Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: APRENDA A ACESSAR UM PC REMOTAMENTE II

Endócrines - 05/10/2008

Bem pessoal, estive revirando aqui o fórum e uma das 10 dicas mais visualizadas e que fez 4 anos foi o TUTORIAL: APRENDA A ACESSAR UM PC REMOTAMENTE resolvi dar uma atualizada criando um novo tutorial, basicamente uma continuação.

Para elaboração vamos usar um novo programa de acesso remoto, inclusive com opção de reiniciar o computador e continuar conectado na internet tendo acesso ao computador.

Essa maravilha é o TeamViewer, que é absolutamente GRATUITO para uso particular e não comercial, para isso nós iremos o baixar no site do fabricante http://www.teamviewer.com/pt/download/index.aspx e seguir nossas telas de captura abaixo.

Depois de ter baixado, o procedimento para instalação é muito simples e intuitiva, conforme mostramos nas próximas capturas de telas:

Aqui nos marcamos a parte de uso pessoal e/ou não comercial, e seguimos em frente com a nossa instalação.

Basta aceitar os termos da licença do software, que sua utilização será não comercial e a política de privacidade da informação.

Neste ponto da instalação, só encontramos uma opção muito interessante. Podendo incializar automaticamente o TeamViewer, ao entrar no Windows onde iremos definir uma senha.

Assim quando reiniciar o computador, com o TeamViewer funcionando, nós conseguimos novamente acesso remoto basta lembrar da senha.

Com o final da instalação, o TeamViewer ficará na sua barra de ferramentas.

Aqui nós vemos a tela principal, onde temos o nosso ID, anote-o no celular ou em outro lugar pois através dele teremos acesso ao computador.

No campo ID que está com a caixa em branco, basta digitarmos o número marcar a opção (Remote support) Suporte Remoto e depois Conectar (Connect to Partner).

Mas antes de ir nesse ponto, vamos configurar o nosso TeamViewer para ter mais segurança, já que por padrão após sua instalação, qualquer pessoa que saiba nosso ID pode se conectar.

Como não queremos isso, passemos na aba Extras e depois em Opções (Options).

Agora na parte configurações Gerais, vamos personalizar nosso Nome de Exibição (Your display name).

Marcamos a opção de inicializar junto com o Windows (Startup).

Em seguida selecionamos nossa Senha (Password) e sua confirmação.

Inclusive podemos configurar o acesso por uma Rede Local (LAN Connections), muito útil para Cyber Cafés, Lanhouses ou até mesmo outros computadores da sua casa.

Acesso Remoto (Remote Control), aqui nós fazemos ajustes para na Exibição (Display) da área de trabalho do computador, que estamos acessando.

Temos opções de Otimizar o desempenho:
Seleção automática da Imagem (Automatic Quality Selection),
Qualidade da Imagem (Optimize Quality)
Velocidade de Resposta do nosso Mouse (Optimize Speed).

Vamos deixar o padrão de Acesso Completo (Full Access).

Contamos também com a opção de Desabilitar o Mouse do computador acessado, muito interessante quando queremos auxiliar uma pessoa, fazer uma apresentação ou simplesmente não deixá-lo mexer no mouse.

NOTA: O TeamViewer mesmo em conexões de Banda Larga possui um tempo de resposta entre o seu Mouse e o click na área de trabalho acessada.
Em testes efetuados, tivemos por padrão um delay de alguns segundos conforme mostrado na tabela abaixo
:

Velox 300 Velox 600 Velox 1M Speedy 500 Speedy 1M
6 seg 5 seg 3 seg 3 seg 2 seg
Virtua 300 Virtua 600 Virtua 1M Claro 3G Vivo Móvel
7 seg 5 seg 2 seg 3 seg 5 seg

Foram feitos testes de tempo de resposta, com ambos os computadores sem programas abertos de downloads, mensageiros instantâneos e etc. para garantir esta média.

Aqui nesta aba de Visualização, vamos marcar estas opções para facilitar o tempo de resposta, como remover o papel de parede e marcamos as opções de segurança.

Segurança, aqui nós temos uma opção muito interessante, pode-se configurar uma Lista Negra ou Branca.

Onde de forma muito simples e intuitiva, podemos Habilitar (Allow) as ID que terá acesso ao computador, como também Bloquear (Deny) o acesso de algum ID.

Sem dúvida alguma, o TeamViewer é uma ótima opção para ter acesso remoto a um computador, seja ele Windows ou Mac.

Assim chegamos ao final do nosso tutorial, espero que tenham gostado.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR