Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

APRESENTADO O EEEPC, O PEQUENO NOTÁVEL DA ASUS.

Alucard - 13/08/2008

Finalmente, para matar minha curiosidade sobre como seria utilizar esse UMPC (ultra-mobile PC) com ajuda do caro Mestre yOda (como chamo carinhosamente aquele que cedeu o eeePC para testes, direto do site www.yodashop.com).

Um notebook convencional, que ao meu ver não é portátil, e sim "transportável", tem vários pequeno inconvenientes como:

  • Tamanho exagerado para algo "portátil"
  • Peso excessivo. É incrível como 3Kg ao longo de uma caminhada parecem virar 13.. e depois no fim do dia, 30Kg.
  • Pra carregar, você grita aos 4 ventos com aquela maleta ou mochila deverás quadrada que está carregando um notebook, e com isso chama atenção de ladrões e outros meliantes.
  • E por aí vai...

Mas os notebooks tem um uso que se torna cada vez mais importante devido à mobilidade e a convergência que cada vez mais permite que em apenas um computador você tenha um escritório completo.
E sem mais delongas, aqui lhes apresento o eeePC:

Maiores detalhes, vejam o site oficial da Asus clicando aqui!

Acompanha também uma capa de borracha e o carregador!

A Bateria vem também na caixa, porém separado, e o processo de encaixe não podia ser mais intuitivo e simples.

Pra ter uma idéia do tamanho desse Eeepc, comparem com um CD:

E só da pra acreditar na leveza dele quando se tem em mãos... aliás, em mão, no singular, pois pesa menos de 1Kg.

Ainda possui uma entrada para cartão SD, saída de VGA caso queira usar um monitor normal ou plugar em um projetor para fazer uma apresentação, 3 portas USB 2.0 e as saídas de som e microfone e a interface para cabo de rede. E não vamos esquecer da webcam que fica no topo da tela.

O sistema operacional que costuma acompanhar o eeepc é uma versão de linux própria. Mas não fique ?assustado? por ser um Linux, a interface é extremamente simples, com janelas no padrão Windows e ícones pra lá de famosos já em nosso cotidiano. (como Skype, Firefox e outros).

Reparem nas fotos acima, selecionem o teclado como inglês internacional para poder usar Ç e acentuação gráfica, e reparem também que ele tem rede wireless embutido. E vale o destaque, tem uma recepção de sinal muito boa!

Opa, mas você não quer usar Linux e/ou não quer um sistema operacional em inglês???
Basta pegar usa versão original do WindowsXP SP2 (ou ServicePack 3) e instalar. A Asus disponibiliza um CD com todos os drivers necessários para instalar o Windows.

Mas aí você pergunta: Como vou instalar o WindowsXP sem uma unidade de CD ou DVD???? (é, o eeepc não tem cd/dvd, pois para isso, ele ficaria mais pesado, maior e com alto consumo elétrico, fugindo completamente da proposta de um UMPC.)
O nome desse site não é BoaDica a toa né? Olha uma ótima dica aqui: Cabo Adaptador IDE/SATA para USB 2.0.
E mesmo que você não queira utilizar esse cabo, existe como instalar o windowsXP diretamente de um pen-drive. Ensinarei isso em breve em mais um tutorial!

Ah, eu levei para faculdade para testar como seria substituir todos os cadernos e calculadoras por um notebook, e o eeePC foi perfeito!

E novamente, agradeço ao www.yodashop.com por ceder o eeePC para esse review!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu Notebook? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR