Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

DA CÂMERA DE VÍDEO PARA O PC COM O WINDOWS MOVIE MAKER

José Dias - 03/12/2008

Neste artigo vamos demonstrar o uso da conexão Firewire para transferirmos o que está gravado na nossa câmera de vídeo digital para o PC, para posterior edição.

Vamos sempre procurar usar equipamentos e softwares de fácil aquisição, pois nossa idéia é auxiliar o usuário iniciante. Portanto, vamos iniciar com um programa que vem junto do Windows XP, o Windows Movie Maker. Se você não possui o WMM, o download poderá ser realizado diretamente do site da Microsoft, seguindo a URL: https://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/moviemaker/downloads/moviemaker2.mspx

É recomendável que o PC tenha no mínimo dois discos de HD, um para o sistema operacional e programas e outro para os vídeos. Lembre-se que no nosso caso, estamos capturando no formato nativo da câmera (DV25) e que uma hora de vídeo irá ocupar em média 13 GB de espaço.

Para darmos inicio, devemos:

  1. Conectar o cabo firewire na porta Firewire do seu computador, como na figura abaixo;
  2. Placa Firewire instalada com dois cabos

  3. Conectar a outra extremidade do cabo na câmera de vídeo, como se vê na figura a seguir.

    ATENÇÃO: Embora os dispositivos possam ser hot-swapping, ou seja, plugar e desplugar sem precisar desligar qualquer equipamento, há casos relatados da queima do chipset de Firewire em câmeras de vídeo em virtude dos pinos terem provocado um curto-circuito.

    Para assegurar uma proteção do equipamento desligue-o antes de ligar o cabo Firewire. A maioria dos equipamentos de uso comercial é menos sensível dos que as câmaras de vídeo digital, mas, ainda assim, deve-se ter cuidado no que toca ao hot-swapping.

    Porta DV da DCR-HC28

  4. Se está tudo devidamente conectado, ao ligar a sua câmera irá aparecer a tela abaixo.

Vejamos a continuação de como fazer a captura através de um vídeo didático!

Caso você não esteja vendo o vídeo abaixo, você precisará instalar o Flash no seu navegador... clique no selo da Adobe abaixo:


Se você tiver algum tipo de dúvida sobre esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR