Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

GATO POR LEBRE V - NOVA REGRA DE CRIAÇÃO DE DOMÍNIOS

JCarvalho - 28/04/2008

Gato por Lebre V

A partir do dia primeiro de maio de 2008, por decisão do CGI.br (o comitê gestor de internet no Brasil), o que antes só era possível ser feito apenas por empresas com CNPJ, estará liberado para pessoas físicas através de CPF.

Estou falando da criação de domínios .COM.BR.

Assim estaremos igualando nosso processo de criação de domínios aos moldes dos Estados Unidos, onde qualquer pessoa pode criar um domínio .COM, bastando ter um cartão de crédito. Vale dizer que qualquer pessoa pode fazer o registro lá, mesmo estando em outro país.

Esta mudança abrirá as portas para todos aqueles que, por não possuir CNPJ, não podiam criar um domínio .COM.BR. Assim, pessoas físicas poderão criar seus domínios/sites no formato mais conhecido pelos brasileiros.

Ao mesmo tempo, todos que se utilizam da internet para realizar compras em sites de venda direta, por exemplo aqueles que você coloca o númerozinho do seu precioso cartão de crédito, deverão tomar muito, mas muito cuidado mesmo. Se já existiam picaretas disfarçados de lojas virtuais, mesmo se exigindo CNPJ, imagine sem esta exigência.

Qualquer um vai poder criar um site de vendas e se munir disto para efetuar golpes, seja vendendo produtos sem nota/garantia, vendendo e não entregando ou utilizando ilicitamente os números de cartões de crédito adquiridos nas transações.

Infelizmente os golpistas terão mais uma ferramenta, e o pior disto tudo, é que mesmo quando são pegos ou denunciados, raramente os lesados conseguem seu dinheiro de volta.

Vamos torcer para que o CGI br se utilize de bons critérios para a checagem da documentação destes novos "criadores de domínio", o que não muda o alerta: muito cuidado com as compras on line.

Boas dicas Antes de efetuar qualquer compra on line:

  • Tente conseguir informações idôneas sobre a loja/site. Procure pelo nome do site/loja no google seguido da palavra problema, ex: xxxx problema
  • Não acredite em qualificações dadas por usuários que estejam no próprio site, pois as mesmas podem ter sido colocadas pelo próprio dono do site para passar uma falsa idéia de confiança.
  • Verifique antes de fazer qualquer depósito ou pagamento de boleto, se realmente se trata da mesma empresa que você está realizando a compra. Se for em nome de pessoa física, não faça, pois o risco é grande.

Por fim, o que pode parecer um site de uma mega loja, com belas imagens e textos, pode se tratar na verdade de uma arapuca. Um site pode conter "QUALQUER COISA", inclusive fotos e informações erradas colocadas de propósito para enganar os que o visitam!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR