exemplo abaixo que ele está redirecionando as portas "EXTERNAS" 4662 para a porta INTERNA (de micro que será os servidor) 4662. Significa que, quando vier uma requisição para o endereço IP do seu modem, na porta 4662, ele irá redirecionar diretamente para a porta 4662 do micro que você especificou no "Server IP Address" (no caso abaixo 10.1.1.2)

Após a configuração/especificação das portas, clique em SAVE/APPLY.

As configurações realizadas serão mostradas no menu Management (poderá remover ou acrescentar nova regra).

Estando tudo correto como você deseja, basta clicar para salvar e fazer o reboot.

Após isto, o modem será reiniciado já com as configurações e redirecionamentos que você fez.

Voltando a lembrar...

  • A DLink (e o BoaDica) não se responsabilizam por qualquer dano causado pela utilização destes procedimentos. Só o faça se tiver ABSOLUTA CERTEZA de saber o que está fazendo e como recuperar no caso de algum erro.
  • Se não possui segurança em realizar este tipo de procedimento, contate um profissional que o faça (veja na página de Prestadores de Serviços no BoaDica).

Referências:


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu modem de banda larga? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR